realçador de sabor

Como usar o realçador de sabor da forma correta?

Um dos componentes mais utilizados nos alimentos industrializados na atualidade é o realçador de sabor, também denominado como glutamato monossódico, ou até mesmo como Ajinomoto.

Este componente acabou virando uma grande febre em todo o mundo, por conta do seu grande poder de potencializar o gosto dos alimentos de todos os tipos, desde frutas, até os alimentos completamente industrializados.

É um fato que o realçador de sabor é um grande ponto de interrogação para diversas pessoas e empresas no mundo, já que este componente não costuma ser um assunto comentado pela mídia, e por conta disso, muitas empresas acabam perdendo os seus benefícios, e muitos consumidores acabam sofrendo consequências por exagerar no seu consumo, sendo um problema bem sério.

O que é o realçador de sabor?

Como citado, o realçador possui outros 2 nomes extremamente famosos, entretanto, ele é mais conhecido como glutamato monossódico. Como o seu próprio nome entrega, este componente possui como principal objetivo realçar o sabor dos alimentos.

Ele é composto por 2 componentes, o glutamato, que se trata de um aminoácido, e o próprio sódio. Este componente não costuma ser utilizado nas residências como um ingrediente, somente nas indústrias, como um aditivo alimentar, dando uma maior caracterização para o sabor de diversos alimentos.

Entretanto, é um fato que esta utilização acontece somente no Brasil, já que no continente Asiático o realçador de sabor é utilizado em todas as receitas, sendo um toque bem marcante da culinária desses povos.

Vale dizer que, mesmo considerado um aditivo seguro, é extremamente importante prestar muita atenção na quantidade máxima recomendada de glutamato monossódico para fabricar determinados alimentos, já que o excesso deste realçador pode acabar trazendo diversas consequências para os consumidores, conhecidas como a Síndrome do Restaurante Chinês.

Como o glutamato monossódico funciona

Muitas empresas que acabam utilizando em excesso o glutamato monossódico, muitas vezes não entendem como o aditivo funciona, e por conta disso, acabam exagerando no seu uso.

Diversos estudos mostraram que a combinação do glutamato com o sódio acaba trazendo um componente que age diretamente na estimulação da saliva humana, entregando uma maior sensibilidade para o paladar dos consumidores, e assim, aumentando o sabor do alimento.

O realçador de sabor também possui uma característica única em relação aos sabores doces e salgados, sendo um ponto extremamente importante para se atentar, já que a utilização errada deste aditivo pode não trazer o resultado esperado.

Em alimentos salgados, o glutamato monossódico consegue entregar o seu efeito somente quando está sozinho, ou seja, quando não está associado a outro aminoácido. Vale citar que tal característica se aplica somente a alimentos salgados.

Alguns alimentos ricos em glutamato monossódico

Muitos alimentos presentes na alimentação diária da população possui a adição do realçador de sabor, algo que uma grande parcela da população desconhece. Alguns destes alimentos são: 

  • leite de vaca;
  • maçã;
  • Ovo;
  • Cenoura;
  • Frango;
  • Cebola;
  • Nozes;
  • Carne de vaca;
  • Alho;
  • Entre muitos outros.

Possíveis efeitos colaterais

Como citado, o consumo excessivo do glutamato monossódico pode acabar trazendo alguns efeitos colaterais, que muitas vezes prejudicam os consumidores, portanto, é essencial atentar-se para não exagerar nas medidas deste aditivo na fabricação de algum alimento. Alguns destes efeitos colaterais são:

  • Aumento de peso: O aumento considerável de peso é um dos efeitos mais comentados pelos consumidores de alimentos ricos em glutamato monossódico. Vale dizer que não existem comprovações científicas sobre este ponto, entretanto, é algo comum notado pelos consumidores;
  • Dores de cabeça: Outro efeito colateral extremamente comum que o glutamato monossódico acaba oferecendo em alguns casos, são as dores de cabeça e até mesmo enxaquecas. Este efeito costuma ser apresentado após a ingestão de 3,5 g ou mais do aditivo;
  • Possível rinite, asma e urticária: Alguns consumidores alegam que o consumo do glutamato monossódico acabou proporcionando o desenvolvimento de rinites, asmas e até mesmo urticárias, entretanto, não há nenhum estudo comprovando tal ponto;
  • Pressão arterial: É um fato que o realçador é rico em sódio, já que tal componente é um dos seus principais compostos, e por conta disso, algumas pessoas acabam apresentando um grande aumento da sua pressão arterial.
  • Estimulação do consumo: Por se tratar de um aditivo que possui o principal intuito a potencialização dos sabores dos alimentos, é comum observarmos pessoas que acabam aumentando consideravelmente a quantidade do seu consumo durante as refeições e ao longo do dia.

Alguns benefícios do consumo

É um fato que o consumo exagerado do glutamato monossódico não é recomendado, portanto, é imprescindível buscar produzir alimentos com uma média de 2,5 g do aditivo. Vale citar que diversos estudos acabaram mostrando que o realçador consegue oferecer alguns benefícios para os consumidores, quando consumido de maneira correta e sem exageros.

Alguns dos benefícios que o realçador de sabor entrega são: redução na ingestão de sal, estimulação para a alimentação dos idosos, e diversos outros.

Leia também:

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

26 Responses

  1. Pingback: bonanza178
  2. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d without a
    doubt donate to this fantastic blog! I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding your
    RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will talk about this site with my Facebook group.
    Chat soon!

  3. Pingback: find here
  4. Pingback: ???????????????
  5. Pingback: yehyeh
  6. I’m really enjoying the design and layout of your blog.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for
    me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme?
    Superb work!

  7. Pingback: website
  8. I’ve been surfing online more than 4 hours today, yet
    I never found any interesting article like yours.

    It is pretty worth enough for me. Personally, if all website owners and
    bloggers made good content as you did, the net will
    be much more useful than ever before.

  9. Pingback: ????????
  10. Pingback: chainsaw mill

Leave a Reply

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!