dor de dente

Dor de dente no frio: Saiba as causas

As opiniões são sempre muito divididas quando se discute sobre o que é melhor, o frio ou calor. Porém, para as pessoas com alta sensibilidade, a dor de dente aumenta em climas gelados, fazendo com que seja um período um pouco mais complicado para elas.

Essa sensibilidade faz com que não consigam nem bocejar direito, sentem um certo desconforto nos dentes.

Dessa forma, quando o inverno chega, muitas pessoas que têm esses problemas, passam por uma fase ruim nessa estação, justamente por não conseguirem nem ao menos abrir a boca, sem que uma brisa gelada passe entre os dentes e cause desconforto.

Um aparelho invisível é bom para evitar essa infiltração de ar gelado.

Principais causas da sensibilidade nos dentes

Se você é uma dessas pessoas que sofre com altas sensibilidades nos dentes, o que é o mais recomendado a se fazer é ir imediatamente ao dentista mais próximo, para que ele possa fazer um diagnóstico completo e entender o motivo dessa sensibilidade.

Além disso, no dentista você pode saber quanto custa um implante dentário, consertando possíveis perdas de dentições, independentemente do motivo.

A principal causa da sensibilidade, é quando o seu dente tem a dentina exposta, sendo essa a parte mais interna do dente.

A dentina é um tecido, mais duro que o osso, que fica localizada abaixo da camada de esmalte dentário e do cemento. A razão de sua dureza se deve muito por ela ser feita de cálcio.

Quando você apresenta alguma sensibilidade nos dentes, quer dizer que algo está afetando a camada do esmalte dentário, deixando a dentina exposta.

Por ter muita polpa dental, a dentina é muito enervada, então responde a qualquer estímulo, como temperaturas extremas. As facetas de porcelana antes e depois podem ajudar a fortalecer os dentes.

Agora que ficou claro qual parte é responsável pela sensibilidade nos dentes, é relevante conhecer quais as principais causas de dor no dente e, posteriormente, entender as maneiras para evitar que esse problema aconteça, ou, realizar um tratamento eficiente.

Escovar muito forte os dentes

Muita gente acredita que a força vale mais que a técnica em uma escovação, o que é muito equivocado.

Quando você utiliza muita força com a escova, você pode acabar desgastando os dentes, fazendo com que o esmalte dentário se deteriore, podendo até mesmo manchar os dentes, sendo necessário um procedimento de clareamento a laser.

Falta de escovação

Assim como a escovação com muita força pode fazer mal aos dentes, a falta de escovação é muito pior, já que irá deixar sua boca vulnerável a bactérias que podem atacar seus dentes.

O resultado disso é o surgimento de cáries ou outras doenças que desencadeiam problemas na cavidade bucal.

Consumo de alimentos ácidos

A alimentação também é algo muito importante para a saúde bucal, já que tem diversos alimentos que, se consumidos em excesso, são prejudiciais para a boca.

Refrigerantes, por exemplo, são bebidas muito ácidas, que danificam todas as camadas dos dentes, fazendo com que a dentina fique exposta.

Outros problemas que também interferem na dentina, mas são mais incomuns, são:

  • Surgimento de cáries;
  • Uso incorreto do fio dental;
  • Dente quebrado;
  • Clareamento dental mal realizado.

De toda forma, as visitas ao dentista devem ser periódicas, assim evitando não somente cáries e a sensibilidade, mas o surgimento de doenças bucais ainda mais sérias.

Como prevenir a sensibilidade nos dentes

Agora que já ficou mais claro como a sensibilidade nos dentes é adquirida, é importante você conhecer quais são as melhores maneiras que você tem para evitar que isso ocorra, além de entender também como realizar um tratamento adequado.

Como foi dito anteriormente, o clareamento dental pode ser um dos motivos para a dentina ficar exposta, ainda mais se você fizer em um profissional de não muita segurança. 

Por isso, procure clareamento dental preço em um dentista de confiança.

O que é mais recomendado, é você escovar os dentes, pelo menos três vezes ao dia, de uma forma que não seja com muita força, mas sim com técnica e com jeito, para que a dentina nunca seja exposta, e o esmalte dentário não se comprometa.

Utilizar o fio dental de maneira correta também é fundamental.

Em relação à alimentação, não é como se você devesse parar de comer as coisas que gosta, mas há muitas comidas e bebidas que danificam a boca, se consumida em excesso. 

Dessa forma, tente manter uma dieta balanceada, que não faça tão mal aos dentes, mas que você consiga aproveitar o que você deseja.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Leia também:

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!