móveis

7 dicas para comprar móveis antigos sem ter dor de cabeça

Saiba o que analisar antes da compra e quais são os cuidados necessários para garantir a conservação e a durabilidade.

 

Quem nunca ouviu falar no estilo vintage? Essa é uma tendência de decoração utilizada por muitas pessoas que querem atribuir personalidade aos seus lares.

 

Apesar de estar na moda, nem sempre a escolha por móveis antigos é baseada no gosto por antiguidade, mas sim na economia que móveis usados podem trazer.

 

Seja pelo custo-beneficio ou para investir em relíquias que custam pequenas fortunas, o importante é saber escolher o móvel para fazer um bom negócio. Já pensou se após a compra é necessário contratar o serviço de descupinização?

 

Para evitar o transtorno, confira algumas dicas de como identificar problemas de conservação em móveis antigos.

1) Confira a aparência e a estrutura

O primeiro passo antes de comprar um móvel usado é conferir a sua aparência e a sua estrutura. Veja se há arranhões, rachaduras, manchas ou aspecto desbotado. Além disso, certifique-se de que não há falta de peças ou qualquer outro elemento que atrapalhe o seu funcionamento.

 

A observação é importante, pois caso seja necessário reformar o móvel, o comprador deve ter em mente que o investimento incluirá o valor da compra e o custo para reformá-lo.

2)Confira a usabilidade no seu espaço

Antes de adquirir o móvel, é preciso considerar se ele realmente se encaixa no espaço. Outro ponto a ser observado é se há harmonia com os demais elementos do cômodo.

 

Assim, faça uma avaliação criteriosa das medidas do seu espaço para comprar a peça com as dimensões ideais.

 

A análise prévia garante que o móvel antigo não seja apenas esteticamente atrativo, mas também prático para o dia a dia no seu ambiente.

3)Dê atenção aos sinais de umidade

A madeira é um dos materiais mais comuns na fabricação de móveis, dos mais antigos até os atuais. E ela não combina com umidade. Dessa forma, é importante ter atenção aos sinais do problema.

 

Se o móvel confeccionado em madeira apresentar deformações no material ou cheiro de mofo, provavelmente, está com umidade. A condição favorece o surgimento de cupins e fungos.

4)Conheça os indícios de infestação de insetos

Cupins e brocas estão entre os principais inimigos dos móveis, uma vez que são insetos que se alimentam de madeira. Essa presença indesejada pode afetar drasticamente a durabilidade do produto.

 

Furos, acúmulo de grânulos e esfarelamento da madeira estão entre os principais indícios da infestação de cupins e brocas no móvel E esse é um problema que, na maioria das vezes, não dá para ser resolvido sozinho, sendo necessário chamar uma dedetizadora.

 

Conhecer os indícios de infestação e ter um olhar criterioso na hora de escolher um móvel antigo é fundamental.

5)Aposte em fornecedores confiáveis

 

Conheça as lojas de referência na venda de móveis antigos. Assim, é possível ter mais segurança sobre o cuidado que os materiais recebem e encontrar produtos em um bom estado de conservação.

 

Além disso, para compras on-line, verifique as avaliações dos produtos e tire todas as dúvidas com o vendedor.

6)Escolha um transporte cuidadoso

Se os móveis estiverem em bom estado, não é durante o transporte que deverão sofrer danos. Peças antigas são frágeis e exigem cuidados especiais durante o deslocamento.

 

Durante o transporte, não podem ocorrer movimentos bruscos, sendo importante priorizar momentos em que o trânsito não esteja intenso. Assim, é possível minimizar o risco de danos estruturais que possam comprometer a integridade e o valor da peça. Portanto, não deixe de confirmar com o vendedor como será realizada a entrega.

 

7)Saiba quais produtos de limpeza usar em seus móveis

Após escolher o móvel nas condições ideais, é preciso saber a forma correta de mantê-lo em bom estado. Uma boa conservação é o que garante a sua durabilidade.

 

Como se trata de peças já marcadas pelo tempo, não é qualquer produto que pode ser utilizado. O excesso de substâncias pode danificar aqueles fabricados em madeira.

 

Dessa forma, é recomendável priorizar ceras e polidores próprios para o material do móvel. Uma dica é aplicar o produto em uma pequena área e ver como será a reação.

Leia também:

Jorge Torrez
Jorge Torrez

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!