O seguro empresarial se tornou peça chave para o sucesso das empresas atualmente. Com ele, é possível se livrar de grandes prejuízos que poderiam atrasar o desenvolvimento da empresa ou até mesmo levá-la à falência.
Para utilizar o seguro empresarial da melhor forma possível, precisamos entender como funciona e conhecer todas as suas coberturas. Neste post, veremos quais são as coberturas disponíveis no seguro para empresas e como podemos utilizá-las.
Quais são as coberturas oferecidas pelo seguro empresarial?
O seguro para empresas possui uma cobertura muito ampla, oferecendo proteção aos funcionários da empresa e ao patrimônio físico. Como principais coberturas do seguro para empresas nós temos:
- Seguro patrimonial: Ele é considerado o seguro mais importante para uma empresa, pois oferece cobertura para qualquer prejuízo material que a empresa venha sofrer;
- Seguro de vida empresarial: A finalidade desse seguro é oferecer uma garantia aos funcionários, com uma cobertura que pode ser acionada em acidentes que resultem em morte ou invalidez;
- Seguro garantia: Este seguro é ideal para os empresários que precisam de uma cobertura que garanta que uma determinada obrigação contratual vai ser cumprida.
- Seguro de crédito: A cobertura deste seguro protege a sua empresa de qualquer impacto financeiro negativo, por facilitar a obtenção de crédito.
As coberturas do seguro empresarial são muito versáteis e podem atender a diferentes necessidades. Cabe ao empresário decidir quais delas serão mais úteis e trarão mais benefícios para a sua empresa.
Como é definido o valor da cobertura do seguro?
O valor da cobertura do seguro é chamado de prêmio. O valor do prêmio pode variar conforme as coberturas escolhidas e o perfil de risco de sua empresa. Quanto mais coberturas o seu seguro tiver, maior será o valor do prêmio.
No momento da contratação do seguro, você deve definir o que pretende preservar, como o seu patrimônio, saúde dos colaboradores ou contratos. Tudo isso será calculado pela seguradora que determinará o valor do prêmio do seguro em um contrato.
Quais são as condições para acionar a cobertura do seguro empresarial?
Essas condições devem ser especificadas em um contrato que detalhe todas as situações em que a cobertura pode ser acionada. O seguro patrimonial, por exemplo, pode ser acionado em casos de incêndio, furto, explosões e outras fatalidades que causem algum dano material a empresa.
Já o seguro de garantia contratual pode ser acionado caso haja o descumprimento de um contrato. Se a sua empresa contratou uma prestadora de serviços que não cumpriu com a sua obrigação, você pode contar com a cobertura do seguro de garantia para reverter a situação.
O seguro patrimonial se encaixa como uma cobertura?
O seguro para patrimônio não só se encaixa como é a mais importante cobertura do seguro para empresas. Inclusive, a maioria dos segmentos empresariais possui a obrigação de contar com um seguro que as proteja de possíveis incêndios e desastres naturais.
Existem casos de empresas que após terem sofrido um grande prejuízo depois de algum incidente, jamais conseguiram se reerguer. O seguro para patrimônio evita que isso aconteça, oferecendo proteção e assistência para a empresa nessas situações.
Existe diferença entre seguro empresarial e patrimonial?
Quando falamos de seguro para patrimônio, estamos nos referindo a uma categoria dos seguros empresariais. Portanto, não existe diferença, pois no momento que você contrata um seguro que proteja o patrimônio da sua empresa, está contratando um seguro empresarial.
Assim, agora que conhece os tipos de seguros e as suas coberturas, é preciso fazer uma análise para identificar quais as suas necessidades no momento e contratar um seguro que possa atendê-las. Para fazer isso, contate a BB Seguros, uma seguradora de confiança que com certeza lhe prestará um bom serviço.
Leia também: