Fazer denúncia de problemas no trabalho é importante para não lidar com certas consequências, como dificuldade para trabalhar e entregar metas, mas devido ao medo de retaliação após denúncia, os colaboradores se calam. O funcionário que sofre o abuso corre o risco de sofrer ameaças mais graves, pois quanto mais o abusador se sentir no controle, maiores são as chances de o assédio se agravar.
Como obrigação, as empresas precisam transformar o local de trabalho em um ambiente seguro e com regras rígidas para impedir os assédios. As punições devem ser severas, para evitar que outro funcionário tente cometer os atos, e, caso aconteça, por ter um canal de denúncia, a vítima consegue relatar os abusos em segurança.
O medo da retaliação: a maior barreira para a denúncia
A sensação de medo de retaliação é a principal barreira para denunciar casos de assédio e discriminação na empresa, sobretudo pelo receio de perder o emprego, não conquistar promoções ou receber ordem de transferência. Com esses fatores, os profissionais deixam de esclarecer o que tem acontecido internamente, e precisam viver em uma rotina estressante e desagradável.
As consequências de não denunciar problemas no trabalho
O fato de não denunciar problemas no trabalho acarreta em graves consequências, que podem prejudicar o profissional em todas as atividades que queira fazer. Por medo de sofrer retaliação, a pessoa deixa de relatar a situação e acaba lidando com consequências diárias na empresa, como:
- Trabalho prejudicado;
- Dificuldade para realizar as atividades normais;
- Metas atrasadas;
- Perda de confiança;
- Desconfiança de ficar perto dos colegas;
- Receio de sair de casa para trabalhar;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Estresse;
- Possibilidade de pedir demissão.
Os conflitos no ambiente de trabalho não desaparecem, e tendem a piorar com o passar do tempo. A intenção do abusador é tornar a rotina da vítima estressante, ao ponto de fazê-la perder o interesse no emprego e solicitar demissão.
A importância de ter um canal de denúncia
Um canal de denúncia é de suma importância, pois auxilia a equipe a relatar problemas anonimamente, ou seja, sem precisar se identificar para não prejudicar a si e ao colega. As informações são registradas no sistema e passadas para os responsáveis resolverem a situação imediatamente, sem relacionar diretamente os colaboradores.
Os envolvidos são afastados do cargo ou transferidos para outra empresa, preferencialmente distante, para prevenir o contato com as vítimas. A companhia também pode punir os abusadores por causarem o inconveniente no ambiente de trabalho e tornar a rotina da equipe desagradável.
Como escolher o canal de denúncia mais adequado?
Escolha o canal de denúncia com base em canal de denúncias anônimas e externo, para facilitar os envios de formulários com as queixas, como a Contato Seguro. A partir disso, a equipe se encarrega de analisar as informações para atuar em cima da situação e apresentar a resolução do caso o quanto antes às vítimas.
O papel do sindicato na defesa dos trabalhadores
O sindicato tem o papel de proteger os funcionários, assegurar seus direitos e, se encontrar problemas relacionados ao descumprimento da legislação do trabalho, pode representar os colaboradores em negociações judiciais. A intenção, neste caso, é obter a reparação de todos os prejuízos gerados aos empregados, como acontece em situações de assédio.
Com os sindicatos, os profissionais são representados em negociações, têm os direitos protegidos e conseguem tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Portanto, se você tem medo de retaliação após denúncia, saiba que com a Contato Seguro, você não precisa se identificar, ainda, tem toda a proteção que precisa devido ao sindicato para prestar a sua queixa.
A legislação trabalhista brasileira e a proteção aos denunciantes
Por mais que tenham medo de retaliação após denúncia, a legislação brasileira protege os denunciantes, conforme presente na Lei n° 10.224/2001, que categoriza o assédio como crime. Em casos de constrangimento para obter vantagem perante a condição de superioridade na empresa ou atuar em cargo de mesmo nível, está sujeito à detenção de 1 a 2 anos e multa, de acordo com o artigo 146 do Código Penal.
Os assediadores, enquanto servidores públicos, podem ser punidos na esfera penal, civil e administrativa, conforme informações do Gov.br. Dessa forma, o profissional tem mais segurança de solicitar auxílio, pois está protegido e não vai sofrer com retaliações devido ao anonimato fornecido.
É com a Contato Seguro que as empresas podem tornar a rotina de trabalho mais agradável aos colaboradores. Com isso, os funcionários deixam de sentir medo de retaliação após denúncia, pois permanecem protegidos e tranquilos com a certeza de que a situação vai ser resolvida!
Leia também: