CRM

Como saber a hora de implantar um CRM?

Manter um empreendimento crescendo não é fácil e requer disciplina, conhecimento, organização e o uso de ferramentas estratégicas como o CRM.

O problema é que, às vezes, não sabemos o momento perfeito para dar o próximo passo: seja contratar mais pessoas, mudar para um espaço melhor ou implementar uma nova ferramenta de gestão. 

A gestão do relacionamento com o cliente é um dos fatores mais preponderantes na política corporativa.

Está cada vez mais claro que tratar os clientes com atenção redobrada, conhecer seus gostos e desejos é um importante catalisador de resultados.

Aqui, você confere quais são os sinais de que está na hora de implantar um CRM!

Quando é a hora de ter um CRM?

Nenhuma decisão deve ser tomada sem planejamento ou consideração de todas as variáveis.

Nos tópicos abaixo nós elencamos os sinais mais claros de que, sim, sua empresa precisa de um software de gestão de relacionamento.

O fluxo de leads está muito tumultuado

Você está em uma posição privilegiada no mercado: as campanhas estão funcionando e clientes em potencial que estão genuinamente interessados em seu produto e estão entrando no funil de vendas? 

Diante de tal cenário, é imprescindível priorizar o atendimento a eles e ajustar a estratégia de negócios para focar nos perfis mais propensos à conversão.

Logo, isso demonstra que as estratégias de inside sales estão funcionando da melhor maneira. No entanto, deve-se compreender o que é inside sales e como ele pode ser impactado pelo uso de um CRM.

O inside sales é o processo no qual a venda é feita â distância, sendo assim, é comum as empresas que não utilizam o CRM gastarem muito tempo e recursos trabalhando com clientes que não possuem os requisitos básicos para se tornarem clientes.

Com o CRM, o funil de vendas é compartilhado entre a equipe. Dessa forma, a troca de informações é valorizada e o atendimento é otimizado mesmo â distância.

As equipes estão pouco sincronizadas

Todo empreendimento deve ser abordado com uma visão holística, isto é, todos os departamentos têm de estar sincronizados.

O time de marketing depende do time de vendas, que precisa dos social media e assim por diante.

Quando essa sinergia não ocorre, é hora de investir em uma tecnologia que integre todos esses departamentos em uma mesma interface: o CRM.

Clientes reclamam do atendimento

Em tempos em que o marketing digital está a todo vapor e as redes sociais ativas a todo instante, não demora 1 hora para que milhares de pessoas tomem conhecimento de alguma mensagem mal redigida – ou mesmo de técnicas de atendimento fora do padrão esperado.

Se você está percebendo um aumento muito grande na quantidade de reclamações do consumidor, ligue o alerta vermelho!

A boa qualidade das interações com o público é determinante para a fidelização e o sucesso de um negócio.

Se isso não está ocorrendo, o time de atendentes está com problemas que podem ser resolvidos com um CRM!

É difícil localizar dados da clientela

O objetivo de toda empresa é construir uma boa base de clientes, mas todo crescimento tem suas dificuldades. 

O aumento do número de clientes significa ainda mais informação e, por consequência, um cuidado mais apurado no tratamento de cada detalhe. 

Seus clientes sentirão quando a empresa não continuar seu crescimento e a qualidade diminuir. 

O risco de uma empresa esquecer quem é o cliente e exagerar em assuntos delicados que já foram discutidos é real e pode causar sérios danos. 

Se falamos de relacionamento com o cliente, a organização dessas informações e a facilidade de visualização das ligações e histórico de ligações significa um grande aumento de qualidade e produtividade tanto para os vendedores quanto para quem recebe o serviço.

Produzir relatórios é uma tarefa muito complexa 

As ferramentas de CRM não apenas armazenam dados, mas também fornecem relatórios completos com base nas principais métricas e necessidades do mercado, essenciais para organizar e planejar qualquer negócio.

Os relatórios são materiais imprescindíveis para monitorar a saúde do negócio a partir de estatísticas como:

  • Taxa de conversão;
  • Número de cliques;
  • Quantidade de devoluções;
  • Status das entregas.

Tudo isso registrado em um documento claro e confiável faz toda a diferença para a qualidade da gestão corporativa.

Gestão e tecnologia andam lado a lado

Antes da disseminação da Internet e do fácil acesso aos dispositivos e recursos digitais, as empresas só podiam atingir o público por meio da publicidade tradicional ou mesmo por indicações de outros clientes.  

Hoje, todos têm acesso a um grande número de ofertas e empresas com apenas alguns toques na tela do smartphone, fazendo pesquisas de preços, serviços ou produtos em minutos.  

Este novo contexto aumentou drasticamente a competitividade das organizações, e a qualidade da comunicação, do serviço e das ofertas são cada vez mais importantes para conquistar o público.

O CRM é indispensável neste contexto novo e tão fértil.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

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