Medindo o ROI do martech: Como provar o valor do seu investimento 

O Licenciamento Martech é uma das formas mais práticas para garantir que as ferramentas de tecnologias voltadas ao marketing estão em pleno funcionamento. Ter as soluções Martech em seu negócio é um ótimo benefício, mas é preciso se atentar quanto ao ROI desses recursos, se de fato agrega a sua renda. 

Calcular esse retorno é simples, mas é preciso conhecer de fato a extensão da ferramenta. Muitas vezes o uso que a empresa faz desse serviço é o que pode prejudicar o valor do seu investimento, então é importante se especializar e compreender bem os novos recursos. 

O que é Martech e como funciona?

Martech é a combinação de ferramentas digitais e tecnologia com o marketing, onde novos recursos, softwares e plataformas são utilizadas para gerenciar, analisar e otimizar estratégias de marketing. O Martech já não é um mero caminho para ter um marketing de qualidade, hoje ele é a própria evolução. 

Seu modo de funcionamento varia bastante, sempre de acordo com os recursos que a empresa tem em mãos. Mas de maneira geral ele é sempre condicionado às ferramentas e recursos utilizados pelo setor de marketing e de vendas, sejam eles quais forem.

Os maiores desafios do Martech

Existem inúmeros desafios que devem ser considerados na hora de aplicar o Martech, onde se destaca a necessidade de ter boas ferramentas e um fornecedor competente delas. Veja mais sobre quais os obstáculos principais; 

  • Adaptar a sua empresa para utilizar as ferramentas;
  • Treinar os colaboradores;
  • Manter as licenças das tecnologias em dia; 
  • Debater e criar estratégias. 

Ao adaptar aos poucos o Martech para sua empresa e passar a utilizar os recursos certos para gerenciar seu marketing, é possível superar todos os obstáculos. Especialmente quando você pode contar com a Aunica, que oferece um serviço de Martech especial sob medida para sua empresa. 

Integração de dados: o desafio crucial para um Martech eficaz

Integrar dados é o principal desafio de um Martech, que deve utilizar todas as ferramentas disponíveis para conseguir congregar e passar a enriquecer suas estratégias. Uma das formas mais práticas de realizar este serviço é utilizar plataformas como o CRM e CDP, ambas são recursos naturais do Martech e uma das suas soluções mais conhecidas. 

CDP: a chave para superar os desafios de integração de dados no Martech

Como comentamos, o CDP (Customer Data Platform) é uma das melhores fontes de dados para todo o sistema Martech. A plataforma reúne os principais dados dos seus clientes, possibilitando que a empresa possa facilmente verificá-los e enriquecer suas estratégias. 

Dentro do licenciamento Martech, esta é uma das soluções mais conhecidas, praticamente universal em qualquer aplicação da tecnologia com o marketing. Quanto mais a sua empresa estiver consciente dos dados dos seus consumidores, melhor será o seu serviço de marketing personalizado. 

Escolhendo as ferramentas certas: um guia para um Martech bem-sucedido

Licenciamento Martech

O licenciamento Martech utiliza diversas ferramentas diferentes, como o CRM, ferramentas de análise, IA, chatbots e diversas outras. Cada uma tem um papel considerável na estratégia e seu uso irá depender das necessidades da empresa, perfis de clientes e demais particularidades. 

  • Para ter dados: CRM e ferramentas de análise; 
  • Para o atendimento; Chatbots e gestão de mídias sociais;
  • Para realizar o marketing: APIs de e-mail e e-mail marketing. 

Toda ferramenta tem a sua aplicação dentro do Martech e é preciso que a empresa estude todas as ferramentas e passe a utilizá-las de maneira estratégica. Veja as suas necessidades e do seu público-alvo para escolher as melhores. 

Medindo o ROI do licenciamento Martech: comprovando o valor do investimento

Medir o ROI do Martech é bastante simples e necessário para identificar o valor real do investimento. Para isso basta somar os resultados atribuídos ao Martech e subtrair pelos custos das ferramentas e todo o trabalho com a metodologia. O resultado será o ROI, retorno do investimento que foi conquistado através da união entre marketing e tecnologia. 

Cultura data-driven: a base para um Martech eficiente

Data-driven é praticamente a postura que irá definir o sucesso do mercado, uma forma de olhar para os objetivos da empresa de maneira científica. Esta postura significa tomar os dados como ponto de partida para criar estratégias, definir objetivos e adotar ações dentro da companhia. 

Os dados fornecem informações essenciais, capazes de fazer com que uma empresa encontre as soluções para seus problemas e dores dos seus clientes. Vale a pena adotar essa postura para crescer no mercado e o Martech contribui bastante neste tipo de gestão.

Se deseja aproveitar Martech e ter uma postura data-driven, conte com a Aunica. Somos especialistas em Data Intelligence, conhecemos os dados como poucos no mercado e podemos compartilhar toda essa expertise com nossas ferramentas e recursos. Conte com o licenciamento Martech da Aunica para otimizar seus resultados.

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marcella pontes
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