marketing esportivo

Entenda a importância do Marketing Esportivo

O marketing esportivo cada vez mais se mostra presente na sociedade, sobretudo, por ser uma ferramenta que gera negócios e oportunidades dentro da área. 

Essa estratégia é considerada eficiente, assim como bastante lucrativa em termos de oportunidade, pois pode ser aplicada em diferentes segmentos do mercado. 

Isso ocorre porque essa técnica é capaz de unir o consumo de elementos ligados ao esporte, mas também remete a paixão acerca de um time de futebol, por exemplo. Por meio dessa estratégia, vários métodos podem ser aplicados, todos eles ligados ao marketing. 

Para compreender o que é o marketing esportivo, assim como sua importância e finalidade, é essencial compreender o que é o marketing. 

O que é marketing?

Philip Kotler foi um dos primeiros a trazer uma definição sobre o assunto, sendo considerado como o “pai do marketing”. Para ele, o marketing tem a capacidade de produzir um material e entregar de acordo com a demanda de mercado. 

Todavia, esse não é qualquer material e sim, um que gere lucro para a empresa além de atender as expectativas do negócio e do cliente. 

Com o passar dos anos, houve o desenvolvimento de várias técnicas e estratégias de marketing, sobretudo no ambiente digital. 

Quando falamos sobre o marketing esportivo é importante compreender que ele consegue trazer oportunidades dentro da área dos esportes, seja por meio de uma marca, de times de segmentos diferentes do esporte, atletas e referências, assim como equipamentos. 

Neste artigo, você entenderá mais sobre o marketing esportivo e como ele pode ser uma excelente estratégia dentro da sua empresa ou de repente, se você está em busca de uma especialização. Acompanhe os detalhes prosseguindo a leitura. 

Como o  Marketing Esportivo pode ser utilizado?

É impossível negar que o esporte é uma paixão em várias partes do mundo, atingindo um grande número de pessoas. Como esse é um amor crescente e que muitas vezes passa de geração em geração, existem técnicas desenvolvidas para atrair e captar clientes nessa área. 

Estamos falando do marketing esportivo. Esse é um negócio que se apresenta bastante promissor, sobretudo, na área do futebol. Isso porque uma pesquisa realizada pelo Think With Google, apontou que 70% dos brasileiros afirmaram que o seu esporte favorito é o futebol. 

Você já deve ter compreendido que o marketing esportivo é uma vertente do marketing, que tem como objetivo trazer lucro e fidelizar os clientes dentro da pauta esportiva. Isso pode variar desde:

  • A realização de eventos e torneios;
  • Ações realizadas por times de futebol ou clubes;
  • A assessoria e patrocínio de atletas;
  • Naming rights;
  • Dentre outros. 

Ou seja, o Marketing Esportivo vai unir a paixão que as pessoas têm  por um determinado clube, esporte ou atleta, com os principais produtos e ações que podem envolver diferentes públicos-alvos. 

Por isso, essa indústria é considerada bilionária e quando bem aproveitada pode gerar vendas, consequentemente trazendo lucros para empresa, e ainda garante o entretenimento das pessoas. 

Estratégias do marketing esportivo

O melhor é que por meio do marketing esportivo é possível traçar uma estratégia ligada a anúncios em televisão, rádios ou jornais impressos. 

No entanto, com as redes sociais e os sites, existe uma grande possibilidade de expandir a visibilidade de um clube ou atleta, assim como as vendas de produtos ligados à marca. 

Quando falamos sobre serviços e produtos podem ser os mais diversos, desde exaustor insuflador elevadores thyssen, blusas, camisetas, tênis, bola de futebol, toalhas, bandeiras, canecas e copos, dentre outros. É importante destacar que o marketing esportivo não é direcionado somente para os negócios de futebol, basquete e vôlei, mas que pode abranger várias estratégias de forma prática. 

Por exemplo, existe o Dia Nacional do Futebol, em que é possível oferecer descontos em lojas, assim como trazer recompensas aos clientes, o que contribui para uma excelente experiência no contato com seu negócio. 

É importante ressaltar também que além do consumo de produtos na área do esporte, como de fabricantes de alambrados, as pessoas que gostam da área também consomem conteúdos ligados ao esporte. 

Esses conteúdos podem ser os mais diversos, desde textos, vídeos, fotos, lives, webinars, dentre outros. Por isso, esse é um excelente mercado do ponto de vista também de expandir a marca e conhecimento acerca de um tema da área do esporte. 

Contudo, por que minha empresa deve investir em marketing esportivo?

Agora que você já entendeu o cenário do marketing esportivo em termos de mercado e de público, é essencial compreender os motivos pelos quais sua empresa deve investir nesta área do marketing. 

Ou seja, esse é o momento de falarmos sobre a importância desse tema, seja para uma empresa de calandra manual para chapas ou para uma loja de roupas. 

Gera lucro

O primeiro benefício é que o marketing esportivo pode ser muito rentável para sua empresa, ou seja, pode agregar um elevado lucro para o seu negócio. Isso representa que o marketing esportivo pode contribuir para o crescimento da sua empresa. 

Fidelização de clientes

Outro benefício diz respeito ao aspecto da fidelização em relação ao cliente. O esporte é um amor e uma paixão nacional, sobretudo, quando falamos do futebol. O Brasil é conhecido como o “país do futebol”, exatamente porque esse esporte é uma tradição. 

É claro que o marketing esportivo não é somente sobre futebol, mas é impossível negar essa importância e influência. 

Podemos ressaltar que o esporte é responsável pela atração de novos clientes para sua empresa, assim como para a sua fidelização. 

Para isso, uma dica que apontamos é que a empresa desenvolva um conhecimento profundo sobre seus clientes, com a finalidade de compreender quais são seus interesses, hobbies e temas que chamam sua atenção. 

Na verdade, o conhecimento do público é um aspecto fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Conhecendo seu público, é possível criar uma estratégia de comunicação e marketing esportivo em sua empresa de serviços de contabilidade preços ou em outro segmento, com a finalidade de acelerar o processo de decisão de compra do cliente. 

Ou seja, em resumo, podemos afirmar que a importância do marketing esportivo para a empresa é o seguinte:

 

  • Aumento da lucratividade;
  • Crescimento do seu negócio;
  • Possibilidade de atrair novos clientes;
  • Fidelização dos clientes pelo fato de lidar com um tema de paixão nacional;
  • Atrai o ROI para a empresa, ou seja, o Retorno por investimento;
  • Promove conexão entre o público e a marca. 

 

A partir do entendimento acerca desses benefícios para seu logística internacional, vamos entender algumas oportunidades que podem ser aproveitadas pelo seu negócio. Acompanhe a seguir!

Momentos em que é possível ressaltar que o marketing esportivo

Entendendo os benefícios dessa ação, vamos compreender também os momentos em que é possível ressaltar as estratégias e técnicas do marketing esportivo dentro da sua empresa. 

Vale ressaltar que a empresa, não necessariamente precisa trabalhar com produtos de esporte, podendo ser um negócio voltado para projeto de arquitetura de interiores, por exemplo. 

Copa do mundo 

A copa do mundo ocorre a cada 4 anos e é uma excelente oportunidade para as empresas lucrarem com essa ação. Esse é um evento que ocorre em países diferentes, mas no Brasil, é uma ação bastante tradicional. 

Dessa forma, é muito comum que nessa época, as empresas invistam em publicidade, seja pela troca da roupa ou uniforme dos colaboradores ( que passam a utilizar a camisa do Brasil) ou pela entrega de brindes que sejam ligados à copa. 

Por exemplo, a partir de um determinado valor em compras de uma saco valvulado 25 kg, o cliente passa a concorrer para ganhar um ingresso de um jogo ou até mesmo, assistir em um local diferenciado, sofisticado em um bar ou em restaurante. 

Ou seja, essa é uma possibilidade da sua empresa conseguir atrair os clientes por meio da criação de descontos e promoções. 

Copa do Brasil, Brasileirão ou finais de campeonato

Outra estratégia que pode ser aplicada por sua empresa de porta de aço galvanizado preço é promover ações de desconto, promoção ou integração durante eventos como a Copa do Brasil, Brasileirão ou finais de campeonatos diversos. 

Ao contrário da copa do mundo que ocorre a cada ano, existem campeonatos que acontecem todos os anos, em um intervalo de meses. 

Ou seja, essa é uma excelente oportunidade de fazer ações voltadas ao marketing esportivo, sobretudo, em sites e nas redes sociais, com o objetivo de atrair novos clientes e aumentar as vendas da empresa. 

Já que o marketing esportivo pode ser uma tendência bastante lucrativa para o seu negócio, não perca mais tempo e passe a realizar o planejamento de ações que podem ser implementadas na área. 

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Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

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