china

5 PONTOS IMPERDÍVEIS DA MURALHA DA CHINA

A grande Muralha da China é uma viagem imperdível para quem for visitar a China. É como ir aos Estados Unidos e não conhecer Nova York.

As excursões realizadas à grande Muralha da China continuam sendo um dos pilares do turismo da China.

A Muralha também é um ícone cultural conhecido nos quatro cantos do planeta. É uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e desde 1987 faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, além de ser um dos locais turísticos mais visitados do mundo.

Seus 21.196 km de extensão ligavam a China de leste a oeste. Embora vários trechos tenham sido destruídos durante seus 2300 anos de vida, muitos locais ainda podem ser visitados.

Afinal, estamos falando de mais de 21 mil quilômetros!

Os trechos da muralha que ainda podem ser visitados são cerca de vinte: a maioria deles está localizada perto de Pequim e o acesso se dá graças aos passeios que partem da cidade.

São centenas de passeios todos os dias, e se você também quiser fazer um, basta pedir informações no seu hotel ou pousada.

A Muralha da China é uma das construções mais espetaculares já construídas em toda a história da humanidade.

É até difícil imaginar como homens construíram um muro com mais de 9 metros de altura por mais de 21 mil quilômetros. É praticamente a distância de ida e volta do Brasil à Irlanda!

Falaremos sobre 5 dos principais trechos que você poderá conhecer ao visitar a Muralha da China.

Planeje bem a sua viagem, porque a Muralha é gigante. Sem um bom planejamento, você pode deixar de conhecer trechos fantásticos desta construção! Não se esqueça, no entanto, de providenciar o seu seguro viagem antes de pegar o avião.

Como você verá a seguir, a estrutura do muro varia de acordo com a região onde foi construído. Por isso, é normal que em alguns trechos ela esteja totalmente restaurada e em outros esteja parcialmente destruída.

Além disso, você verá como é mais fácil ter acesso a alguns trechos do que em outros. Mas uma coisa garantimos: você nunca viu nada igual à Muralha da China.

Portanto, prepare sua mala e embarque conosco nessa aventura através de um país milenar com uma das culturas e tradições mais antigas do mundo.

Boa leitura!

Saiba mais: 10 melhores empresas de ambulância.

1- Badaling, nosso primeiro trecho na Muralha da China

A apenas 80 km de Pequim, é fácil chegar ao setor de Badaling, que por acaso é um dos pontos mais visitados da Muralha da China pelos turistas chineses.

Graças a restaurações recentes, é uma das seções mais bem preservadas, e, portanto, menos “real” do ponto de vista histórico, mas oferece passeios incríveis e vistas inesquecíveis da paisagem (e esplêndidas fotos de cartões postais!).

Tem cerca de 7,5 km de comprimento, e você pode visitar as partes norte e sul do muro.

Saia de Pequim de manhã cedo para chegar antes dos ônibus de turismo guiado. A maioria dos turistas, assim que chega à entrada de Badaling, escolhe a parte norte, e isso faz com que ela fique lotada.

A parte sul é mais curta, mas definitivamente mais vazia. As áreas Norte e Sul têm pontos muito íngremes. Portanto, tome cuidado para não escorregar na chuva.

No final da subida, em frente ao estacionamento de ônibus, você pode pegar sua lembrança: o “certificado” de participação na subida de Badaling.

O ônibus número 919 sai da estação de ônibus de Deshengmen para Badaling. Também é possível chegar de trem, a partir da estação ferroviária de Beijing North.

2- Mutianyu

Outra seção perto de Pequim, a partir da qual fica a cerca de 70 km, é a favorita dos passeios de turistas estrangeiros.

Possui uma arquitetura mais complexa que Badaling, dominada por 23 belas torres de controle; a seção se estende por 2,5 km e é a parte mais longa da Grande Muralha, completamente restaurada.

Graças a esta obra-prima de restauração, é uma seção muito segura e também adequada para quem viaja com crianças. A paisagem é maravilhosa durante todo o ano: você terá um amplo panorama dos pinheiros e ciprestes à sua frente.

Depois de chegar à entrada do Muro, você tem várias opções. Você pode subir ao topo de uma escada ou, se quiser evitar o cansaço, escolher o caminho confortável: existe um teleférico que chega à primeira torre de vigia ou o teleférico que o leva diretamente ao topo, na metade do caminho.

A descida, por outro lado, pode ser muito divertida, se você optar pelo Tobogã, o escorregador que o leva de volta ao vale.

De 15 de março a 15 de novembro, você pode chegar do ônibus 867, que sai da estação de Dongzhimen. Como alternativa, pegue o ônibus 916 que vai até a vila de Huairou e depois pegue um táxi.

3- Jiankou

Se você está acostumado a fazer longas caminhadas, e as distâncias e subidas não o assustam, com uma caminhada de 4 horas de Mutianyu, você pode chegar a uma das seções mais selvagens da Grande Muralha da China: Jiankou.

As melhores fotos podem ser tiradas de lá a qualquer hora do dia. A seção nunca foi restaurada, e para que você possa apreciar as pedras originais da Muralha, construídas pelos conquistadores da dinastia Qing em 1644, basta dar uma volta pela região.

Escolha esta seção apenas se você estiver em excelente forma física. O Muro é construído em torno da crista de uma montanha, de modo que o caminho é particularmente íngreme e difícil e requer habilidade de escalada. Use botas de montanha e bom equipamento para não passar por apuros e, claro, tenha o seu seguro viagem para evitar quaisquer imprevistos.

4- Jinshanling

Para aproveitar a emoção de uma caminhada em uma seção original do Muro e ao mesmo tempo ter segurança, você pode escolher Jinshanling.

É uma das seções mais bem preservadas, que ainda mantém muitas das características originais. Está localizada em uma área montanhosa a 130 km de Pequim e está conectada a duas outras seções famosas: Simatai no leste (3 horas a pé) e Gubeikou no oeste (5 horas a pé).

Tem 5 km de extensão, possui 31 torres de controle e, ao longo do caminho, você encontrará várias inscrições que datam da época de sua reconstrução em 1570.

Como se trata de uma seção relativamente isolada, é difícil encontrar muita gente por lá (evite, de qualquer forma, os feriados nacionais chineses, como os primeiros dias de maio e outubro).

A parte mais alta da seção também pode ser alcançada por teleférico. No entanto, não subestime o caminho. Portanto, equipe-se com sapatos confortáveis para caminhar em uma montanha.

Há o ônibus direto 980 que sai de Dongzhimen às 8:00; caso o direto não esteja disponível, o mesmo ônibus 980 leva você à Miyun e de lá você pode pegar um táxi.

5- Shanhaiguan, um dos principais trechos da muralha da china

Uma das seções mais relevantes da Grande Muralha da China por causa da sua importância estratégica de sua posição é o Shanhai Pass, anteriormente chamado de “o primeiro passo sob o céu”.

Esse trecho está na província de Hebei, perto da cidade de Qinhuangdao, 300 km a leste de Pequim: este é o limite da Muralha que pega a maior parte das cidades ao redor de Pequim.

A seção tem 26 km de extensão e oferece 6 atrações principais para visitar: o Laolongtou (a Cabeça do Dragão), o Templo de Meng Jiang Nu, Jiaoshan (o Monte do Chifre), o Montanha da longevidade, lago Yansai e fortaleza Shanhaiguan (o primeiro passo sob o céu).

Esse é um trecho bem preservado e restaurado, e todo o complexo é seguro e adequado para quem viaja com crianças.

Qual é a melhor data para visitar a Grande Muralha da China?

Todos os dias, 13 trens de alta velocidade partem de Pequim diretamente para Shanhaiguan. A fortaleza fica a dez minutos a pé da estação.

As melhores estações para visitar a Grande Muralha (em redor de Pequim) são a primavera e o outono, evitando assim multidões e ondas de calor, bem com a geada do inverno.

A primavera (abril a maio) nas montanhas de Pequim é fria e suave, e as plantas e flores verdes tornam a paisagem ao redor da Grande Muralha.

O outono (setembro a novembro) é a melhor estação para caminhadas, graças ao bom tempo e ao céu claro, que permite ver a Grande Muralha que se desdobra nas montanhas ao longe. As montanhas são pintadas em cores como vermelho, dourado, amarelo e marrom, em contraste com as cores cinza e pálidas das pedras da parede.

A Grande Muralha da China também pode ser visitada no verão e inverno. O verão é alta temporada, então as seções populares se ficam cheias de turistas, as temperaturas são altas e as tempestades são frequentes.

Por outro lado, o inverno é bem frio. Definitivamente, não é a melhor época do ano para você viajar até lá.

E então, o que você achou de embarcar em uma aventura como essa? Para viajar com segurança, é importante contratar um seguro viagem. Saiba como agora!

Leia também:

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!