deglutição atípica

Deglutição atípica: descubra o que pode causar

Você já ouviu falar em deglutição atípica? Esse problema, por sua vez, é considerado como uma disfagia que também pode ser caracterizada como uma incapacidade que alguém pode ter em ingerir ou transportar nutrientes vitais ao corpo humano.

Vale lembrar que essa questão é anormal e possui como característica principal a projeção da língua contra ou entre os dentes no momento de mastigar e engolir alimentos. Isso pode piorar em casos onde o paciente precisa usar aparelho invisível.

Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre problemas para deglutir, assim como as principais causas, consequências e possíveis tratamentos. 

Existe maneira correta de engolir?

Por mais que muitos não imaginam, a verdade é que existe uma maneira mais adequada para mastigar e consumir os alimentos. 

Dessa forma, quando esse padrão é substituído devido a problemas, esse ato pode trazer consequências como por exemplo, o desenvolvimento de patologias.

Portanto, com dentes naturais ou com o uso de facetas de resina, uma deglutição normal é aquela em que utiliza os dois lados da boca para que haja um desgaste e tonificação muscular de ambas as partes de modo equivalente.

O contrário disso, pode chegar a causar uma alteração na arcada dentária, e com isso,  a região mais afetada é a articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio. 

Nesses casos, o paciente pode até mesmo chegar a necessitar usar um aparelho ortodôntico invisível, por exemplo. 

Além disso, quando o paciente possui uma deglutição atípica, ele ainda pode sofrer com outros problemas, como por exemplo:

  • presença de baba;
  • diminuição de tônus (elasticidade);
  • lábios entreabertos;
  • projeção anterior da língua;
  • problemas de mastigação;
  • alterações na respiração;
  • dificuldades na fala;
  • má postura corporal.

Visto todas essas complicações que essa doença causa, é preciso ver agora quais os sintomas para ficar atento e os tratamentos que devem ser feitos.

Quais os sintomas da deglutição atípica?

Quando se trata de problemas relacionados à deglutição atípica, é necessário ter um olhar clínico e observar as alterações, mesmo que estas sejam singelas. 

Vale lembrar que quando essa complicação atinge as crianças, a identificação fica ainda mais difícil. 

No entanto, há como perceber se o seu bebê tem essa disfunção, basta observar alguns sinais durante a alimentação, como por exemplo:

  • restos de alimentos na boca após a deglutição;
  • tensão no queixo;
  • ruídos ao engolir;
  • escapes de alimentos na hora da deglutição;
  • vedamento excessivo dos lábios;
  • ausência de contração na mandíbula (arcada dentária inferior) e/ou;
  • contrações no pescoço.

Em suma, caso perceba alguma dessas questões, é necessário buscar a avaliação de um profissional dentista, ou até mesmo um odontopediatra, pois este vai conseguir buscar o melhor tratamento, que em alguns casos, pode até mesmo precisar de um fonoaudiólogo também.

Qual o tratamento para a deglutição atípica?

Uma vez que a deglutição atípica foi identificada, é preciso buscar formas de melhorar esse problema, de modo a deixar o seu sorriso mais estético. 

Uma vez que essa dificuldade desgasta de forma irregular seus dentes, que podem chegar a precisar de um clareamento a laser.

Em resumo, o melhor tratamento está envolvido com a avaliação de um bom profissional que será capaz de observar as peculiaridades de cada caso e indicar qual o melhor caminho para que os sintomas e problemas desenvolvidos cessem.

Entretanto, é possível tomar conhecimento de algumas das formas mais comuns de tratar esse problema, como por exemplo, o procedimento de clareamento dentário para dentes amarelados. 

Dessa maneira, confira quais são os tratamentos mais comuns. 

Terapia miofuncional 

Essa é uma terapia realizada por um fonoaudiólogo que ocorre em um processo conjunto com dentistas. O tratamento se baseia em desenvolver o equilíbrio das estruturas musculares atingidas por meio de exercícios de relaxamento, postura, e de respiração. 

Em resumo, esse tipo de tratamento desencadeia o fortalecimento e o tônus muscular que, por sua vez, levam à melhora, também, da própria deglutição, promovendo a reabilitação deste ato.

Tratamento ortodôntico

Outro tratamento possível para corrigir uma deglutição errônea é o ortodôntico. Entretanto, para esse existem dois caminhos. 

O primeiro é quando a deglutição atípica na criança está relacionada ao mau posicionamento da língua, sobretudo na fase da dentição mista. Nesse caso é utilizado um aparelho móvel.

O segundo caso é quando a deglutição atípica está ligada a maloclusões, mordida aberta ou cruzada, então, o tratamento pode incluir o uso de aparelho fixo ou móvel, conforme a avaliação do ortodontista. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leia também:

Namata
Namata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!