Obturação de dente

Obturação de dente: o que é e quando deve ser feita?

Existem diversos tratamentos disponíveis para pessoas que apresentam algum problema na cavidade bucal, e a obturação de dente é um dos mais utilizados. 

Dessa maneira, é importante entender do que se trata e quando deve ser feita, pois pode ser que um dia surja a necessidade, decorrente de alguma condição negativa.

Antes de qualquer coisa, é sempre bom ressaltar a importância do odonto estética e funcional, pois garante que tenha um belo sorriso e dentes saudáveis. 

Então, isso auxilia para que não perca a funcionalidade dos dentes, o que é algo que costuma ser comum para alguns indivíduos que sofrem com algum tipo de acidente, por exemplo. 

Dessa forma, é relevante entender do que se trata a obturação de dente, já que é um procedimento que está disponível para que ele seja realizado, caso haja alguma coisa com você. 

Então, nesse caso é pertinente conhecer como faz o seu tratamento e quando ele é necessário, da mesma forma que uma cirurgia ortognatica.

O que é obturação de dente e quando ela é necessária

A obturação no dente nada mais é que um procedimento realizado que permite retornar a funcionalidade mastigatória natural e a estética dos dentes. 

Então, se ela foi perdida por conta de uma cárie, que também é conhecida por dente podre, mas também pode ser necessário em elementos dentários que sofreram algum tipo de traumatismo e não fez uso das lentes de contato de porcelana.

Esse procedimento também pode ser chamado de restauração dentária e tem como característica principal a reconstrução de uma parte fraturada ou de uma porção que foi completamente afetada pela cárie. 

Ou seja, só é necessário quando a pessoa deixou de cuidar da cárie em seu estágio inicial, causando a sua evolução.

A obturação dentária é feita através de alguns passos importantes, sendo realizada após o exame clínico no dentista. 

Porém, em alguns casos, é necessário até mesmo um exame de radiografia para saber qual foi o tamanho do dano causado na raiz do dente, já que dependendo do seu estrago, pode ser necessário outros tratamentos. 

Após o diagnóstico, é iniciada a cirurgia, em que é aplicada a anestesia local, pois é um tratamento que pode causar fortes dores. 

Depois disso, é retirada a cárie com algumas ferramentas, em que a mais utilizada costuma ser a broca, que pode até mesmo deixar manchas nos dentes. Nesse caso, é necessário um clareamento a laser dental.

Retirada a cárie, é colocado o material de obturação ou restauração, que varia de acordo com a necessidade do paciente, em que os mais utilizados costumam ser:

  • Porcelana; 
  • Cerâmica;
  • Amálgama de prata;
  • Resina.

Uma dúvida que surge por diversas pessoas é quando é necessário realizar a obstrução do dente, e a resposta é muito simples: quando o paciente apresenta uma grande perda dos tecidos duros do dente. 

Então, eles costumam ser perdidos em decorrência de uma cárie evoluída ou de desgastes e outros traumas, como citado acima.

A cárie não somente pode destruir os tecidos duros, como a dentina e o esmalte dentário, responsáveis pela sensibilidade dos dentes para temperaturas extremas, causando também fortes dores e incômodos. 

No caso de desgaste, pode ocorrer por causa do bruxismo, em que os dentes superiores entram em contato com os inferiores, causando pequenas fraturas. 

Portanto, isso a longo prazo, pode causar até mesmo danos irreversíveis. Então, um aparelho de dente invisível é muito importante nessas horas, pois evita esse contato.

Cuidados necessários após a obturação de dente

Agora que ficou mais fácil de entender do que se trata esse tipo de procedimento, que inclusive é um dos mais realizados. 

Pois a cárie costuma ser a principal doença bucal que afeta as pessoas, então a necessidade de se realizar esse tipo de procedimento acaba sendo maior do que as outras.

Os cuidados após a obturação de dente são extremamente necessários, pois pode ser um período em que a pessoa sinta algumas dores, mas somente se os cuidados não forem realizados. 

Então, os principais cuidados costumam ser acerca da alimentação, evitando alimentos quentes e muito duros, pois os dentes ainda podem apresentar uma certa sensibilidade.

De forma geral também é pertinente falar sobre a constante higienização bucal, que deve ser realizada no mínimo três vezes ao dia, utilizando o fio dental e o enxaguante bucal, removendo todas as bactérias presentes na boca.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leia também:

lucas
lucas

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!