É comum se perguntar se cachorro pode comer manga. Afinal, além de ser uma fruta segura e nutritiva para cães quando oferecida em quantidades moderadas, é também bem refrescante – especialmente para o verão.
Esta fruta, rica em vitaminas e fibras, pode ser uma excelente adição à dieta do seu pet, proporcionando benefícios à saúde geral do seu melhor amigo como um petisco natural no cotidiano.
Cachorro pode comer manga?
O cachorro pode comer manga! Desde que oferecido em pequenos pedaços, sem casca e sem o caroço. Essa excelente fonte de vitamina e mineral torna-se um excelente aliado, como um petisco saudável.
Além disso, depois da primeira ingestão, verifique se houve algum sintoma fora do comum, como diarreia, tosse ou vômitos. Caso algum desses sintomas apareça, leve-o a um veterinário imediatamente.
Benefícios da manga para cachorros
Essa fruta muito consumida no Brasil é uma excelente fonte de vitaminas A, B6, C e E, essenciais para a saúde geral do seu pet. Além disso, pela alta quantidade de fibras, auxilia também na digestão intestinal.
Em dias quentes, o seu pet agradece o petisco natural, uma vez que a fruta, oferecida in natura ou congelada, possui uma alta quantidade de água que mantém o seu cão hidratado até em dias mais secos.
Riscos e cuidados ao oferecer manga para seu cachorro
Embora a manga seja benéfica para os cães, alguns cuidados devem ser necessários na hora do preparo desse delicioso petisco. Antes de oferecer, remova a casca e o caroço da manga.
Em seguida, corte em pedaços pequenos e ofereça moderadamente para evitar irritações digestivas. Em seguida de qualquer nova introdução alimentar, monitore seu pet para que alergias sejam evitadas.
Como servir manga de forma segura para cachorros
Sabendo que o cachorro pode comer manga, a fruta pode ser servida de diferentes formas, mas o primeiro passo a ser dado realizando a higienização correta. Lave bem a casca da fruta. Retire a casca e corte em pedaços pequenos.
Além de oferecer o petisco in natura, em dias quentes você pode oferecer um delicioso picolé. Para isso, basta levar os pedaços cortados ao congelador e, quando congelados, bata em um processador com uma pequena quantidade de água.
Cachorro pode comer melancia?
Além da manga, o cachorro pode comer melancia tranquilamente. Esta fruta saudável e segura é um grande aliado para os cães, uma vez que é rica em água, vitaminas A, B6 e C, e uma excelente fonte de potássio.
Mas, apesar da fruta ser segura, as sementes não devem ser oferecidas, uma vez que podem causar problemas digestivos e riscos de asfixia. Para oferecer a fruta de forma segura, corte em pedaços pequenos, semelhante à manga.
Outras frutas seguras para cachorros: Alternativas saudáveis
O cachorro pode comer manga, melancia, maçã, mirtilo, banana e morango como alternativas saudáveis como petiscos. Para isso, ofereça as frutas sem cascas, com exceção do mirtilo, e moderadamente.
Vale lembrar que apesar dessas frutas serem saudáveis e seguras para cães, quaisquer ingredientes novos na dieta do seu cachorro devem ser monitorados para que, ao surgir um sintoma, um veterinário deva ser procurado.
Manga vs. Melancia: Qual é a melhor opção para seu cachorro?
A manga e a melancia são frutas seguras e saudáveis para os cães, oferecendo vitaminas A, B6, C e E, sendo uma excelente forma de hidratação e uma excelente opção como petiscos in natura.
Com moderação, as duas frutas podem ser oferecidas de forma simultânea, sem casca e sementes, tornando o cão hidratado e realizando um momento prazeroso ao lado de seu melhor amigo.
Oferecer frutas como manga e melancia podem ser uma excelente maneira de complementar a dieta do seu cachorro. Além de proporcionar nutrientes e inúmeros benefícios, as frutas servem como um presente após ingerirem medicamentos da DrogaVET, disponíveis em diversos Estados do Brasil.
Leia também: