Quando usar o redutor de ph agrícola?

Para usar o redutor de pH agrícola, você deve analisar a qualidade do solo e solicitar testes laboratoriais para verificar o que está em falta. Se isso não for feito, há chances maiores de a aplicação ocorrer em excesso e com minerais que não são os mais indicados para o tipo de terra.

A sigla “pH” é uma escala que determina o índice de acidez de soluções, e o redutor ajuda na diminuição de um solo extremamente alcalino ou básico e que não possui compostos fundamentais e suficientes para as plantas. Por estes motivos, é importante analisar o melhor tipo de produto a aplicar e como fazer utilização, para garantir que a colheita absorva o que precisa na quantidade ideal.

A importância do pH na agricultura

O pH do solo auxilia na produtividade agrícola, pois afeta diretamente o crescimento das colheitas e melhora a capacidade de retenção da água. As plantas conseguem absorver o líquido necessário para se manterem fortes, o que previne problemas relacionados aos afogamentos dos cultivos.

A correção do pH e inserção da quantidade correta permite que os nutrientes ideais sejam fornecidos às plantas, além da aplicação dos fertilizantes ser mais eficaz. Portanto, o índice de acidez impede que as colheitas estejam em ambiente impróprio e recebam os micros e macronutrientes essenciais para ter pleno crescimento.

Quando usar o redutor de pH agrícola?

redutor de ph agrícola

Use o redutor de ph agrícola ao solicitar pelos testes de solo em laboratório, pois o índice ideal é entre 5,5 a 5,8, que indica uma terra fértil e própria para cultivo. Caso passe de 6, significa que este é um ambiente infértil e há grandes chances de as sementes sequer germinarem. Entenda quando usar:

  • Plantas que não crescem;
  • Colheitas muito fracas;
  • Solo muito fragilizado;
  • Disponibilidade de nutrientes.

É muito importante ter indicação de especialistas para fazer o uso adequado do redutor e conseguir melhorar a qualidade do solo. Isto evita que a colheita tenha dificuldades para crescer, pois a terra está mais fértil, o pH está equilibrado e as necessidades do cultivo vão ser correspondidas.

Como escolher o redutor de pH ideal?

Verifique o redutor com base no que é oferecido, como melhora de defensivos agrícolas e capacidade de ajustar o pH por meio de pulverização. Este é o caso do pH-5 Zn da Rigrantec, composto por fósforo e zinco, ambos minerais que auxiliam a controlar e diminuir o pH.

Além de analisar essa característica, é sempre recomendado solicitar pelo teste de solo, para saber se o pH está muito alto. Dessa forma, você tem a certeza do tipo de redutor que deve adquirir e vai ter praticidade de encontrar um produto registrado pelo Ministério da Agricultura em nossa loja.

Como garantir a compatibilidade dos produtos químicos utilizados na agricultura?

Na página do pH-5 Zn da Rigrantec, você terá acesso às informações de químicos compatíveis, como o S, enxofre, e P?O?, fosfato. Estes são compostos que podem interagir com outros produtos que você precisa usar via pulverização foliar.

Recomendamos seguir as dosagens sugeridas no rótulo do produto, pois, se for usado o excesso, a eficácia pode ser prejudicada. Dessa forma, é necessário você medir o pH da água com ajuda de um papel indicador, determinar a dosagem ideal do redutor, inserir no tanque de pulverização e realizar a aplicação.

O uso de adjuvantes é liberado, desde que orientado diretamente na embalagem do produto que você adquirir com a Rigrantec. Verificar as especificações vai te auxiliar na aplicação do redutor de pH agrícola, para evitar que o índice fique muito alto e atrapalhe no desenvolvimento do plantio!

Leia também:

marcella pontes
marcella pontes

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!