A customer data platform (CDP) é uma ferramenta que reúne dados de clientes de diferentes fontes para obter uma visão mais abrangente sobre os gostos de cada um deles e assim oferecer um atendimento personalizado.
Os dados coletados incluem os dados transacionais, que incluem de compras ou devoluções, bem como dados demográficos e comportamentais, como ações realizadas em um aplicativo, site ou blog.
Compreender como funciona uma CDP, é fundamental contribuir para o crescimento do seu negócio ao personalizar o atendimento de maneira eficaz para possibilitar a fidelização dos clientes.
O que é uma Customer Data Platform (CDP)?
A customer data platform (CDP) trata-se de um software que confere, reúne, administra e enriquece informações e dados sobre os clientes de determinada empresa. A plataforma em questão coleta dados provenientes de diferentes canais como sites, aplicativos, lojas físicas e outros.
Obter visualizações dessas informações possibilita a criação de perfis detalhados relacionados aos clientes com uma visão ampla sobre cada um dos indivíduos ou grupos específicos.
Benefícios de implementar uma CDP
Em cenário altamente competitivo dos negócios, a coleta de dados é indispensável e oferece uma diversidade de benefícios para empreendimentos inseridos em qualquer setor ou de qualquer porte. Seus principais benefícios incluem:
- Personalização de campanhas de marketing: com uma visão abrangente das preferências dos clientes, a equipe de marketing pode oferecer produtos conforme as preferências de cada um deles;
- Segmentação de público-alvo: os profissionais de marketing podem enviar mensagens e e-mails que se alinham com os desejos do cliente em questão;
- Identificação de oportunidade de venda cruzada: os profissionais podem identificar produtos adicionais que se alinham ao que o cliente já comprou;
- Análise de comportamento do cliente: com uma CDP, os profissionais podem contar com uma visão mais aprofundada sobre cada um dos compradores;
- Maior eficiência de campanha: quanto mais se conhece os consumidores, mais a equipe de vendas e de marketing serão assertivos em suas abordagens.
A CDP é sem dúvida uma solução altamente importante para que profissionais do marketing possam alinhar abordagens e produtos certos para clientes que realmente desejam o que oferecem. Essa também é uma maneira de reduzir custos com marketing e minimizar o tempo que direciona e-mail marketing e utilizar outros canais de comunicação com os consumidores errados.
Como escolher a CDP certa para sua empresa?
Para escolher a CDP certa para a sua empresa, é necessário considerar uma variedade de fatores importantes, como entender se ele é realmente viável para o seu negócio, além de compreender se seu empreendimento será beneficiado por ele.
Além disso, leve em conta as suas estratégias gerais de marketing e se elas funcionam, suas preferências para a plataforma e outros fatores importantes. Isso sem contar os custos, time to value e facilidade de uso.
Nesse contexto, optar por uma plataforma completa como a da Aunica é indispensável para o seu negócio. Com auxílio da empresa você pode facilmente transformar dados em insights valiosos e como consequência em resultados.
Implementando uma CDP: Um guia passo a passo
Após a escolha de uma customer data platform adequada, é necessário entender como ela funciona, visto que cada uma possui suas particularidades. Com isso, você pode entrar em contato ou realizar o passo a passo para configurar a plataforma e seguir os passos a seguir:
- Planejamento e avaliação de necessidades;
- Limpeza e organização de dados;
- União de dados;
- Enriquecimento de dados.
Ao implementar a ferramenta e averiguar diariamente, é possível obter informações valiosas sobre o comportamento dos seus clientes em relação ao site, aplicativo ou plataforma de e-commerce do seu negócio.
Em linhas gerais, uma CDP tem como principal finalidade entender os clientes do seu negócio para personalizar o atendimento e solucionar seus problemas e obter melhores resultados. Conte com a Aunica para implementar uma CDP adequada para seu empreendimento!
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