O olho grego significado carrega uma simbologia poderosa para quem o utiliza, e é conhecido há séculos como um amuleto capaz de afastar o mau olhado. Apesar de não estar ligado a uma religião em especial, muitas culturas ao redor do mundo adotaram o uso e acreditam na sua proteção.
Acredita-se que a cor azul, predominante no amuleto, tenha um efeito particularmente eficaz na proteção, já que esta cor é associada a um poder de cura e purificação. Assim, o olho grego transcende fronteiras culturais e religiosas, servindo como um símbolo universal de proteção e boa sorte.
O que é o olho grego?
Também conhecido também como Nazar, olho turco ou pedra contra o mau-olhado, o olho grego é um talismã. Esse amuleto tem origem turca, e é muito usado como pingentes em correntes e pulseiras, além de ser um símbolo tatuado com frequência. Ele simboliza proteção contra inveja, mau olhado e más energias.
A forma tradicional do olho grego apresenta coloração azul, mas também é possível encontrar outras variações com diferentes simbologias. O olho grego vermelho, por exemplo, age contra os medos e ansiedades do seu portador.
O olho grego e a proteção espiritual
Olho grego significado está relacionado a sua cor azul, que acredita-se ser a cor do mau olhado. O talismã absorve energias negativas e protege a pessoa que o usa de sentimentos como inveja e ódio. O olho em algumas culturas representa o “olhar de Deus”, que ilumina, protege e remete à paz.
Uma antiga lenda árabe conta que o símbolo se tornou popular após bloquear as energias negativas de um jovem que era capaz de quebrar uma pedra apenas com o seu olhar. Após o ocorrido, os habitantes começaram a adotar o símbolo como forma de proteção, o que se estendeu até a atualidade.
A evolução espiritual através do olho grego
Além de simbolizar a proteção, o olho grego na cultura turca também representa algo raro, já que olhos azuis são uma característica difícil de se encontrar na população mundial. O filósofo greo Plutarco afirmava ainda que pessoas com olhos azuis eram mais propensas a lançar maldições.
Acredita-se que a quebra do olho grego simboliza que o seu objetivo foi cumprido, ou seja, a proteção contra energias ruins foi bem-sucedida e ele deve ser substituído. Dessa forma, o portador do amuleto não sofrerá mal algum.
Como usar no dia a dia?
Depois de entender o olho grego significado, é hora de saber como usar esse poderoso amuleto no dia a dia. O uso em acessórios como pulseiras, colares e brincos é uma excelente alternativa, pois dessa forma o símbolo fica perto do corpo.
Você também pode investir em itens decorativos, de preferência na entrada da casa. O amuleto pode ser pendurado na porta de entrada ou nas janelas, locais visíveis para qualquer visitante que esteja entrando na casa. Outra opção são os itens decorativos, como quadros e almofadas, que devem ser colocados em locais de destaque.
O olho grego e outras culturas
Apesar de ter se popularizado na cultura grega, a origem do olho grego é muito mais antiga e não está associada a uma religião em específico. Ele é utilizado como amuleto de proteção nas religiões islâmicas, judaicas, cristãs e inúmeras outras tradições populares.
No Egito Antigo, o Olho de Hórus tem a mesma representação do olho grego, assim como o Terceiro Olho de Buda na Índia. São símbolos que remetem à proteção individual em diferentes culturas, mas que podem ser associados ao olho grego.
A simbologia do olho grego como um amuleto de proteção é utilizada desde as civilizações antigas, mas hoje em dia ainda é possível encontrar acessórios e itens decorativos com esse poderoso símbolo. Se você quer aprender mais sobre o que é evolução espiritual e ter acesso aos melhores livros sobre o tema, visite o nosso site.
Leia também: