primeira viagem de avião

7 Dicas de Planejamento Para Sua Primeira Viagem de Avião

A primeira viagem de avião é uma experiência marcante e para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é fundamental se planejar.

Sendo assim, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje sete dicas de planejamento que você precisa se atentar. Veja!

Primeira viagem de avião: dicas essenciais de planejamento

1. Passagem aérea

Para poder viajar de avião, você precisa comprar as passagens aéreas. E para fazer isso, a antecedência é um fator essencial.

E por quê? Porque o preço das passagens varia e quanto mais próximo estiver da data da viagem, mais caro elas tendem a ser. Fora que há menos opções disponíveis de voos e assentos para você escolher.

Por isso, pelo menos seis meses antes de viajar, comece a procurar pelas passagens. Você pode fazer isso direto no Google, por exemplo, ou utilizar sites como o Kayak, Decolar, Skyscanner, 123milhas e Maxmilhas.

Em todos esses sites, você pode pesquisar e comparar preços – o que, provavelmente, te ajudará a fazer um bom negócio.

2. Documentos

Uma viagem de avião, especialmente se for para o exterior, requer alguns documentos específicos, como passaporte válido, cartão internacional de vacinação e visto (dependendo do destino).

Por isso, mais uma vez com antecedência, informe-se sobre quais documentos você precisará para poder viajar.

Além disso, quando estiver com todos eles emitidos, faça cópias, tanto de maneira impressa, em folhas de papel, quanto de forma digital, em seu e-mail ou no Google Drive, por exemplo.

E por que isso? Porque os documentos são extremamente importantes para uma viagem, e caso alguma coisa aconteça com eles (perda ou roubo, por exemplo), você terá cópias para poder utilizar.

3. Bagagem de mão e despachada

Outro ponto importante que você deve incluir em seu planejamento de primeira viagem de avião, é montar a bagagem, tanto a de mão quanto a que será despachada.

Na bagagem de mão, você deve ser mais objetivo e colocar poucas coisas, como um conjunto de roupas, um par de meias, o carregador do seu smartphone, uma garrafinha de água e os seus documentos. 

Já na bagagem de mão, você deve ter mais atenção. Isso porque, você levará nela itens como roupas, acessórios, produtos para higiene, kit de medicamentos, carregadores, pilhas, baterias, adaptadores de tomada (se for uma viagem ao exterior), etc.

O ideal, para não haver problemas e acabar esquecendo algo, é utilizar um checklist de mala de viagem. Com uma simples busca no Google você já encontra vários.

Além disso, na hora de escolher o que você vai levar para vestir, veja na internet, cerca de uma semana antes de viajar, como estará a previsão do tempo para o destino. Isso te ajudará a fazer escolhas mais assertivas e objetivas.

Ah! E mais alguns pontos importantes ainda sobre a bagagem:

  1. Coloque cadeados, adesivos, laços e qualquer outro item que possa deixar a sua bagagem mais segura e diferente das demais.
  2. Utilize roupas confortáveis para ficar no avião.
  3. Leve uma blusa ou casaco na bagagem de mão, pois dentro do avião costuma ser frio.
  4. Evite roupas com detalhes em metal para não ser parado no detector da Polícia Federal.
  5. Não deixe de verificar quais são as regras da companhia aérea sobre a bagagem. Você não vai querer pagar uma taxa extra por exceder os limites, certo?

4. Reserva de estacionamento

No dia da sua viagem, você pode se deslocar até o aeroporto de diversas maneiras. 

Por exemplo, você pode chamar um Uber, pegar um táxi ou uma carona com algum amigo, ou familiar, utilizar o transporte público ou ir com seu próprio veículo.

E nesse caso, se você optar por essa última opção, é importante que algumas semanas antes de viajar, você reserve uma vaga em algum estacionamento para deixar o seu veículo.

Isso porque, deixá-lo na rua durante dias ou semanas, não é a escolha mais segura a se fazer.

Então, se você vai embarcar, por exemplo, em São Paulo, procure um bom estacionamento no aeroporto de Guarulhos para reservar uma vaga.

5. Check-in

Chegado o dia da sua primeira viagem de avião, é essencial que você chegue ao aeroporto com, no mínimo, duas horas de antecedência.

Assim, você poderá fazer o check-in e aguardar tranquilamente para poder embarcar.

O check-in nada mais é do que a confirmação dos seus dados com a companhia aérea. E para fazê-lo, basicamente você terá que ir até o balcão da companhia aérea, informar a atendente sobre o seu voo e despachar a bagagem (a mala maior).

Ou também, você pode fazer o check-in de maneira online, pela internet, ou em um totem (máquina de autoatendimento) da companhia aérea no aeroporto – claro, caso ela ofereça essas opções. 

Isso te ajudará a evitar filas e a economizar tempo. Então vale a pena utilizá-los, se houver a possibilidade.

Além disso, ao fazer o check-in, você receberá o seu cartão de embarque, comprovando que a bagagem foi despachada e com a informação a respeito de qual portão que você deve embarcar (o que nos leva a próxima dica).

6. Embarque

Com o cartão de embarque em mãos, direcione-se até o portão informado.

Nesse momento, antes de entrar na sala de embarque, você passará pelo detector de metais, e a sua mala passará por uma máquina de raio-x.

Após essa etapa, prossiga até a sala de embarque e fique sempre acompanhando os painéis disponíveis no aeroporto, bem como os avisos dados no sistema sonoro para saber quando você poderá entrar no avião.

7. Passatempo

Dependendo do seu destino de viagem, você pode ficar algumas horas dentro do avião.

Sendo assim, em seu planejamento, separe algumas coisas para levar, de modo a ter algo para passar o tempo. 

Por exemplo, você pode levar um livro para ler durante o voo, um fone ou headphone para ouvir músicas, ou assistir séries/filmes, um videogame portátil para jogar, etc.

Ou se você não quiser fazer nada, tudo bem, você pode dormir e chegar mais descansado ao destino.

Agora conte para a gente: ansioso para a sua primeira viagem de avião?

Leia também:

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

3 Responses

Leave a Reply

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!