aranhas

Pavor de aranhas? Confira algumas medidas assertivas para afastar de vez as aranhas da sua casa

Quer seja um medo ou uma aversão, as aranhas podem ser uma fonte de ansiedade e desconforto para muitos e, para aqueles com aracnofobia, até perigosas. No entanto, existem maneiras de assumir o controle e mantê-los longe de sua casa para sempre. Neste artigo, vamos explorar algumas medidas assertivas que você pode tomar para manter as aranhas fora de casa e garantir que elas continuem assim. Confira!

O que atrai aranhas para dentro de casa?

Das fontes de alimento às condições ambientais, existem vários fatores que atraem as aranhas para dentro de casa. Elas buscam calor e umidade, por isso são facilmente encontradas perto de janelas e portas ou até mesmo em banheiros ou porões.

As aranhas também dependem de insetos como sua principal fonte de alimento, o que pode trazê-las para dentro se os insetos entrarem em sua casa através de pequenas rachaduras ou buracos. Além disso, ambientes desorganizados fornecem muitos esconderijos onde elas podem se esconder durante o dia e caçar à noite, tornando-o um excelente local para as aranhas que procuram um lar.

Quais são os tipos de aranhas mais comuns no Brasil?

As aranhas mais comuns no Brasil são a Aranha Armadeira; Viúva-Negra; Aranha de Jardim e Aranha-marrom.

A Aranha Armadeira é uma das espécies mais tóxicas e agressivas do mundo. Seu veneno tem um efeito neurotóxico extremamente forte, podendo causar salivação, náuseas, diminuição da pressão sanguínea e vômitos.

Essa espécie de aranha é facilmente encontrada em terrenos abandonados e plantações, principalmente de bananeiras.

Além disso, elas também têm o costume de entrar em casas à procura de alimentos e parceiros para acasalar, podendo se esconder em entulhos, calçados, roupas e cantos.

A Viúva Negra também é muito perigosa. Seu nome popular provém do seu comportamento de alimentar-se do macho após a cópula.

Essa espécie prefere locais escuros e frescos, por isso são encontradas em jardins, parques, gramados e até mesmo em residências. Por isso, é muito importante manter jardins e quintais limpos, evitando o acúmulo de lixo doméstico, folhas secas e entulhos.

As Aranhas de Jardins, podem ser facilmente confundidas com as aranhas armadeiras por terem o mesmo método de defesa de levantar as patas quando intimidadas. Com o aumento das áreas urbanas, esta espécie é muito prevalente nas casas, entre entulhos e gramados. Ela não oferece perigo para o ser humano.

A Aranha-Marrom é a segunda espécie mais venenosa do mundo. Além de gerar danos à saúde, sua picada pode ser fatal. Ela prefere locais secos e com pouca iluminação, encontrados em áreas internas atrás de quadros e em armários, além de folhas secas e entulhos.

Como afastar as aranhas de casa?

  • Elimine as teias de aranha

Remover as teias de aranha de sua casa é essencial para prevenir as aranhas, pois elas fornecem um refúgio seguro e uma fonte de alimento para elas. Portanto, é importante removê-los o mais rápido possível.

  • Tampe os possíveis pontos de acesso

Identifique e vede todos os pontos de acesso por onde possam entrar. Se a sua casa tiver pequenos buracos, rachaduras nas paredes ou frestas nas portas e janelas, você precisa tomar cuidado. Esses pontos podem ser pontos de acesso para esses pequenos aracnídeos, então se você vir algum desses problemas, pense em resolvê-los.

Você pode passar silicone especial para trincas nas hachuras e instalar telas nas portas e janelas.

  • Mantenha o ambiente limpo

As aranhas costumam encontrar abrigo em locais desordenados e sujos, por isso é importante organizar e retirar detritos dentro e fora de casa para manter o ambiente limpo.

  • Cuide do jardim

Remova qualquer desordem que possa fornecer um esconderijo para aranhas, como folhas, pedras ou troncos. Apare plantas, arbustos e árvores crescidas demais para reduzir as chances de aranhas entrarem.

  • Faça a dedetização do ambiente

A dedetização é um método eficaz de eliminar infestação de aranhas e erradicar pragas adultas e juvenis da instalação, além de fornecer proteção a longo prazo contra essas pragas.

Remover aranhas de sua casa é importante para segurança e higiene. Eles não apenas podem ser perigosos, mas também podem introduzir outras pragas em sua casa.

Inspecionar regularmente sua casa em busca de aranhas e eliminá-las quando encontradas pode ajudá-lo a evitar futuras infestações de aranhas e seus perigos associados.

Agora você já sabe como espantar aranhas e ainda como manter a casa em ordem e bem-cuidada! Aproveite e confira também como acabar com a infestação de ratos e como acabar com baratas e proteja seu lar e sua família.

Te esperamos na próxima!

Leia também:

https://www.youtube.com/watch?v=aC9O0UJhcyo&t=2s

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

13 Responses

Leave a Reply

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!