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Geomarketing: Veja como usar a favor da sua marca

Você conhece a prática de geomarketing e sabe o quanto ela pode ser boa para a sua empresa? Se o termo ainda soa estranho para você, saiba que é hora de aprender um pouco mais sobre o quanto ele pode beneficiar a sua marca e ações de marketing.

Com a tecnologia cada vez mais sendo implementada em todos os serviços, o geomarketing surge como uma opção para melhorar o alcance de uma empresa – como um todo – ou de suas campanhas de forma mais regionalizada, seja para um transporte de medicamentos ou uma marca de piscinas.

Por conta disso, os beneficiários do geomarketing podem ser diversos – e tanto o cliente quanto o gestor são impactados por ações desse tipo. Quer saber como? Confira o conteúdo abaixo e se informe.

O que é geomarketing?

A estratégia discutida usa um termo grego, o “geo”, que significa terra; e “marketing”, do inglês, pode ser entendido como mercado.

Dessa forma, é possível entender qual o significado prático do geomarketing se trata de: “usar a tecnologia de localização como um braço do mercado”.

Durante esse processo, algumas ferramentas são usadas para encontrar possíveis parceiros e clientes, de acordo com a localização. 

Por meio de tecnologias como o GPS e as próprias redes sociais, essa ideia se tornou cada vez mais fácil de ser usada e compreendida.

Os donos de fábrica de estrutura metálica ou grandes institutos financeiros podem se beneficiar do geomarketing para encontrar possíveis clientes.

Apesar da tecnologia impulsionar o movimento, o geomarketing é antigo e data desde 1950. 

O primeiro objetivo era investigar quais as melhores regiões para abrir uma nova loja e o nome era “inteligência geográfica de mercado”.

Porém, hoje em dia as empresas usam o geomarketing para ações bem maiores do que abrir uma nova filial. Do aprofundamento de uma persona para a contratação de novas parcerias, abaixo você confere como funciona o geomarketing.

Como o geomarketing funciona?

O geomarketing pode ser aplicado de diferentes formas, e a partir de diversos aplicativos, ferramentas ou estratégias que fazem dele uma enorme potência para definir os novos rumos de uma empresa.

Por isso é importante não ficar de fora e, independentemente do nicho digital, usufruir do que as redes permitem para a sua empresa. 

De modo a auxiliá-lo nesse processo, abaixo separamos algumas formas possíveis de aplicação do geomarketing, entre as quais destaca-se:

  • Geomarketing offline;
  • Google Meu Negócio;
  • Check in;
  • Geofencing;
  • Geotargeting;
  • Ads localizados;
  • Geotagging.

Abaixo, explicamos cada um desses modelos de geomarketing para que você possa instalar aquele que mais fizer sentido para o seu negócio, do serviço de ambulância para eventos a uma franquia de bares.

1. Geomarketing offline

O geomarketing é um pouco antigo. E antes do advento das novas tecnologias, ele só existia de uma forma: offline. Apesar disso, devido aos seus benefícios, ainda hoje ele pode ser aplicado, com as otimizações proporcionadas pela internet.

Contudo, enquanto isso não era possível, a tecnologia já contribuia de forma valiosa para o negócio.

Em 1950, por exemplo, a técnica podia ser aplicada para avaliar cidades e países, visto que o geomarketing offline estuda regiões, precificação, públicos, ações específicas de divulgação e novos produtos para as regiões pretendidas pela marca.

Nesse sentido é que podemos perceber a mudança de dedetização valor de um lugar para o outro. A ideia não é encarecer nem sequer diferenciar as vendas, mas entender as demandas do público e até analisar a opção escolhida para a área da nova filial.

2. Google Meu Negócio

Na área de geomarketing online, o primeiro item de destaque, essencial para qualquer empreendedor que deseja se instalar virtualmente, é o Google Meu Negócio.

Ele nada mais é que o seu endereço digital nas pesquisas do maior buscador da internet. 

Assim, quando o cliente procura pelo seu serviço, ele irá encontrar o horário de funcionamento, localização, informações como preços e produtos, telefone e imagens do local, baseados na proximidade e regiões estabelecidas como área de atendimento.

Também é possível fazer com que os clientes recomendem, avaliem e deixem comentários na página da sua loja, o que gera ainda mais valor à experiência com a marca.

Além disso, quando o cadastro é feito, é possível vincular um link para o Google Maps, facilitando a localização, direcionamento e até o relacionamento entre o cliente e a sua empresa.

Deste modo, esse recurso pode fazer uma grande diferença para diversas empresas: do transporte de congelados para a mercearia do bairro.

3. Check in

Sabe quando um usuário de rede social menciona o seu serviço dentro do perfil dele?

É esse o famoso Check in. Ele acontece muitas vezes a partir do momento de entrada da loja, seja de forma automática ou manual.

A importância se dá principalmente pelo engajamento, tendo em vista a quantidade de pessoas que podem se interessar pela sua marca a partir da marcação.

Para promover esse tipo de ação, é interessante que a marca dê algo em troca: promoções, cupons, sorteios de brindes e ações de fidelidade são exemplos muito interessantes dessa estratégia.

A partir dessa relação, o aprofundamento com a persona pode ser feito, enquanto ambas partes saem ganhando e uma avaliação do comportamento do público pode ser realizada.

4. Geofencing

Uma das ações mais interessantes do geomarketing é o Geofencing. 

Isso porque, na prática, essa estratégia junta a tecnologia de posicionamento global (GPS) para conversar com um potencial cliente no momento que ele entra na área da sua loja.

Digamos que um lead está passando pela rua na qual a sua mercearia está instalada. 

Nesse instante, ele recebe uma mensagem por celular avisando sobre a proximidade do serviço, recebendo algum tipo de cupom, oferta ou promoção.

Também é possível enviar um aviso de algum tipo de evento que pode ocorrer próximo da data em que ele está ou o tempo no trânsito que ele vai levar. 

A equipe de marketing deve usar a criatividade para fazer a mensagem mais atrativa para o cliente.

5. Geotargeting

Usado de forma ostensiva pelas redes sociais, o Geotargetting funciona a partir do rastreio do IP, ou seja, um endereço virtual numérico que indica qual a localização do usuário para a realização da campanha de marketing.

Um cliente interessado em alugar sala comercial pode ser beneficiado por meio de anúncios voltados para a área que ele está pesquisando. Isso porque o Geotargetting possui um sistema de segmentação que pode ser utilizado a partir de informações como cidade até mesmo o CEP da pessoa.

Também é possível aplicar o Geotargetting a partir de funções do Google Ads e o Facebook Ads, explorando bastante a diversidade de alcance permitida pelo recurso.

6. Ads localizados

Por falar nas redes sociais, também é possível criar anúncios especializados para determinada localização e segmentar o público por meio dela.

Os anúncios podem ir além da região e apostar no perfil do público, constando os gostos, poder aquisitivo, hobbies e acertar de forma mais aprofundada na relação com o produto anunciado.

7. Geotagging

Semelhante ao check in, o geotagging acontece quando a marca possui um perfil nas redes sociais e permite a marcação pelo cliente. 

Dessa forma, a pessoa que acompanha o conteúdo de quem está marcando o seu serviço pode clicar e ser direcionado diretamente para o mapa.

Neste sentido, o cliente pode estar trabalhando em um sistema de aterramento, postar sobre o local do projeto nas redes sociais, mencionar o serviço e ajudar por meio do engajamento, fazendo outras pessoas clicarem no perfil e conhecerem o negócio.

Vantagens do geomarketing para a sua marca

Se você ainda não reconheceu as principais vantagens para a sua marca por meio da lista dos principais tipos de estratégias possíveis pelo geomarketing, abaixo nós detalhamos um pouco mais. Confira.

Buscas locais

Com cada vez mais pessoas usando a internet para pesquisar as preocupações e anseios que passam, a empresa que mantém um endereço virtual com todos os ativos de geomarketing sai na frente em comparação com aquela que não está presente. 

Afinal, com apenas alguns cliques o usuário pode chegar até algum conteúdo da marca e iniciar um relacionamento de compra. Principalmente quando se trata de serviços que são ofertados presencialmente, como o controle tecnológico de concreto

Geralmente, o usuário possui GPS ligado, facilitando a busca pela marca mais próxima dele, ou mesmo é impactado por campanhas que estipulam determinadas regiões e IPs, otimizando os contatos.

Inclusive, de modo a exemplificar de maneira mais clara, durante este conteúdo, mencionamos o Google Meu Negócio, uma excelente maneira de marcar a localização virtual e auxiliar durante o alcance do público por meio de buscas.

Por isso, é necessário manter o geomarketing em todos os canais e usar o SEO local, para que todos os caminhos da loja possam ser percebidos e alcançados pelo futuro cliente de forma estratégica.

Segmentação

O geomarketing permite que a marca entenda com cada vez mais recortes o tipo de público que ela está conversando.

Por isso, junte dados de região com os gostos, comportamento e uso de rede social, e o seu time possui todos os ingredientes para fortalecer uma nova campanha.

Nesse sentido, tanto a persona que procura um produto quanto a empresa que está em busca de mais clientes se beneficiam, visto uma ação mútua provocada pela localização.

Geração de conversão

Com a busca local e a segmentação, a conversão do lead em um cliente se torna muito mais fácil. O processo da jornada de compra é encurtado porque ambos estão mais próximos e fáceis de serem localizados.

Investir no geomarketing, portanto, garante o sucesso e o lucro para sua empresa por meio de tecnologias presentes nos principais mecanismos e aplicativos do mundo, tornando a presença da marca constante, onde quer que a pessoa esteja.

Comece a usar o geomarketing!

Percebeu como é possível usar o geomarketing a favor da sua marca? 

Depois desse conteúdo você está pronto para colocar as principais ações em práticas e conseguir os melhores clientes a partir da sua área de atendimento, gerando mais autoridade em seu segmento de atuação e levando em consideração o posicionamento e proximidade física do público/potencial consumidor.

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Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

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