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Como aumentar a produtividade no trabalho remoto

A pandemia levou muitas pessoas a trabalhar de modo remoto. Logo, muitos tiveram que se adaptar a um novo estilo de trabalho e de vida.

Além disso, muitos passaram a buscar oportunidades de obter renda online, como fonte principal de ganhos ou como uma oportunidade de aumentar as receitas e ter uma renda extra em casa.

Não é fácil encontrar o equilíbrio certo no trabalho em um ambiente doméstico. No entanto, você pode seguir algumas dicas e estratégias para tornar o trabalho em casa mais agradável e produtivo.

Então, boa leitura!

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Entenda como aumentar a produtividade no trabalho remoto

1 – Organize seu espaço de trabalho

O primeiro passo é organizar o espaço no qual passará a maior parte das horas do dia.

Afinal, o fato de você trabalhar com um notebook e ter toda a casa disponível, o ideal é que você tenha um local pré-estabelecido.

Nesse sentido, criar um espaço físico para trabalhar em casa ajuda a entrar na mentalidade de estar “no escritório”. E também pode ajudá-lo a “sair do escritório” no final do dia e desligar o computador.

Para evitar a procrastinação, certifique-se de que o seu espaço de trabalho possua estas características:

  • Iluminação com luz natural e o mais longe possível de ruídos domésticos e distrações.
  • Use uma cadeira ergonômica confortável que o ajude a manter uma boa postura.
  • Limite as distrações pela casa.
  • Estabeleça limites saudáveis com sua família, para não ser continuamente interrompido em suas sessões de trabalho.
  • Tenha uma conexão de internet rápida.
  • Use um computador rápido também, para evitar o estresse durante o trabalho.

2 – Organize o seu dia

Tenha um sistema de planejamento de trabalho para organizar seu dia, incluindo trabalho no computador, ligações, e-mails, reuniões e destaque as tarefas que precisam ser concluídas.

Dessa forma, manter o compromisso com o cronograma o ajudará a criar consistência e rotina.

Então, planeje o seu dia com antecedência com uma lista de tarefas. E, uma outra dica é usar técnicas de gerenciamento de tempo. Portanto, defina as prioridades (coloque as mais importantes no início do dia).

Outra questão importante é não se distrair constantemente com as redes sociais. Smartphones e mídias sociais podem atrapalhar bastante a sua produtividade no trabalho remoto.

Se você está perdendo muito tempo nas redes sociais, o mínimo que você pode fazer é desligar as notificações, especialmente em dispositivos móveis.

3 – Tenha um plano de trabalho

Trabalhar em casa costuma estar associado a maior liberdade. Isso é parcialmente verdade, mas, para manter essa liberdade, você precisa de uma programação diária ainda mais estruturada do que teria no escritório.

Em uma empresa, a gestão do tempo e das atividades a desenvolver é influenciada pelos colegas, pelos superiores, pelas pessoas que nos rodeiam. Tudo isso favorece uma certa disciplina, diferentemente do que acontece em casa.

Por isso, muitas ferramentas e aplicativos de gerenciamento de tempo online ajudam a planejar o dia.

Nesse sentido, é importante ter um plano de trabalho e estabelecer pausas, até mesmo para que você consiga fazer as tarefas com mais concentração. Se você não fizer pausas, ficará cansado mentalmente e isso interfere na produtividade.

4 – Não se esqueça das pessoas

O isolamento é um problema comum para quem trabalha em casa. Pensando nisso, não se isole das pessoas apenas porque está o tempo todo em casa.

Mantenha contato com seus amigos, mesmo que seja de forma online, em certos períodos do dia, no seu intervalo do trabalho.

Além disso, se a empresa faz encontros virtuais, como em reuniões ao vivo e lives, essa é uma boa oportunidade para você se sentir conectado com outras pessoas.

Já se você trabalha por conta própria, é importante separar um tempo para a família e não ficar o tempo todo no computador apenas trabalhando.

Em outras palavras, não tenha horários desregulados que façam com que você acorde tarde e fique também até tarde da noite no computador e sem se comunicar com as pessoas em casa.

Já se você mora sozinho, pode ser útil falar ao telefone com os colegas com os quais você está mais familiarizado ou com amigos que tenham uma experiência de trabalho remota semelhante à sua.

5 – Reserve um tempo para si mesmo

Na administração do seu tempo, você precisa separar um intervalo para distrações que não se dê no horário de trabalho.

Na verdade, a melhor forma de aumentar sua produtividade é se dar pequenos momentos de prazer para relaxar a mente, em intervalos de 10 a 15 minutos.

Desta forma, não haverá espaço para remorso ou estresse: você aproveita o momento certo para uma pausa regeneradora e sai logo em seguida com uma nova energia.

Afinal, mesmo no escritório há coffee breaks e momentos de bate-papo.

De manhã, por exemplo, você pode decidir que é hora de começar a trabalhar depois de uma caminhada ou de um passeio com o pet, por exemplo.

Aliás, fazer alguma atividade física é essencial para manter a mente saudável e ter mais produtividade. Por isso, inclua algum exercício físico no tempo que dedica a si mesmo.

Espero que as informações deste artigo tenham sido úteis!

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Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

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