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O uso do Pinterest no marketing digital para a moda

O Pinterest no marketing digital, através da sua plataforma, foi criado em 2010 com o objetivo de auxiliar as pessoas a organizarem e compartilharem suas imagens favoritas. Com o tempo, o site se tornou uma importante ferramenta para a comunicação de nicho de mercado, especialmente para a moda. Afinal, quem não gosta de conferir fotos de looks incríveis e dicas de styling?

Neste artigo, preparamos como você pode usar esta ferramenta de interação social, para ampliar a sua marca e trazer novos clientes. Vamos lá? 

A importância do marketing digital para a moda

A moda é uma indústria criativa e dinâmica que está constantemente se reinventando. O marketing digital para a moda tem sido crucial para o crescimento dessa indústria, permitindo que as marcas alcancem um público maior e mais diversificado.

As redes sociais, especialmente o Pinterest, são uma ótima maneira para as marcas de moda se conectarem com seus clientes e compartilharem suas últimas coleções e tendências. O Pinterest é especialmente popular entre as mulheres jovens, que são um importante grupo demográfico para a maioria das marcas de moda.

As marcas deste segmento também usam o Pinterest no marketing digital com o intuito de criar campanhas publicitárias personalizadas e relevantes para seus públicos-alvo. Além disso, as ferramentas de análise do marketing digital permitem às marcas monitorar o desempenho de suas campanhas e medir o sucesso de seus esforços.

Por que usar o Pinterest no marketing digital para a moda?

O uso do Pinterest no marketing digital para a moda é uma ótima maneira de mostrar o seu trabalho para um grande público. De acordo com o wikipédia, a ferramenta já conta com mais de 200 milhões de usuários ativos, e é uma plataforma popular entre os fashionistas e profissionais da área. 

A gama de opções que você pode fazer com essa ferramenta são infinitas. Com ela é possível promover roupas da coleção do mês, acessórios, calçados e outros produtos que há uma necessidade de exposição.

Para nos ajudar com o tema, procuramos Pedro Amorim, sócio diretor da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, para nos fornecer algumas dicas do uso do Pinterest no marketing digital  como uma boa alternativa de divulgação no mercado da moda. Para o profissional, as melhores opções são: 

Mostre seu trabalho para um grande público: Como já mencionado, o Pinterest tem mais de 200 milhões de usuários ativos. Isso significa que você pode alcançar um grande número de pessoas interessadas em moda com o seu conteúdo, se for demonstrando de maneira única, valorizando os princípios e conceitos da sua marca.

Identificação com sua Marca: Já que falamos em princípios e conceitos, vale lembrar que o consumidor adora se identificar com valores, se você conseguir mostrar isso, há uma chance de você ser sempre ser uma opção quando houver necessidade. Se você tiver dificuldades em demonstrar sua visão de negócio, procure uma agência de marketing pois eles tem “know-how” para te auxiliar neste processo.

Crie uma galeria visual do seu trabalho: O Pinterest no marketing digital permite que você crie uma galeria visual do seu trabalho. Você pode criar pins contendo fotos e vídeos das suas roupas e acessórios. Esses pins podem ser compartilhados pelos usuários e isso ampliará o seu alcance na rede social..

Promova suas peças de moda: Você pode usar o Pinterest para promover as peças da sua coleção. Basta criar um pin com a imagem da roupa e adicionar um link para o seu site. Os usuários que virem o seu pin poderão clicar no link e ser redirecionados para o seu site, onde poderão comprar a peça.

Crie uma campanha de marketing: O Pinterest também permite que você crie uma campanha de marketing. Você pode criar um board especial para a campanha e compartilhar os pins nas redes sociais. Assim você irá aumentar o alcance da sua publicação e, consequentemente, mais pessoas serão impactadas pelo seu conteúdo.

É importante ressaltar que o Pinterest no marketing digital é uma ferramenta poderosa, mas que precisa ser usada da maneira certa para que você possa obter os melhores resultados. 

Você deve levar em consideração o tipo de conteúdo que vai criar, o público-alvo da sua marca e como você vai usar a plataforma para atingir seus objetivos. Além disso, é importante sempre monitorar o seu desempenho e analisar os dados para verificar se as suas ações estão gerando os resultados esperados.

Como o Pinterest funciona para marketing digital?

O uso do Pinterest para marketing digital é uma estratégia cada vez mais popular entre as marcas de moda. O Pinterest é uma rede social que permite aos seus usuários compartilhar imagens e vídeos em um formato de feed. Elas podem ser “Pinadas” (Conteúdo salvo nos favoritos), que são como álbuns de fotos, e os usuários também podem seguir outros usuários e marcas, assim como pesquisar por tópicos específicos.

As marcas de moda estão começando a ver o potencial do Pinterest para negócios, com o fim de alcançar um público altamente qualificado e envolvido. Uma das principais razões pelas quais o Pinterest é tão atraente para as marcas de moda é que o conteúdo visual é extremamente importante nesse setor. As imagens que as marcas colocam no Pinterest podem ter um impacto significativo na conscientização da marca, bem como nas vendas.

Além disso, o aplicativo social oferece acesso a dados valiosos sobre o que as pessoas estão procurando e salvando. Isso pode ser extremamente útil para as marcas, que podem usar essas informações para ajustar suas estratégias de marketing e oferecer um conteúdo mais relevante para o seu público-alvo.

Vale lembrar também que o Pinterest no marketing digital traz uma plataforma extremamente visual, o que a torna perfeita para as marcas de moda que querem se destacar. As empresas podem usar esta ferramenta para criar uma estética forte e consistente, que será reconhecida pelo seu público alvo.

Exemplos de sucesso de uso do Pinterest para a moda

O Pinterest no marketing digital traz um potencialidade extremamente popular quando se baseia na curadoria de imagens. Afinal o aplicativo é um ótimo lugar para pesquisar por imagens relacionadas a um determinado tema, ou seja, ótimo para atingir um nicho de mercado.

É por isso que a moda é um dos setores que mais tiram vantagem desta ferramenta, pois os usuários o usam para encontrar inspiração ou para promover produtos. A seguir, apresentamos alguns exemplos de como as marcas estão usando o Pinterest no marketing digital para promover sua marca no mercado da moda:

J.Crew

A J.Crew criou uma série de pins contendo dicas de estilo e fotos de looks que podem ser criados a partir de peças da J.Crew. Esses pins fornecem inspiração para os clientes, além de mostrar os produtos disponíveis para compra.

ASOS

Famosa pela variedade de suas peças, a ASOS também criou uma variedade de pins relacionados à moda, incluindo imagens de suas coleções, dicas de estilo e pré-visualizações de sua revista digital. Alguns destes estão direcionados a nichos específicos, como festas ou vestidos para casamento.

Ann Taylor

Ann Taylor usou o Pinterest no marketing digital de maneira genial. Ela criou um “Quarto Virtual”, que contém um ambiente virtual do qual os clientes podem escolher peças para montar um look completo. Essa ferramenta é útil para as pessoas que não têm tempo ou inclinação para montar looks por si mesmas.

Bauble Bar

A Bauble Bar permite que os clientes comprem produtos diretamente através do aplicativo. A marca criou uma ferramenta chamada BaubleBar for Pinterest, que os usuários possam instalar em seus computadores, para que comprem itens diretamente de suas contas. Facilidade e simplicidade contaram muito nesta estratégia de marketing.

Lucky Brand

Conhecida pelo luxo e pela moda das celebridades, a Lucky Brand criou um álbum no Pinterest contendo imagens dos looks usados pelos famosos nas semanas anteriores. Esses pins são extremamente populares e ajudam a promover a marca para o público-alvo da Lucky Brand: as mulheres jovens que acompanham o mundo da moda.

Como você pode ver, há muitas maneiras diferentes de usar o Pinterest no marketing digital, especialmente quando se está envolvido na indústria da moda. Não importa qual seja a sua marca ou produto, é provável que existam maneiras de envolver o Pinterest na promoção da sua marca.

Vamos começar nossa estratégia de marketing?

As redes sociais são fundamentais para qualquer marca que deseja crescer na era digital. O Pinterest no marketing digital é uma das plataformas mais populares e pode ser extremamente útil para quem trabalha com moda.

Com um público altamente engajado, o Pinterest pode ajudar a aumentar o alcance de sua marca e até mesmo converter seguidores em clientes fiéis. No entanto, é importante lembrar que o sucesso não vem da noite para o dia. É preciso investir tempo e energia para criar uma estratégia bem-sucedida de marketing e relacionamento.

Mas tenha certeza, que essa dedicação vale a pena! Com um pouco de esforço, você pode ver seus esforços de marketing na plataforma renderem frutos. Então, prontos para começar? Tenha certeza que com a sua dedicação, o Pinterest no marketing digital irá te ajudar cada vez mais. Boa sorte!

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Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

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