Muitas pessoas têm o sonho de se tornarem donas do seu próprio negócio. Mas, você sabe quais são os primeiros passos para abrir sua empresa?
Primeiramente, é preciso considerar o segmento almejado e o orçamento necessário.
Para se ter uma ideia, o custo médio para iniciar uma empresa pode variar bastante, considerando o segmento, modelo de atuação (físico ou online), região de atuação, dentre outros aspectos.
Além disso, existem despesas indiretas e diretas que afetam o orçamento com relação a cada projeto. Neste caso, os custos podem considerar aluguel, honorários para o contador e pagamento de fornecedor.
Também existe um registro de processo para os colaboradores e funcionários, levando em conta o exercício das atividades e a fiscalização de órgãos de regulação.
Assim, todo o processo de formalização do negócio pode envolver bastante burocracia e, por isso, é essencial ter atenção às dicas que apresentaremos neste artigo, seja a sua empresa de administração de condomínios em São Paulo ou outro segmento. Acompanhe a seguir!
Conheça os passos para abrir sua empresa
Para abrir sua empresa é importante é seguir um passo a passo, com o levantamento de
documentos necessários, assim como o entendimento do cenário empresarial para a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Além da obtenção desse cadastro, é importante verificar a necessidade de obtenção de licenças e alvarás específicos para a atuação, tanto no âmbito municipal como estadual.
Tudo isso é necessário para que sua empresa funcione corretamente e atue de acordo com a legislação e a regulamentação necessária.
A depender do ramo que escolher para iniciar sua empresa, é importante saber que também pode ser necessário solicitar algumas autorizações específicas, considerando tanto o segmento quanto a legislação de cada município.
Por conta da importância desse tema, separamos os principais documentos e passos que você vai precisar avaliar ao começar um negócio, seja sua futura empresa de contabilidade gerencial e financeira ou de fabricação de bolos para festa.
Assim, será possível avaliar tudo o que você precisa ter para atingir bons resultados com o negócio. Acompanhe.
Conte com o apoio de um contador especializado
O contador é um profissional fundamental no processo de abertura de qualquer negócio, bem como para a devida manutenção e sucesso do estabelecimento.
Ele é importante para mostrar a documentação que é necessária para iniciar o funcionamento do estabelecimento de forma adequada e cumprindo com as obrigações financeiras e burocráticas, ou seja, levando em conta a definição da parte jurídica e tributária.
Por meio do trabalho deste profissional é possível obter informações mais detalhadas sobre o processo de gestão financeira da empresa e o controle fiscal para manter a saúde e o desenvolvimento.
Verifique o processo para a obtenção do Contrato Social
O processo de elaboração do contrato social auxilia na definição de participações de capital de cada um dos sócios, caso existam.
Esse documento também auxilia a definir quais atividades serão feitas por sua empresa, como um treinamento de nr por exemplo, e por cada um dos profissionais, bem como delimita qual será o modelo tributário.
Também é importante verificar se o nome que deseja aplicar em sua empresa está disponível.
Com a permissão para registro da marca, os documentos podem ser elaborados com o registro do CNPJ e o nome escolhido, sendo reconhecidos em cartório e registrados.
Nesse momento, o contador ajuda a analisar quais processos a empresa precisa realizar e em qual modelo se enquadra, como o Simples Nacional, pois isso contribui para a redução de alíquotas, assim como de tributos, por exemplo.
Realize o registro na junta comercial
Outro ponto muito importante para iniciar uma empresa é o registro na Junta Comercial, que pode ocorrer no Cartório de Pessoas Jurídicas, a depender do seu estado.
Esse registro deve ser obtido antes da sua empresa ter o CNPJ, pois esse é um procedimento essencial para legalizar a empresa.
Isso também é importante porque garante que seu negócio não tenha o mesmo nome que o outro.
Solicite o alvará de funcionamento
Um dos principais documentos para sua empresa de serviços de contabilidade preços começar a atuar é o alvará de funcionamento. Por meio dele, você obtém a autorização necessária para que o estabelecimento possa ser aberto e as atividades sejam iniciadas.
Por meio desse documento você consegue comprovar na prefeitura do seu município que sua empresa atende às condições necessárias para exercer a atividade profissional.
É importante identificar também se a atividade profissional que você pretende exercer pode ser feita no local que você deseja abrir sua empresa e quais outros certificados são necessários para uma atuação autorizada.
Obtenha a inscrição estadual
Outro ponto importante é a obtenção da inscrição estadual. Quando a pessoa obtém o CNPJ, assim como um convênio com o Governo Federal, a inscrição estadual pode ser obtida para garantir o registro e atuação da empresa.
Inclusive, o ideal é que busque essa inscrição antes da obtenção do alvará de funcionamento.
Essa inscrição se torna obrigatória, sobretudo, em setores da área comercial, industrial e de serviços de transporte.
Por meio dela, a empresa obtém também sua inscrição no ICMS, que é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Verifique a existência de licenças complementares para regulamentação
Existem algumas licenças que são essenciais para sua empresa de vistoria veicular em Joinville, a nível municipal e estadual.
Essas autorizações são requisitos importantes para obter o alvará de funcionamento e para que o negócio esteja regularizado para atuação ecologicamente responsável, por exemplo.
Essas licenças vão depender das diferenças entre os ramos de atividade, o seu respectivo local de instalação e o porte da empresa.
Por isso, é importante verificar junto à prefeitura quais são as licenças necessárias para o segmento e região de instalação da sua empresa.
Listamos algumas licenças que podem ser necessárias em seu negócio:
- Licença ambiental;
- Licença sanitária;
- Vistoria para as normas de segurança;
- Inscrições em órgãos federais.
Compreende aspectos das licenças complementares
Quando falamos sobre a licença ambiental, nos referimos à autorização obtida por meio de órgãos Municipais e/ou Estaduais do meio ambiente, como o IBAMA, relacionados aos cuidados com a área ao redor e as responsabilidades ecológicas.
Essa autorização é mais exigida em atividades da área industrial, assim como na área química e da metalurgia, bem como estabelecimentos em regiões de preservação, reduzindo os impactos na natureza.
No caso da licença sanitária, ela é obtida no setor de vigilância, responsável por setores da área de alimentação, medicações e até mesmo de cosméticos.
No caso da vistoria para a regularização das normas de segurança, é preciso destacar sua importância para a proteção de colaboradores e de clientes que visitam o local de conserto de forno industrial e diversos outros negócios.
Ela é concedida por meio do Corpo de Bombeiros, certificando que o espaço está apto para a circulação de pessoas e responderá rapidamente aos riscos como incêndio.
Para além dessas inscrições e licenças, existem outras atividades que podem requerer a inscrição de órgãos federais, como é o caso do ministério do turismo, pecuária e até mesmo, da polícia federal.
Erros que você não pode cometer ao abrir sua empresa
No processo de abertura das empresas, podem existir muitas dúvidas sobre como o processo funciona. Por isso, é importante seguir um passo a passo para ter sucesso no processo.
Da mesma forma, é importante evitar que erros aconteçam no momento de abrir sua empresa. Acompanhe os principais a seguir para evitá-los ao abrir a empresa.
Lembre-se de planejar corretamente
Algo que pode atrapalhar sua empresa é a falta de planejamento. Essa é uma questão bastante ampla e que pode atingir vários setores.
Por exemplo, é importante que o futuro gestor saiba onde quer chegar, quem é seu público-alvo e as ações necessárias para atingi-lo.
Também é preciso traçar o investimento que será necessário, se o seu negócio de construtora em Sinop contará com a presença de sócios, dentre outros aspectos.
Outro ponto essencial é o planejamento financeiro, que além de manter a saúde e o pleno desenvolvimento do negócio, ajudará na definição de quais serão os gastos de curto a longo prazo, investimentos diversos, fornecedores, funcionários e a margem de lucro.
Busque compreender mais sobre as taxas de juros
Outro ponto importante diz respeito à falta de entendimento sobre as taxas de juros, já que para abrir qualquer negócio é preciso ter crédito e, caso não haja, empréstimos e outras aquisições podem ser necessários – acarretando em juros.
Existem investimentos que são feitos inicialmente, como a compra de insumos e a definição de um fluxo de caixa, que contribuem para a geração de lucros reais para a empresa.
Somente com o entendimento sobre as taxas de juros é possível que o empresário consiga fazer seu negócio crescer.
Para conseguir um bom crédito, com taxas de juros mais baixas e com poucas parcelas, é importante administrar bem os pagamentos e entender os itens que realmente são necessários adquirir por meio de empréstimo.
Além disso, é possível contar com o apoio de um contador para tornar essa administração mais facilitada.
Atente-se ao processo burocrático
O processo de abertura de empresas no Brasil pode levar alguns meses, sendo um processo considerado longo, em que existe muita burocracia.
Com toda a burocracia existente, é importante que o empreendedor busque desenvolver um conhecimento sobre a área de negócios, pois isso ajuda no processo de gestão e tratativa de problemas.
Uma empresa de sucesso depende de um empreendedor que sabe os prazos de liberação, os requisitos necessários ao seu funcionamento e documentação.
Esses são aspectos essenciais para que sua empresa de licenciamento online consiga ter sucesso e se destaque no mercado.
Conclusão
A partir das orientações que apresentamos neste artigo, é importante que o empreendedor faça uma análise crítica para entender onde ele pretende investir, qual é o público para isso, assim como uma análise do seu cenário como concorrência.
Estes são aspectos fundamentais que vão auxiliar no processo de tomada de decisão e planejamento, possibilitando um negócio mais estruturado e com potencial de sucesso, desde o momento de abertura da empresa.
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