como chamar uma ambulancia

Como chamar uma ambulância?

Curitiba, 18 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Você sabe como chamar uma ambulância? É bem provável que a sua resposta tenha sido um imediato sim, não é mesmo? E isso é o que se espera, haja vista que desde pequenos somos ensinados sobre quais são os números de emergência.

E com certeza saber o telefone da ambulância é vital, haja vista que todas as pessoas estão suscetíveis a problemas de saúde ou mesmo a acidentes. Por essa razão que desde pequenos somos ensinados a saber como chamar uma ambulância.

Com certeza todo mundo concorda o quanto os serviços de ambulância são vitais para todas as pessoas, mas será que você conhece todo o portfólio de uma ambulância particular? É comum que as pessoas acreditem que tudo se resume à remoção médica.

E, de fato, não há como negar que esse é um dos serviços mais conhecidos e até mais prestados. No entanto, a verdade é que uma ambulância pode fazer muito mais do que apenas isso. É claro que o portfólio pode variar de acordo com cada empresa, mas, no geral, os serviços são:

  • Ambulância para eventos;
  • Ambulância para empresas;
  • Resgate dependente químico;
  • Exames domiciliares;
  • Locação ambulâncias;
  • Gestão de saúde;
  • Área protegida;
  • Bombeiro civil etc.

Então, será que você sabe como chamar uma ambulância para cada um desses serviços? Iremos falar sobre todos os detalhes a respeito desse assunto no decorrer deste artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

Como chamar uma ambulância?

Ao ouvir essa pergunta, é bem provável que a sua resposta tenha alguma relação com o número 192, certo? Afinal de contas, esse é o número da ambulância do SAMU, a qual é capaz de atender chamados de emergência.

E esse é o número da ambulância para qualquer região do país, haja vista que se trata de um serviço público, o qual atende todas as cidades do país. Então, se você quiser chamar uma ambulância Curitiba, o número é 192.

Mas, se quiser solicitar esse mesmo serviço para outro estado, como o Rio de Janeiro, saiba que o ambulância telefone vai continuar o mesmo. No entanto, também é interessante saber como chamar uma ambulância particular.

Como chamar uma ambulância particular

Mas por que é importante saber como chamar uma ambulância particular, sendo que já existem os serviços do SAMU?

Primeiro porque o portfólio de uma ambulância particular é muito mais extenso, o qual permite estar presente até mesmo no dia a dia de uma organização, por exemplo.

Fora isso, o SAMU é um serviço que recebe muitos chamados, o que torna o fluxo de atendimentos sempre cheio.

E, eventualmente, isso pode fazer com que um atendimento demore mais tempo para ser feito devido ao fato de todos os veículos estarem em uso.

Contudo, em situações de extrema urgência, o paciente acaba sentindo muito o impacto, haja vista que cada minuto é vital para garantir a sua segurança e sobrevivência. Então, é sempre importante saber como chamar uma ambulância.

Esse tipo de empresa também possui ambulância 24 horas, haja vista que situações como essas não escolhem hora para acontecer.

Agora, em relação à preço de ambulância particular, você deve saber que isso varia de acordo com a sua necessidade.

Certo, mas como chamar uma ambulância particular? Também é através do número, o qual varia de acordo com a empresa que você pretende contratar. Mas, no caso de querer chamar uma ambulância da Brasil Emergências Médicas, o número é: 0800 727 8047

O que preciso saber antes de chamar uma ambulância particular?

Agora que você já sabe sobre como chamar uma ambulância particular, é interessante obter algumas instruções sobre esse respeito.

E isso é importante até para garantir que não ocorra nada de errado com o seu chamado e que o veículo chegue o quanto antes no seu local.

Afinal de contas, situações em que o paciente corre sério risco de vida, é de grande importância que ele tenha o APH quanto antes, a fim de manter a sua segurança e saúde.

Sendo assim, algumas das recomendações que é importante que você tenha, podemos citar as seguintes:

1. Informe os principais dados em relação ao estado da vítima

Para garantir que a vítima tenha o melhor atendimento possível é importante repassar todos os detalhes a respeito da condição do paciente. Então, ao ligar para a ambulância, forneça o máximo de detalhes quanto for possível.

Mas, ainda que você não saiba o que falar, mantenha a calma. Mesmo porque toda a equipe deve ser especializada para lidar com todas as situações.

Então, durante o próprio telefone, será feito algumas perguntas, para que seja possível colher todas as informações necessárias.

Nesse caso, apenas se atente em responder tudo de uma maneira assertiva e sucinta, sem muitos rodeios. Após essas informações, a empresa enviará um dos seguintes tipos de ambulância.

  • Ambulância tipo A;
  • Ambulância tipo B;
  • Ambulância tipo C;
  • Ambulância tipo D;
  • Ambulância neonatal.

2. Informe seu endereço

Informar o endereço com certeza é uma orientação de praxe. Mas, por ser algo tão “simples”, há aqueles que não prestam atenção em alguns detalhes.

É claro que o atendente vai solicitar o endereço correto de onde houve a ocorrência, a fim de enviar um veículo, mas tome um pouco de cuidado.

Informe o endereço completo, com nome da rua, número, bairro e cidade. Se possível, forneça uma referência do local.

Ademais, no caso de precisar de uma ambulância para resgate dependente químico,  não deixe de informar também o endereço da clínica.

3. Dê seu número de telefone ao atendente

Há vezes em que a ambulância pode ter algum problema para chegar no local da ocorrência, ou pode acontecer uma série de outras coisas.

Então, é de grande importância sempre deixar o seu número desocupado, para que o atendente possa ligar no caso de algo do tipo acontecer.

4. Descreva a natureza da emergência

Atente-se em descrever também a natureza da sua emergência, uma vez que todas as chamadas são transferidas para um profissional da saúde.

Se o que você precisa é de uma ambulância para empresa, por exemplo, procure deixar tudo muito bem claro. Detalhes como esses, ainda que não pareçam, fazem sim uma grande diferença.

5. Informe o sexo e a idade do paciente

Tanto o sexo quanto a idade do paciente é importante até para definir o quadro clínico da vítima. Afinal de contas, na grande maioria das vezes os idosos são mais suscetíveis e, por isso, precisam de um atendimento ainda mais célere.

6. Siga as orientações do atendente

Supondo que você pediu uma ambulância para evento, o atendente sempre vai lhe dar algumas orientações sobre o que fazer ou não fazer. Preste bastante a atenção e faça tudo conforme lhe for orientado.

Leia também:

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!