home care

Saúde do Idoso: A Importância do Home Care e das Casas de Repouso

Para muitas pessoas, a terceira idade é uma fase da vida mais complicada, seja por causa de limitações, dificuldades, doenças, entre outros problemas. Sendo assim, pensando na saúde do idoso, existem dois tipos de serviço que podem ser de grande valor e ajuda para ele…

Estamos falando aqui sobre o home care e as casas de repouso.

Portanto, entenda neste artigo tudo de mais importante a respeito de cada um e como eles podem contribuir para a saúde e o bem-estar de uma pessoa que está na melhor idade.

A saúde do idoso e o contexto familiar

Com o passar do anos, é natural que nós, seres humanos, não tenhamos mais a mesma energia, disposição, mobilidade, flexibilidade, raciocínio, entre outras características e habilidades que tínhamos quando mais jovem.

Isso faz parte do processo de envelhecimento.

E como consequência dessa nova realidade, dessa nova condição, muitos idosos acabam tendo dificuldades e problemas no dia a dia.

Por exemplo, às vezes, um simples hábito como tomar um banho, acaba se tornando um obstáculo. Por isso, para esses casos, é importante buscar algum tipo de auxílio e suporte.

Porém, o que acontece é que muitas famílias não conseguem proporcionar o auxílio e o suporte necessários para cuidar de um ente querido – seja por não possuírem tempo ou conhecimentos apropriados.

Afinal, dependendo da situação, o idoso precisa de cuidados mais intensivos e especializados – coisa que um filho, um neto, talvez não consiga oferecer.

Por isso, nesse contexto, uma ajuda de fora, de profissionais, é o caminho que muitos familiares têm optado para seus entes queridos que estão na melhor idade.

E é aqui que entram os serviços de home care e casas de repouso.

Home care

O home care, de maneira simples e resumida, é um serviço de assistência domiciliar, em que o idoso pode ser cuidado por um profissional da saúde no conforto do seu próprio lar.

Ou seja, caso o idoso tenha alguma doença ou problema grave de saúde, precise de cuidados específicos, etc., um profissional irá se deslocar até a casa dele para auxiliá-lo, de modo que a saúde do idoso seja preservada.

Além do mais, o cuidador, nome dado ao profissional que trabalha no serviço de home care, pode ajudar o idoso em diversos aspectos da vida dele.

Por exemplo, o cuidador pode ajudar com a higiene pessoal e a alimentação do idoso, pode ajudar com a administração de remédios, fazer companhia e muito mais.

Por isso, para cuidar do bem-estar, da qualidade vida e da saúde do idoso, buscar uma empresa ou um profissional que ofereça esse tipo de serviço, é uma escolha bastante sábia e relevante.

Ainda mais, porque muitos idosos não querem ficar longe de casa. Eles querem ficar no lugar onde passaram a maior parte da vida, onde têm amigos e um contato mais próximo com familiares.

Agora, vale ressaltar que nem todo idoso tem esse apreço pelo local onde mora e, também, dependendo da condição em que ele se encontra, ficar em casa pode não ser a melhor opção.

Sendo assim, partimos para o segundo tipo de serviço, o das casas de repouso.

Casas de repouso

As casas de repouso, se comparadas com o home care, consistem em um serviço de cuidados ao idoso mais caro, mas também, mais completo.

Isso porque, em uma casa de repouso, o idoso terá um novo lar, um lugar com uma boa infraestrutura para ele morar, ser cuidado e viver bem.

Além disso, nas casas de repouso, não há somente um profissional, mas vários, como enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros. Ou seja, o idoso tem um tratamento mais completo.

E por fim, mas não menos importante, outro ponto que diferencia as casas de repouso do home care, é que nesse serviço o idoso tem a companhia de outros hóspedes, ou seja, de outros idosos.

Logo, ele poderá fazer amizades, ter pessoas para conversar, interagir e se relacionar diariamente e, assim, socializar, de modo a se sentir parte de um ambiente, diminuindo, inclusive, as chances de se sentir isolado e de desenvolver um quadro de depressão.

Agora, qual serviço escolher? Home care ou uma casa de repouso?

Bom, depende. Não existe uma resposta certa e que vai funcionar para todo mundo. Como você conferiu neste artigo, cada serviço tem suas características.

Portanto, é de suma importância que você avalie o seu caso, a sua realidade, para tomar uma decisão.

Agora, qualquer que seja o serviço que você escolher, é fundamental que você faça bastante pesquisas e encontre uma empresa ou um profissional sério, responsável e qualificado, afinal, você estará confiando o bem-estar, a qualidade de vida e saúde do idoso nele ou nela.

Então, fale com diferentes empresas e profissionais, veja há quanto tempo atuam nessa área e busque depoimentos/comentários de pessoas que utilizam ou já utilizaram o serviço.

Dessa forma, você conseguirá ter um parâmetro se a empresa ou o profissional é, de fato, confiável e está apto (a) para cuidar de um ente querido!

Leia também:

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

36 Responses

Leave a Reply

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!