Tecnologia e desempenho de equipes

A sua organização está aproveitando ao máximo a tecnologia?

Dadas as pesquisas que mostram que apenas 4% das organizações são otimizadas digitalmente, provavelmente não.

Como líder, é vital procurar maneiras de seus funcionários trabalharem melhor, e otimizar sua organização é um ótimo ponto de partida.

Organizações otimizadas usam tecnologia para automatizar controle de ponto, fluxos de trabalho, melhorar processos e evitar silos de informações, o que melhora a experiência geral dos funcionários e leva a equipes mais felizes e produtivas.

Essas equipes com experiência em tecnologia se comunicam entre departamentos, promovem uma cultura de colaboração e têm tempo para trabalhar em projetos de alto valor, em vez de se dedicarem a tarefas repetitivas e demoradas.

Como a tecnologia está melhorando o trabalho em equipe e a colaboração?

É difícil imaginar um mundo sem tecnologia. Nosso local de trabalho começa onde nos sentamos – na frente do nosso celular e laptop.
Já é hora de perceber que existir sem tecnologia é como levar sua empresa ao retrocesso.

Cada pessoa que forma sua equipe utiliza aplicativos e comunidades online para promover seu círculo de pares. 83% das pessoas confiam na tecnologia para colaborar com os colegas.

Maneiras pelas quais a tecnologia está melhorando o desempenho das equipes

A colaboração online confere uma espécie de flexibilidade a todos os membros da equipe e, portanto, dá-lhes a liberdade de se concentrarem mais no brainstorming de ideias.

Além disso, cerca de 82% dos funcionários pensam que as suas vidas seriam significativamente afetadas sem a mais recente tecnologia online e ferramentas online para colaboração. Entre as várias formas da tecnologia melhorar o desempenho, podemos citar:

O trabalho remoto é possível por causa da tecnologia

Todos sabemos que nenhuma tecnologia significa nenhum trabalho remoto. Os softwares e aplicativos estão estimulando as equipes a terem melhores canais de comunicação, com uma interface muito parecida com redes sociais.

A tecnologia ajuda em tarefas como realizar reuniões online em qualquer lugar, colaborar em documentos, debater ideias inovadoras a qualquer hora, compartilhar documentos e até mesmo demonstrar conceitos com a ajuda de um quadro branco

Fluxos de trabalho aprimorados

80% das empresas empregam ferramentas de colaboração social para ampliar os fluxos de trabalho.
Essas ferramentas nos permitem abandonar ou robotizar trabalhos redundantes e fortalecer e estruturar racionalmente o espaço de trabalho.

Produtividade aprimorada

A produtividade é um problema significativo ao lidar com tarefas em massa. No entanto, as ferramentas de colaboração digital cuidam dos detalhes de uma dúzia de tarefas ao mesmo tempo.

Como resultado, os funcionários podem concentrar sua energia nas funções que agregam mais valor e que exigem mais trabalho cerebral.
Além disso, ter uma estrutura de colaboração digital permite que você descubra rapidamente os dados ou conteúdo que está procurando.

Tudo isso serve como uma combinação perfeita para aumentar a produtividade.

Acesso à informação

Quase 20% do tempo de negócios é desperdiçado por funcionários em busca de informações relevantes.
As ferramentas de colaboração garantem que cada funcionário tenha acesso às informações adequadas de que necessita, quando necessário, desenvolvendo assim fluxos de trabalho..

Promove a interação da equipe

A tecnologia tornou nossas vidas mais fáceis. As ferramentas de colaboração digital criaram, de fato, múltiplas formas de troca.

Elas tornaram realmente simples para grupos, especialmente aqueles geologicamente dispersos, conversarem entre si por meio de texto, chamada ou até mesmo vídeo.

Além disso, ferramentas como Zoom e Google Hangouts permitem que você faça encontros estimulantes, trabalhe em conjunto compartilhando telas e outros enfeites.

Estas ferramentas abrem muitas oportunidades para contactar consistentemente os seus amigos, aumentar a transparência entre os trabalhadores e promover melhores relações interdepartamentais.

Aproveite a flexibilidade da tecnologia

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Busque tecnologia que capacite seus funcionários e melhore a experiência deles. Veja como as organizações mais inovadoras maximizam os benefícios da tecnologia:

Nenhum código necessário

Traga tecnologia sem código permitindo que todos, até mesmo os novatos em tecnologia, personalizem suas próprias soluções digitais sem escrever códigos.

Essa tecnologia acessível alivia a pressão sobre as equipes de TI sobrecarregadas, que podem criar gargalos e atrasar projetos.

Experimente antes de comprar

Permita que os funcionários experimentem novas soluções digitais de forma proativa. Assim como você incentiva o pensamento transformacional e a experimentação, você deve incentivar os funcionários a experimentar tecnologias que resolvam problemas de negócios.

Além disso, faça com que participem do processo de tomada de decisão ao implementar novas tecnologias. Afinal, são eles que irão usá-las.

Torne isso fácil

Permita a fácil adoção de ferramentas concedendo aprovações imediatas para compras de tecnologia e garantindo que os funcionários conheçam o processo, como ele funciona e quando tirar vantagem dele. Vale a pena?

Faça auditorias tecnológicas frequentes que determinem o valor de suas ferramentas. Exclua tecnologias que já não têm valor. É provável que esta tecnologia antiquada se torne ainda menos valiosa com o tempo e não se integre com ferramentas mais recentes.

Todos os funcionários devem estar envolvidos neste processo para garantir que a gestão compreenda como e quando as ferramentas são utilizadas.

Aceite crescer

Aceite a expansão e contração de novas tecnologias, pois isso significa que você está evoluindo para se adaptar às mudanças nas necessidades de negócios e aos novos desafios do local de trabalho.

Crie alinhamento de equipe

tecnologia

Promova a colaboração no local de trabalho que evite os perigos dos departamentos isolados e do conhecimento órfão.

Estabeleça protocolos

Investigue como você compartilha ideias e aprendizados e considere o desenvolvimento de protocolos formais para uma comunicação interdepartamental eficiente.

Por exemplo, grupos mensais de pares ou eventos sociais interdepartamentais são ótimos caminhos para incentivar conversas colaborativas.

Forneça opções

Incentive colegas e funcionários a se comunicarem entre departamentos usando diversos canais, como reuniões, e-mails e soluções de colaboração como o Slack.

Além disso, considere implementar uma ferramenta de pesquisa para coletar insights ou ferramentas de engajamento para promover a discussão entre os departamentos.

Acompanhe tudo

Estabeleça uma estrutura de relatórios em toda a organização para rastreamento de dados, para que todos falem a mesma língua.

Ao fazer isso, as organizações criam um sistema integrado que permite aos funcionários entender melhor como, onde e por que os dados estão sendo usados.

Tome melhores decisões

Permita a tomada de decisões baseada em dados para todos os funcionários de departamentos e equipes, criando uma estrutura consistente rastreando informações como atualizações necessárias de fluxo de trabalho, manutenção tecnológica e custos de sistema.

Considere todos os componentes que são monitorados de forma consistente, reúna um grupo de funcionários e analise as práticas recomendadas para rastrear dados que funcionam em todos os departamentos.

No mundo digital em constante mudança de hoje, as organizações que não abraçarem os méritos da tecnologia ficarão para trás.

A flexibilidade inerente à tecnologia permite que as equipes se envolvam em trabalhos significativos e incentiva a colaboração interdepartamental, levando a um local de trabalho mais conectado e eficiente, com funcionários capacitados.

Em última análise, o aproveitamento da tecnologia eleva o desempenho de uma equipe e impulsiona o sucesso de toda a organização.

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Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

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