Como aumentar as vendas orgânicas com gamificação?

A gamificação em vendas é uma estratégia moderna e inovadora que transforma o processo de vendas em uma experiência mais envolvente e motivadora, tanto para equipes quanto para os clientes. 

Hoje, vamos aprofundar o conceito de gamificação em vendas, como ela pode efetivamente aumentar de forma orgânica as vendas do seu negócio e aprender orientações práticas para sua implementação. Fique com a gente!

O que é a gamificação em vendas?

A gamificação é a ação de implementar os elementos de desafios em um contexto que não envolva entretenimento, e sim, produtividade. O vendedor identifica todos os processos e avalia disponibilizar recompensas e desafios entre eles.

Para que serve?

O ser humano é naturalmente influenciado por desafios, e usar seus elementos em dinâmicas de trabalho pode gerar consequências muito positivas para o ambiente e para os clientes da marca, como um engajamento relativamente natural e bem-estar associado ao produto.

Por que a gamificação pode aumentar as vendas orgânicas?

gamificação

Ao aplicar a gamificação em vendas, você pode ganhar vários benefícios, tanto para o individual, quanto para a equipe. Isso resulta em mais qualidade de trabalho e bem-estar para os colaboradores, e consequentemente, mais vendas para o seu negócio. Dentre os benefícios, então:

  • Melhora significativa na produtividade: aos colaboradores se verem como “participantes de um desafio” faz com que eles enxerguem as tarefas de um modo menos “obrigatório” e mais objetivo. Quando recompensados com feedback, prêmios por suas metas e mais organização, eles se sentem mais motivados;
  • Estímulo a tomada de ação: ao promover o processo de gamificação, como estimular objetivos nos compartilhamentos, faz com que sua mercadoria passe organicamente de boca em boca, assim chamando mais público para sua marca;
  • Coleta de dados: na gamificação em vendas você tem a oportunidade de observar dados sobre preferências e comportamentos relacionados ao cliente. Isso faz com que você possa adaptar as suas tendências e estratégias de venda;
  • Engajamento de clientes: a gamificação mexe diretamente na experiência de compra do cliente, o que deixa mais interativa, incentivadora e atrativa e melhora o envolvimento com sua marca.

A implementação da gamificação em vendas não apenas eleva a motivação e a produtividade dos colaboradores, mas também promove um engajamento mais profundo dos clientes com a marca.

Como aumentar as vendas orgânicas com gamificação

Vendas orgânicas são aquelas feitas a partir do simples, sem investimentos grandes com publicidade ou propagandas. Por isso as estratégias da sua empresa tem que estar alinhadas com o público para que isso chame sua atenção e faça-o vir até você. A gamificação em vendas é a chave certa para engajar seu público.

Você provavelmente já foi marcado em algum comentário na mídia social Instagram em um post com anúncio de sorteio com requerimentos para participar, como marcar outros amigos e seguir o perfil, não é mesmo? Saiba que esse é um dos maiores exemplos de gamificação em vendas orgânicas que existem.

A criação de um programa de fidelidade gamificado é uma estrutura muito eficaz de venda e engajamento de público. Permita que por meio dele, seus clientes ganhem pontos e níveis para trocar por recompensas dentro da loja, como descontos, resgates de produtos no caso de lanchonetes, etc.

Competição faz parte da experiência gamificada tanto para os funcionários, quanto para os clientes. Criar quizzes interativos, concursos de fotos ou outros desafios relacionados à marca em troca de prêmios consideráveis é uma excelente estratégia.

E por fim, a interação visual também é parte da gamificação. Desenvolva bons designs para chamar a atenção do seu público e deixar claro quais são as intenções da sua marca e para introduzi-los aos desafios de fidelidade e benefícios.

Como implementar a gamificação nas vendas da forma correta?

Os elementos dos desafios da gamificação são a parte mais importante da estratégia e saber aplicá-los é essencial para fazer com que seu público olhe para sua marca e antes disso, é importante trabalhar as características da ferramenta de dentro para fora, tais como: 

  • Conheça seu público alvo: antes de qualquer passo é importante você conhecer quem é que vai comprar o seu produto. Conheça quais são os seus interesses, preferências e motivos para que você possa adaptar as mecânicas de gamificação de acordo com seu negócio.
  • Ofereça boas recompensas: É importante você trabalhar o quesito recompensa na sua estratégia. Desenvolver bem essa ideia nos programas de fidelidade será crucial para fazer com que o nome da sua empresa circule de pessoa para pessoa de forma orgânica.

A gamificação em vendas surge como uma ferramenta para revigorar as estratégias de vendas, engajando equipes e atraindo clientes de maneira criativa e dinâmica. Portanto, adotar a gamificação não é apenas uma tendência, mas sim, uma mudança que pode levar seu negócio a novos patamares de sucesso!

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Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

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