A escova de dentes é uma ferramenta importante para a higiene bucal, já que ela é fundamental para escovação dos dentes e, portanto, pela higienização da arcada dentária.
Isso porque, é o ato responsável por limpar os restos de comida e evitar o acúmulo de bactérias na boca, microrganismos esses que são responsáveis por causar uma série de doenças bucais.
Sendo assim, é importante saber qual a melhor escolher na hora da compra, já que existem algumas escovas dentais que ao invés de promover a devida higienização, acabam prejudicando a saúde bucal e causando desgaste do esmalte dentário, por exemplo.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito de como escolher a melhor escova dental, entendendo quais os diferentes tipos existentes.
Além de ver quais os cuidados que devemos adotar para com essa ferramenta e conferindo dicas sobre como escovar os dentes da maneira correta.
Dessa forma, é preciso conseguir combinar a devida higienização, com um acompanhamento profissional, através de um plano odontológico empresarial, por exemplo.
Além disso, é preciso ter uma dieta balanceada, com alimentos que fortalecem os tecidos bucais. Assim, conseguirá realizar a devida manutenção da sua saúde bucal.
Quais os tipos existentes?
A pessoa que acredita que existe apenas um tipo de escova de dentes se encanta. Portanto, na hora de comprar, é necessário saber quais são as opções, entender suas principais características e diferenças.
Com isso, poderá fazer uma escolha que vai não só beneficiar o seu bolso, como também o seu sorriso. Sendo assim, confira a seguir os diferentes tipos de escovas de dentes.
Manual
A velha e boa manual nada mais é do que o tipo mais tradicional que está presente no mercado. Ela costuma ser o modelo mais comum em mercados e farmácias.
Vale destacar que ela conta com diferentes tipos de formato, tamanho e qualidades, diferentes de acordo com a marca que você escolher.
Unitufo
Esse é um tipo de escova que é mais indicado para as pessoas que usam aparelho. Seu principal diferencial é o formato em V, o que permite com que ela consiga alcançar toda a superfície do dente.
Dessa maneira, o modelo retira os resíduos de alimentos e diminui a proliferação de bactérias.
Além disso, esse tipo de escova normalmente funciona a pilha, portanto é necessário uma menor movimentação do paciente. Dessa forma, justamente por ser a pilha, ela conta com um valor mais alto do que as manuais
Elétrica
A escova elétrica também é bem comum e é o modelo mais indicado para pacientes que contam com gengivas mais sensíveis e realizam o devido tratamento através de um plano odontológico individual, por exemplo.
Isso porque, ela oferece uma massagem nas gengivas. O item ainda conta com um controle de tempo de escovação, variadas vibrações das cerdas e força de aplicação.
Interdental
Por último, mas não menos importante, a interdental é indicada também para quem usa aparelho ortodôntico e é formada com cerdas macias, conseguindo assim, alcançar toda a superfície dos dentes.
Para saber ainda mais sobre as escovas e sua importância na saúde bucal, não se esqueça de procurar um profissional dentista, que pode ser consultado de maneira facilitada através de um convênio odontológico.
Para encontrar o melhor plano para você, basta pesquisar por: “quanto custa um plano odontológico” e descobrir as melhores opções para fazer uso e até mesmo realizar tratamentos e procedimentos que sejam necessários.
Com o que devemos nos atentar na hora da escolha?
Na hora de escolher qual comprar, é importante se atentar em alguns detalhes, de uma maneira aprofundada para uma maior compreensão sobre todas elas. Então, no geral, eles são:
O tamanho da cabeça da escova importa
Assim como um plano odontológico faz diferença, a cabeça da escova também faz. Geralmente, as que melhor promovem a limpeza dos dentes são aquelas que contam com um formato arredondado.
O mesmo vale para o cabo
Da mesma forma que o formato da cabeça das escovas faz diferença, o cabo também faz, portanto preste atenção.
Observe também as cerdas
É preciso trocar a sua escova de dentes a cada seis meses, já que a escovação adequada vai gerar desgaste das cerdas e após esse período de uso, elas já não promoveram a devida limpeza.
Como higienizamos adequadamente?
Confira a seguir alguns métodos eficazes para higienizar a sua escova bucal e evitar doenças odontológicas, assim como os planos odontológicos.
- Submerja as cerdas em um enxaguante bucal;
- Use bicarbonato de sódio e um copo de água;
- Use água oxigenada e água na escova dental antes de levá-la à boca;
- Uma vez por semana, aprofunde as cerdas no vinagre.
De modo geral, esses são os principais tipos de escovas de dente. É preciso ver cada um deles para poder escolher um que melhor se adeque às suas necessidades.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.
Leia também:
- Remoção de ambulância
- Ambulância para remoção
- Como chamar uma ambulância
- Saiba tudo sobre piercing no umbigo
- Saiba tudo sobre ambulância particular
- Materiais utilizados na empresa de ambulância
- Precisando de uma ambulância para seu evento?
- Internar um dependente químico [GUIA COMPLETO]
- Ambulância Particular Valor: O Que Interfere No Preço?