A prática usual da hipoteca de imóveis parte dos países ocidentais e torna-se uma alternativa para os brasileiros interessados em conseguir valores mais altos em um empréstimo ou financiamento, visto que disponibilizar como garantia um bem ao credor, é uma boa opção para quem quer um apartamento de alto padrão em perdizes.
A hipoteca é denominada pela prática de realizar a entrega de um imóvel como garantia de pagamento para a transação bancária escolhida, que possui como item primordial pela sua escolha as taxas e juros menores que os convencionais, além de um tempo maior para amortização.
O que é a hipoteca de imóveis?
A hipoteca é uma espécie de crédito que o interessado realiza com a garantia de um imóvel para obtenção de um empréstimo ou financiamento bancário, que garantem taxas de juros e prazos menores que o convencional.
A prática é usual nos Estados Unidos, mas vem ganhando força no Brasil, pois a transação é formalizada mediante um contrato que torna explícita a garantia da operação da troca de um bem para um crédito.
Como funciona a hipoteca de imóveis?
De forma mais simples do que parece, o interessado, e proprietário do imóvel, oferece como entrada a propriedade para obtenção do empréstimo, com um valor determinado com base no valor do mercado atual, em conjunto com a capacidade de pagamento do interessado.
Com o valor já estipulado, os juros são definidos, que tendem a ser mais baixos e com o prazo maior do que um convencional, por conta da operação, a aprovação vem logo em seguida.
Quais os riscos da hipoteca?
O maior risco em uma hipoteca é a inadimplência, ou seja, a perda do bem por falta de pagamento ao credor devido a parcelas em atraso. Há reivindicações por parte do credor que tomam o bom com apenas uma parcela em atraso.
Geralmente, os contratos deixam a disposição alguns meses de falta de pagamento antes de realizar a posse do bem. Mas, para que a reivindicação não aconteça, um bom planejamento financeiro para conseguir realizar o pagamento das parcelas no prazo, ou até quitar antes do prazo estipulado.
Vantagens e desvantagens da hipoteca de imóveis
As taxas baixas são a maior vantagem que uma hipoteca oferece a interessados em obter a casa dos sonhos como um apartamento de alto padrão em perdizes ou realizar projetos pessoais.
No entanto, a maior desvantagem, caso as parcelas não sejam pagas, é a tomada do bem por parte do credor. Sem contar os juros que podem chegar a um valor absurdo e o credor pode acabar tendo muitos problemas na hora do pagamento.
Quais os documentos necessários para solicitar a hipoteca de imóveis?
Os documentos necessários para a solicitação da hipoteca dependem exclusivamente do credor e políticas específicas de cada instituição financeira. Mas, independente das situações, a lista de documentos é extensa.
Dentre os documentos, é necessário a apresentação daqueles que demonstram os gastos fixos, como despesas, aluguéis, seguros e demais financiamentos. Também é comum que esses documentos demonstrem a partir de 30% da renda do solicitante.
Quanto custa a hipoteca de imóveis?
Como todo tipo de transação bancária, a hipoteca não se torna livre de custos, seja com o empréstimo ou financiamento. Os juros cobrados nesta modalidade variam entre 12% a 27% ao ano e podem chegar a 30 anos para realizar a amortização.
Além da hipoteca, são necessários incluir os custos de taxas de avaliação do imóvel, originação do empréstimo, registo e impostos que incidem sobre a transferência de propriedade.
Quais tipos de imóveis podem ser hipotecados?
Praticamente todos os tipos de imóveis são aceitos para as hipotecas. Casas, apartamentos, terrenos, imóveis comerciais ou rurais, galpões e lotes podem ser utilizados como garantia para a transação.
Vale lembrar que a única diferença entre os tipos de imóveis são os valores pré-estipulados pelo mercado imobiliário. Um imóvel com valor elevado, como um apartamento de alto padrão em perdizes, garante um crédito maior.
Como escolher a melhor opção de hipoteca de imóveis?
Para escolher a melhor opção de hipoteca de imóveis, como para um apartamento 4 dormitórios em perdizes, é necessário considerar diversos fatores, como taxas de juros, termos do empréstimo e os custos adicionais.
A reputação do credor, ou seja, à imobiliária ou banco, também é um dos fatores que devem ser levados em consideração, dado que muitas instituições financeiras anunciam a oferta como hipoteca, mas realizam alienação do imóvel, do qual o bem fica com o credor.
Outro ponto importante é a contatação de uma imobiliária de confiança que adeque as melhores opções para você. Confira o apartamento de alto padrão em perdizes ou o apartamento 4 dormitórios em perdizes disponíveis navegando pela Mello Imóveis e entre em contato com um de nossos corretores para tornar o seu sonho em realidade.
Leia também: