scooter elétrica

Scooter Elétrica: 5 dicas para aprender sobre esse veículo

Guia Scooter Elétrica: Confira todas as informações necessárias sobre o veículo elétrico, antes de realizar sua compra!

Para garantir uma maior sustentabilidade ao circular pela cidade, é importante apostar na micro mobilidade elétrica.

Atualmente, um veículo muito popular é a Scooter Elétrica, um veículo de emissão zero equipado com uma bateria recarregável e um pequeno motor elétrico.

É um meio que garante diversas vantagens, tanto econômicas como ambientais.

O que é uma scooter elétrica?

Nos últimos anos, as vendas de veículos elétricos aumentaram consideravelmente, desde carros híbridos com dupla combustão interna/motores elétricos até carros elétricos que não emitem CO 2 e possuem apenas uma bateria elétrica.

Esta tendência, favorecida pela necessidade de reduzir a poluição e os eco-incentivos públicos, também diz respeito aos veículos de duas rodas, como scooters e motos elétricas, uma alternativa ecológica e econômica aos clássicos motores a gasolina de duas rodas.

Uma scooter elétrica é geralmente um ciclomotor ou um veículo de duas rodas com potência não superior a 4 kW e capaz de atingir uma velocidade máxima de 50 km/h e bateria com autonomia de 80 km com uma carga.

Obviamente também existem motores elétricos com desempenho e especificações técnicas superiores, porém, neste caso estamos falando de moto elétrica.

Via de regra, as scooters elétricas não são equipadas com marchas, mas com transmissão automática. Então basta dar a partida com o botão e o veículo acelera gradualmente, usando o freio do veículo.

A utilização de scooters elétricas é, portanto, bastante simples e intuitiva, adaptando-se também a pessoas que não são capazes de conduzir uma moto convencional com marcha.

É uma forma ideal de circular pela cidade sem poluir, cobrindo percursos curtos de forma ecológica.

Como funciona a scooter elétrica?

Uma scooter elétrica tem em primeiro lugar um motor elétrico, uma pequena unidade de energia alimentada por uma bateria.

Este não é um motor convencional de combustão interna, mas um sistema que utiliza a polaridade dos ímãs e dois elementos, chamados de estator e rotor, para gerar eletricidade e acionar a transmissão.

Neste, a energia elétrica é convertida em energia mecânica, colocando as rodas em funcionamento para mover o veículo para frente ao acelerar.

Dependendo do modelo do motor elétrico, existe um tipo específico de bateria. Porém, geralmente é utilizada uma bateria de íon-lítio.

Comparadas a uma bateria de níquel tradicional, as baterias de lítio são mais caras, mas ao mesmo tempo são dispositivos mais eficientes e capazes de fornecer maior potência para o mesmo tamanho e peso.

Pelo contrário, faltam os componentes clássicos de uma scooter a gasolina, na verdade não há líquidos para reabastecer e peças mecânicas sujeitas a desgaste e falhas.

Por outro lado, o funcionamento é semelhante ao de um motor a gasolina, basta dar partida com o botão e frear com as duas alavancas, a da esquerda que gerencia o freio da roda traseira e a da direita a dianteira freio da roda. 

A manutenção desses veículos é mínima e pouco frequente, de fato, em comparação com scooters com motores de combustão interna, há menos elementos que precisam ser verificados, incluindo os pneus, o sistema de freios e o sistema de iluminação.

Como recarregar a scooter elétrica

Ao contrário dos ciclomotores tradicionais que exigem reabastecimento, as scooters elétricas precisam recarregar a bateria quando o nível de carga atinge 20% .

O carregamento pode ser feito de várias maneiras, por exemplo, conectando o veículo a uma tomada elétrica doméstica, como uma tomada de garagem ou jardim. 

No entanto, esta opção não é muito eficiente, na verdade requer um longo tempo de recarga e é necessário esperar várias horas para uma recarga completa (6 a 8 horas).

Além disso, é preciso contratar um eletricista para verificar a situação das instalações, a fim de evitar sobrecargas na rede e acidentes domésticos. 

Naturalmente, basta carregar a scooter elétrica à noite para encontrá-la carregada pela manhã, dessa forma é possível ter um veículo sempre pronto para uso para sair ou ir trabalhar.

Alternativamente, é possível utilizar um dispositivo mais eficiente para acelerar o carregamento do motor elétrico. Esta solução permite reduzir consideravelmente os tempos de recarga, obtendo uma recarga completa em poucas horas 

Algumas scooters elétricas também podem ser recarregadas em estações elétricas, como pontos de carregamento públicos encontrados em algumas cidades, ou em particulares normalmente localizados em estacionamentos de supermercados, shopping centers e hotéis. 

A velocidade de recarga depende de vários fatores, incluindo a energia da bateria, a tecnologia usada para recarregar e o nível de autonomia restante.

Em qualquer caso, é fundamental utilizar sempre sistemas compatíveis com o seu veículo verde de duas rodas, para evitar curtos-circuitos e outros problemas elétricos.

É possível dirigir uma scooter elétrica sem habilitação?

Todos os veículos exigem a posse de carta de condução, no entanto o tipo de documento exigido depende da potência do veículo.

Ou seja, para pilotar esse tipo de veículo, mesmo os com velocidade máxima de 50 km/h é preciso ter habilitação na categoria A.

Quais as vantagens da scooter elétrica?

Uma scooter elétrica oferece vantagens importantes sobre um veículo de duas rodas com motor a gasolina.

Em primeiro lugar, não polui na estrada, evitando a emissão de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas. 

Além disso, um motor elétrico é muito silencioso, pois a ausência do motor de combustão interna garante um alto nível de silêncio, aumentando o bem-estar acústico do motorista e reduzindo a poluição sonora devido ao tráfego da cidade.

Outro benefício das scooters elétricas é a redução da manutenção, de fato a ausência do motor de combustão e de muitas peças mecânicas simplifica e diminui as verificações necessárias para a manutenção de rotina, com menores custos a serem incorridos e menos inconvenientes para parar o veículo. 

São também veículos de duas rodas mais seguros, devido à falta de gasolina e líquidos inflamáveis ??em caso de colisões e acidentes.

Além disso, uma scooter elétrica fornece alto torque, com aceleração imediata já em baixas rotações.

Essas são as principais informações sobre as scooters elétricas, agora basta analisar os modelos desejados para realizar a compra. 

Leia também:

thaynara
thaynara

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!