chinelos

Os chinelos machucam? 10 motivos para não usá-los 

Os chinelos, sejam eles chinelos de plástico-borracha (as famosas Havaianas) ou sandálias mais grossas, é o símbolo do verão que imediatamente fazem pensar em sol, mar e areia. 

Deixando de lado o lado fashion dos chinelos, eles podem causar muitos problemas para quem os usa com muita frequência e de maneira errada. Sim, até os nossos preferidos diários podem comprometer nosso bem-estar. 

1 – Risco de infecções

Os chinelos são escolhidos pela sensação de liberdade que dão ao pé que fica praticamente livre no mundo. Mesmo assim, os chinelos devem ser evitados porque expõem os pés a infecções de todo o tipo de bactérias, vírus e fungos.

2 – Saltos danificados

As sandálias de tiras têm uma sola muito baixa, quase ao nível do solo e isso sobrecarrega os pés, que acabam ficando estressados ??a cada passo. Quanto maior o tempo durante que os chinelos são usados, maior o risco de machucar os calcanhares. 

3 – Ritmo lento

Deixando o pé muito livre, os chinelos amolecem o ritmo porque levam a passos mais curtos do que quando se usa botas femininas e deixam o tempo que andaria de um lugar para outro mais longo. 

4 – Risco de tropeçar

O uso de sandálias não apenas diminui o ritmo, mas aumenta o risco de tropeçar por conta dos passos mais curtos e da marcha geralmente desajeitada que esses sapatos causam em quem está usando. O risco de tropeçar também aumenta em lugares muito lotados.

5 – Bolhas

O chinelo pode levar ao aparecimento de bolhas e inflamações entre os dedos (dedão e indicador) devido à fricção do material utilizado com a pele. As bolhas que aparecem podem estourar facilmente (especialmente se você usar chinelos por muito tempo) e, assim, expor o pé a bactérias e infecções.

6 – Muda a forma do pé

A presença de apenas duas cordas exige maior esforço dos dedos para manter os chinelos na posição correta e não deixá-los escorregar: os dedos dos pés tendem a se curvar em “martelo”, posição que gera tensão e dor no pé e que pode se tornar permanente o suficiente, podendo ter que fazer cirurgia para remodelar o dedo novamente. 

7 – Calos e calosidades

A junção das tiras que deslizam entre o dedão do pé e o dedo indicador a longo prazo pode dar origem à formação de calos que tornam obrigatória a mudança do modelo do sapato.

8 – Problemas de postura

A altura da sola dos sapatos é importante para não ter consequências na postura o que pode ser muito prejudicial; no caso dos chinelos, a sola plana impede o apoio ideal dos pés no solo com consequente variação na distribuição de peso e alteração da postura.

9 – Dor e tendinite

Assim como a alteração da postura é causada pela sola chata dos chinelos, o aparecimento de dores como tendinites também se originam na mesma estrutura desses sapatos: na falta de apoio plantar correto, o corpo implementa mecanismos de compensação que, acabam sobrecarregando as articulações. 

As dores podem ser várias, na verdade vão desde uma sensação de dormência até lesões reais nas articulações, passando por dores nos calcanhares e tendões. 

10 – Contato com substâncias tóxicas

Os chinelos costumam ser baratos em detrimento da qualidade dos materiais com os quais foram feitos, que podem até ser tóxicos para o corpo, como também o látex pode desencadear reações alérgicas em indivíduos com tendências a alergias.

Como o Brasil é um país tropical e quente na maior parte do ano. É normal usar chinelos. Mesmo assim é bom evitar seu uso por muito tempo. Além disso, comprar materiais de qualidade é importante para evitar os problemas acima. Um conselho é comprar modelos em couro, são mais confortáveis e reduzem os riscos. 

Leia também:

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!