trilhas

Trilhas urbanas exigem preparo físico

Atividade disponível em todo o território brasileiro oferece a possibilidade de imersão na natureza.

Longe das academias, estúdios e centros esportivos, os amantes de atividade física também encontram opções para movimentar o corpo. As trilhas urbanas são modalidades que permitem aos praticantes apreciarem a paisagem enquanto fazem um exercício físico imersivo na natureza. 

 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os chamados “trilheiros” encontram diferentes opções no território brasileiro. Em algumas delas, os praticantes podem acessar praias paradisíacas, cachoeiras pouco frequentadas e se depararem com uma vista de tirar o fôlego. Os percursos são diversos e com duração variada, entre 30 minutos e duas horas. 

 

Mas engana-se quem pensa que para se aventurar nas trilhas brasileiras é preciso apenas disposição. Além da vontade de desbravar novas aventuras, os trilheiros precisam se atentar às questões como condicionamento físico, conhecimento prévio sobre o local, roupa adequada, itens de apoio e suporte de um guia local para evitar transtornos em uma região desconhecida.  

Interessados devem buscar informações sobre o local

 

As trilhas são democráticas e podem ser feitas por qualquer pessoa. Em algumas, é possível encontrar idosos, gestantes e crianças durante o percurso. Mas antes de escolher um destino para iniciar a prática da atividade, é preciso ter atenção ao nível de dificuldade da trilha. 

 

Dessa forma, é recomendado que os praticantes tenham um preparo físico antes de se aventurarem na modalidade, pois em alguns casos será necessário um condicionamento ainda mais potente. Isso porque existem opções para os trilheiros iniciantes, intermediários e avançados. 

 

Para quem está começando, são indicadas as trilhas mais curtas, com percursos em terrenos mais nivelados e, de preferência, na sombra. Nesse tipo de percurso não é preciso muita experiência ou condicionamento para concluir o trajeto. 

 

Já nas opções intermediárias e avançadas, o tempo de duração pode ser bem mais extenso. O percurso tende a ser realizado em terrenos com subidas e descidas íngremes. Além disso, algumas trilhas podem exigir equipamentos específicos para serem concluídas. 

 

Para evitar problemas, é importante se informar antes de ir ao local. Uma pesquisa breve na internet pode ajudar a entender o nível de dificuldade da trilha por meio dos relatos de pessoas que já fizeram o percurso. 

 

Outro ponto que também pode ser conferido é a regulamentação de acesso ao local. Algumas áreas podem exigir autorização prévia e apresentação de documentos. Também podem cobrar taxas de entrada. Vale lembrar que é sempre importante respeitar as regras de preservação ambiental e não deixar lixos na trilha. 

Saiba quais são as roupas adequadas para fazer trilha

 

Por ser uma atividade física, as trilhas necessitam do uso de roupas apropriadas. Peças da moda fitness, como top feminino, calça legging e bermudas são boas opções para quem pretende começar a modalidade, pois são leves, respiráveis e permitem uma boa movimentação.

 

Também é importante atentar-se ao tamanho das roupas, já que peças apertadas ou largas demais podem limitar a flexibilidade e, ainda, causar irritações na pele. Os calçados também devem ser específicos. Geralmente, os trilheiros optam por tênis esportivos ou botas próprias para a prática da atividade.

Itens de apoio

 

Água, protetor solar, repelente, lanches, carregador portátil, remédios, kit de primeiros socorros e toalhas são itens de apoio que podem ser levados para uma trilha. Cabe ressaltar que a mochila deve ser adequada ao tamanho do trajeto que será realizado.

 

Em trilhas mais avançadas, os bastões de caminhada também devem ser incluídos. As peças ajudam em percursos mais longos e reduzem o impacto nas articulações. 

Auxílio do guia garante a segurança no percurso das suas trilhas

 

Embora muitas trilhas sejam sinalizadas e seguras, é importante não se aventurar sozinho em um trajeto desconhecido. Sempre que possível, vá acompanhado de alguém que já fez o percurso antes.

 

Em caso de trilhas mais complexas, procure se informar sobre a presença de um guia turístico que atue no local. O auxílio profissional é uma forma de evitar transtornos. Além disso, é importante avisar os familiares sobre a atividade, fornecendo dados sobre horário de saída e previsão de chegada para reforçar a segurança. 

Leia também:

Jorge Torrez
Jorge Torrez

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!