hábitos alimentares

6 dicas simples para adotar bons hábitos alimentares

Existe uma frase famosa que diz: “somos o que comemos”. E acredite ela tem muito de verdade. Já foi comprovado que manter uma alimentação saudável e balanceada garante benefícios para a saúde e para a boa aparência. Dessa forma, nada melhor do que apostar em bons hábitos alimentares.

As vitaminas e nutrientes contidas em alimentos naturais como as frutas, verduras e legumes são importantes e muito necessárias para o nosso organismo, garantindo a imunidade, melhor qualidade de vida e boa aparência da pele e dos cabelos, só para citar alguns dos vários benefícios de uma boa alimentação.

Vale lembrar também que assim como o consumo de bons alimentos fazem bem ao organismo, certos alimentos podem trazer danos e riscos de doenças e problemas indesejados. É o caso dos alimentos industrializados.

Dicas para melhorar a alimentação

Evitando os alimentos que trazem riscos à nossa saúde e ingerindo mais aqueles que nos fazem bem, é possível melhorar nossa qualidade de vida e fortalecer a saúde. É nisso que se baseiam as nossas dicas para adotar bons hábitos na hora de comer.

1- Aposte nas verduras e legumes

Essa é a dica mais óbvia de todas, e a que poucos seguem. Nem todos gostam de consumir verduras e legumes, mas saiba que você pode garantir seu consumo na comida do jantar ou do almoço, utilizando os vegetais em receitas gostosas e variadas. Alguns exemplos de pratos saborosos que combinam vegetais são: lasanha de brócolis, pizza de berinjela, suflê de chuchu ou abóbora, torta de legumes, etc.

Como você pode ver, é possível preparar os alimentos de maneira criativa e ao mesmo tempo garantir o consumo de vegetais.

2- Beba bastante água

Recomendação de médicos de todas as especialidades e nutricionistas, beber pelo menos 2 litros de água por dia é fundamental para que o nosso organismo mantenha o bom funcionamento e se mantenha hidratado.

Se você tem dificuldades para beber água, uma boa dica é manter uma garrafinha sempre perto e se cobrar para finalizá-la e enchê-la novamente.

3- Maneire no sal e no açúcar

É comprovado que o consumo de sal e açúcar podem trazer sérios riscos à nossa saúde. É importante ressaltar que não estamos falando apenas do que você tem nos potinhos em casa e usa para cozinhar! Esses dois ingredientes nocivos à nossa saúde estão contidos em vários tipos de alimentos. É importante evitá-los.

Alguns hábitos simples como tomar o café sem açúcar pode ser impensável no início, mas acredite: é possível se acostumar e gostar. Dessa forma você reduz o consumo de açúcar e ainda pode saborear o sabor mais puro do café.

O consumo em excesso do sódio, o principal componente do sal de cozinha, tem relação com o desenvolvimento de hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e outras. Esse ingrediente é encontrado facilmente não só na sua cozinha mas também em salgadinhos, alimentos congelados, enlatados e temperos prontos.

Já o açúcar é um dos grandes responsáveis pela obesidade e também tem relação com doenças do coração. É importante evitar doces em excesso, sorvetes e refrigerantes. E por falar neles…

4- Evite refrigerantes

Eles são bebidas que contém uma quantidade absurda de açúcar e outros ingredientes nocivos à nossa saúde como corantes. Não há a possibilidade nem de defender as versões “light” ou “zero” dessas bebidas, pois elas também não possuem nada de bom.

Para a maioria dos nutricionistas e especialistas em alimentação saudável, os refrigerantes são as piores bebidas existentes. A dica é substituir essas bebidas por sucos naturais, pois são bem mais saudáveis e muito mais saborosos.

5- Evite refeições tarde da noite

O erro de muitas pessoas é jantar em um horário próximo da hora de dormir. Esse hábito é ruim e dificulta tanto a digestão quanto o sono. Além disso, pode gerar problemas digestivos indesejados.

Após a refeição leva-se em torno de duas horas para completar a digestão, dessa forma, evite comer e deitar em seguida. Uma outra dica é evitar sempre que possível comidas mais pesadas e que vão dificultar a digestão, como por exemplo pratos preparados com carne suína ou batata. São dois alimentos que tendem a pesar mais no estômago, especialmente à noite.

Um bom exemplo de jantar leve seria comer fricassê de frango desfiado acompanhado de uma salada de folhas.

6- Evite os fast-foods

Esse tipo de lanche é uma tentação, seja no passeio pelo shopping ou mesmo para quem trabalha o dia todo e procura esse tipo de comida rápida na hora do almoço. Seja qual for o caso, sempre que possível evite os fast-foods.

Ricos em conservantes e alimentos processados, esse tipo de alimento pode facilitar o ganho de peso e todas as consequências do aumento de gordura no corpo. 

Uma boa dica para quem costuma almoçar fora é levar comida de casa ou comer em locais que sirvam comidas mais saudáveis. Os restaurantes que servem por exemplo marmitas fitness já estão bastante populares e são uma ótima opção para uma refeição saudável.

Essas foram apenas 6 dicas para adotar bons hábitos alimentares, mas existem muitas outras que você pode ir adotando com o tempo. Não é preciso fechar a boca e passar fome, afinal é importante manter o equilíbrio e fazer substituições saudáveis. Seu corpo e sua saúde agradecem!

Leia também:

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!