Você já ouviu falar em deglutição atípica? Esse problema, por sua vez, é considerado como uma disfagia que também pode ser caracterizada como uma incapacidade que alguém pode ter em ingerir ou transportar nutrientes vitais ao corpo humano.
Vale lembrar que essa questão é anormal e possui como característica principal a projeção da língua contra ou entre os dentes no momento de mastigar e engolir alimentos. Isso pode piorar em casos onde o paciente precisa usar aparelho invisível.
Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre problemas para deglutir, assim como as principais causas, consequências e possíveis tratamentos.
Existe maneira correta de engolir?
Por mais que muitos não imaginam, a verdade é que existe uma maneira mais adequada para mastigar e consumir os alimentos.
Dessa forma, quando esse padrão é substituído devido a problemas, esse ato pode trazer consequências como por exemplo, o desenvolvimento de patologias.
Portanto, com dentes naturais ou com o uso de facetas de resina, uma deglutição normal é aquela em que utiliza os dois lados da boca para que haja um desgaste e tonificação muscular de ambas as partes de modo equivalente.
O contrário disso, pode chegar a causar uma alteração na arcada dentária, e com isso, a região mais afetada é a articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio.
Nesses casos, o paciente pode até mesmo chegar a necessitar usar um aparelho ortodôntico invisível, por exemplo.
Além disso, quando o paciente possui uma deglutição atípica, ele ainda pode sofrer com outros problemas, como por exemplo:
- presença de baba;
- diminuição de tônus (elasticidade);
- lábios entreabertos;
- projeção anterior da língua;
- problemas de mastigação;
- alterações na respiração;
- dificuldades na fala;
- má postura corporal.
Visto todas essas complicações que essa doença causa, é preciso ver agora quais os sintomas para ficar atento e os tratamentos que devem ser feitos.
Quais os sintomas da deglutição atípica?
Quando se trata de problemas relacionados à deglutição atípica, é necessário ter um olhar clínico e observar as alterações, mesmo que estas sejam singelas.
Vale lembrar que quando essa complicação atinge as crianças, a identificação fica ainda mais difícil.
No entanto, há como perceber se o seu bebê tem essa disfunção, basta observar alguns sinais durante a alimentação, como por exemplo:
- restos de alimentos na boca após a deglutição;
- tensão no queixo;
- ruídos ao engolir;
- escapes de alimentos na hora da deglutição;
- vedamento excessivo dos lábios;
- ausência de contração na mandíbula (arcada dentária inferior) e/ou;
- contrações no pescoço.
Em suma, caso perceba alguma dessas questões, é necessário buscar a avaliação de um profissional dentista, ou até mesmo um odontopediatra, pois este vai conseguir buscar o melhor tratamento, que em alguns casos, pode até mesmo precisar de um fonoaudiólogo também.
Qual o tratamento para a deglutição atípica?
Uma vez que a deglutição atípica foi identificada, é preciso buscar formas de melhorar esse problema, de modo a deixar o seu sorriso mais estético.
Uma vez que essa dificuldade desgasta de forma irregular seus dentes, que podem chegar a precisar de um clareamento a laser.
Em resumo, o melhor tratamento está envolvido com a avaliação de um bom profissional que será capaz de observar as peculiaridades de cada caso e indicar qual o melhor caminho para que os sintomas e problemas desenvolvidos cessem.
Entretanto, é possível tomar conhecimento de algumas das formas mais comuns de tratar esse problema, como por exemplo, o procedimento de clareamento dentário para dentes amarelados.
Dessa maneira, confira quais são os tratamentos mais comuns.
Terapia miofuncional
Essa é uma terapia realizada por um fonoaudiólogo que ocorre em um processo conjunto com dentistas. O tratamento se baseia em desenvolver o equilíbrio das estruturas musculares atingidas por meio de exercícios de relaxamento, postura, e de respiração.
Em resumo, esse tipo de tratamento desencadeia o fortalecimento e o tônus muscular que, por sua vez, levam à melhora, também, da própria deglutição, promovendo a reabilitação deste ato.
Tratamento ortodôntico
Outro tratamento possível para corrigir uma deglutição errônea é o ortodôntico. Entretanto, para esse existem dois caminhos.
O primeiro é quando a deglutição atípica na criança está relacionada ao mau posicionamento da língua, sobretudo na fase da dentição mista. Nesse caso é utilizado um aparelho móvel.
O segundo caso é quando a deglutição atípica está ligada a maloclusões, mordida aberta ou cruzada, então, o tratamento pode incluir o uso de aparelho fixo ou móvel, conforme a avaliação do ortodontista.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Leia também:
- Saiba tudo sobre ambulância particular
- Materiais utilizados na empresa de ambulância
- Internar um dependente químico [GUIA COMPLETO]