Dentro da cultura espírita brasileira, Waldo Vieira foi uma figura importante e ao mesmo tempo polêmica. Com inúmeros livros publicados, tanto livros de sua autoria quanto livros psicografados de autoria de espíritos, consagrou-se como um dos principais nomes do espiritismo e o principal nome da conscienciologia.
Mesmo que ele posteriormente tenha deixado o espiritismo ao se voltar à conscienciologia, seus livros e estudos, inclusive os focados na conscienciologia, são muito importantes para os espíritas, absorver e utilizar seus ensinamentos é algo que todo espírita deveria fazer.
Waldo Vieira: O pensador da conscienciologia
Waldo nasceu em Monte Carmelo no dia doze de abril de mil novecentos e trinta e dois. Ainda jovem, teve experiências espirituais e afirma ter feito sua primeira projeção astral com nove anos. Graduou-se em medicina e odontologia na cidade de Uberaba, e realizou pós-graduações no Japão.
Quando ainda estudava medicina, Waldo conheceu Chico Xavier e, entre 1950 e 1960, ambos passaram a atuar em conjunto no centro Comunhão Espírita Cristã. Nessa mesma época, também começou a publicar seus livros espíritas.
Desligamento do Espiritismo
Em sessenta e seis, Waldo se desliga do centro espírita em que atuava, muda-se para Curitiba e passa a desenvolver seu próprio sistema de estudos acerca dos fenômenos paranormais, nomeado por ele de conscienciologia, que define como em se tratando de uma ciência. Em 1995, funda em Foz do Iguaçu o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia.
Até o fim de sua vida, dedicou-se à atividade médica e aos estudos de conscienciologia. Ele veio a falecer aos oitenta e três anos, em 2 de julho de 2015, na cidade de Foz do Iguaçu.
A importância da consciência e da auto-observação
Para a conscienciologia, a consciência é o cerne da vida humana. É a partir dela que experimentamos o mundo ao nosso redor e, o mais importante: é a partir dela que realizamos nosso processo evolutivo, tanto enquanto indivíduos como enquanto espécie.
Uma das principais ferramentas que se pode utilizar a partir da própria consciência é a auto-observação. Deve-se analisar a si mesmo de modo racional, sério e, acima de tudo, imparcial – deste modo, é possível corrigir as próprias falhas e subir os degraus da escala evolutiva.
5 ensinamentos de Waldo Vieira que você pode aplicar agora mesmo
Com mais de quarenta livros publicados, não há dúvidas de que Waldo Vieira deixou inúmeros ensinamentos que são vitais para todos nós. Porém, podemos citar, dentre eles, cinco principais:
- Experimente e tire suas próprias conclusões sobre tudo, não acredite irrefletidamente em nada;
- Auxilie as pessoas ao seu redor, pois a consciência não evolui sozinha;
- Observe-se sempre, e procure sempre o auto-aprimoramento;
- Seja compreensivo, observe outros pontos de vista além do seu próprio;
- Assuma a responsabilidade pelas suas ações e decisões.
Esses ensinamentos podem ser considerados os pilares das obras de Waldo, não apenas dentro do espiritismo ou da conscienciologia, mas seus ensinamentos como ser humano e intelectual para o resto da humanidade.
Exercícios práticos para incorporar os ensinamentos de Waldo Vieira à sua vida
Existem três exercícios bastante simples que você pode incorporar na sua rotina para conseguir aplicar os ensinamentos de Waldo e evoluir não apenas espiritualmente, mas moralmente e intelectualmente:
- Quando conversar com alguém, foque-se em escutar e dialogar, tentar enxergar pela visão da pessoa, e não apenas tentar impor seu ponto de vista;
- Ao final de um dia, pare e pense sobre o modo com que agiu. Veja se conduziu as situações daquele dia de modo adequado, e veja no que você pode melhorar;
- Quando cometer uma falha, assuma total responsabilidade, sem tentar atribuir a outras pessoas ou circunstâncias.
Através desses conselhos, você será capaz de absorver os ensinamentos de Waldo, e com o tempo eles deixarão de ser um esforço consciente e passarão a ser algo feito naturalmente, uma parte integrante do seu ser, que te auxiliará substancialmente no seu processo evolutivo.
Onde comprar os melhores livros espíritas?
Na Editora Dufaux você poderá encontrar livros de Waldo Vieira, Allan Kardec e muitos outros autores que fizeram contribuições colossais para a estruturação e o conhecimento científico e teórico nos quais se funda o espiritismo.
Porém, não apenas isso: você poderá encontrar lá obras tais como o livro ninguém é de ninguém, de Zíbia Gasparetto, e muitos outros romances espíritas. Seja o seu interesse puramente intelectual ou em algo mais literário, a Editora Dufaux está preparada para atender todas as suas necessidades. Confira o site!
Mesmo que Waldo tenha deixado o espiritismo, suas contribuições enquanto médium e posteriormente como estudioso da consciência são de máxima importância para todo espírita, e devem ser estudadas com mente aberta. E para adquirir os livros dele com a maior qualidade e o melhor preço, conte sempre com a Editora Dufaux.
Leia também: