O bruxismo é um problema e uma desordem funcional que pode afetar muitas pessoas, prejudicando o dia a dia, já que não está relacionada somente com a parte bucal.
Entender melhor essa doença e o que pode ser feito para tratá-la é o modo de ter uma rotina mais tranquila.
O que é bruxismo?
O bruxismo é uma doença, uma desordem funcional que consiste no ato involuntário e inconsciente de ranger ou apertar os dentes de modo excessivo e constante.
Então, isso pode causar uma pressão sobre eles e uma tensão nos músculos responsáveis pelo processo de mastigação.
Isso contribui para o surgimento de dores de cabeça, nas articulações da mandíbula e pode causar amolecimento, trincas, desgastes e até mesmo fraturas nos dentes.
Esse problema pode surgir de forma semi voluntária ou voluntária, durante o sono, problemas físicos de oclusão, fatores genéticos, situações de estresse, ansiedade ou tensão, além de fechamento da boca.
Identificar o problema é muito importante para conseguir preservar os dentes e evitar problemas, algo que é válido seja para quem usa ou não aparelho de dente.
Causas do bruxismo
Para identificar o bruxismo, é necessário saber mais sobre os tipos. Existem dois tipos: o noturno e o em vigília.
O em vigília tem causas relacionadas a fatores emocionais e até uso excessivo de medicamentos.
Já o noturno, como o próprio nome já diz, está ligado aos distúrbios do sono que podem ser relacionados à parte neurológica, uso de medicamentos e até alterações respiratórias, como apneia.
Outros fatores podem contribuir para causas do desse problema, como: fumo, consumo excessivo de álcool e cafeína, uso de drogas e refluxo.
Sintomas do bruxismo
Existem alguns sinais que podem indicar o surgimento dessa condição. Então, alguns sintomas do bruxismo são:
- Ranger e apertar os dentes de forma voluntária ou não;
- Amolecimento dos dentes;
- Dores de cabeça;
- Zumbido e dor de ouvido;
- Dores na mandíbula, pescoço e nos músculos da face;
- Incômodo nos músculos da mastigação;
- Alterações no sono;
- Estalos ao abrir e fechar a boca.
A frequência e intensidade das crises de bruxismo podem variar, por exemplo, de uma noite para outra.
Como identificar se você tem bruxismo?
Por se tratar de um hábito inconsciente e involuntário, as pessoas podem estar sofrendo com o bruxismo e não percebem, até que alguém, por exemplo, comente sobre o barulho do ranger dos dentes.
Muitas pessoas acabam descobrindo que sofrem de bruxismo quando vão ao dentista para uma avaliação e o profissional menciona sobre o desgaste nos dentes ou até que o esmalte está desgastado.
A parte estética dos dentes pode ser solucionada com um clareamento interno, por exemplo, mas antes de realizar o procedimento, é importante tratar o bruxismo.
Quando a pessoa queixa de dores de cabeça, no pescoço e na face. Nesses casos, o dentista consegue fazer um diagnóstico mais completo para determinar se o incômodo facial está ou não relacionado ao bruxismo.
Tratamento do bruxismo
O foco do tratamento é aliviar as dores e evitar sérios problemas nos dentes. O tipo pode variar conforme o caso, mas o que se sabe é que ainda não existe um procedimento eficaz para essa condição.
Buscar alternativas para controlar o bruxismo é importante, principalmente para quem utiliza prótese parcial removível, pois ao não controlar, a condição pode gerar trincas na cerâmica da prótese. As principais formas de tratar são:
Medicamentos ansiolíticos, por exemplo, ajudam a controlar quadros de bruxismo relacionados à ansiedade e estresse, que têm relação, mas não são a causa do problema.
As placas interoclusais, sejam as mais rígidas de acrílico ou as de silicone mais flexíveis, ajudam no tratamento.
Esses materiais podem ser moldados conforme a arcada dentária de cada paciente. Essas placas têm a função de reduzir o atrito que prejudica os dentes, além de restringir os movimentos dos músculos mastigatórios.
Para pessoas com bruxismo que desejam melhorar a parte estética dos dentes, por exemplo, o clareamento dental com moldeira é uma possibilidade de ter um sorriso bonito.
Reduzir a exposição dos dentes para igualar a mordida é outra possibilidade de tratar o bruxismo. Esse procedimento é fei
Nos últimos anos, o uso de botox e preenchimentos têm sido feitos para paralisar os músculos faciais, ou seja, pode ser aplicado na mandíbula, no masseter e no músculo temporal anterior.
Isto posto, a complementação aqui é um tratamento, diferente do preenchimento de olheiras que é mais relacionado à estética.
Portanto, entender as causas, sintomas e onde buscar ajuda para tratar o bruxismo é uma forma de sofrer menos com dores, incômodos e voltar a ter mais qualidade de vida e principalmente não ter vergonha de sorrir.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.
Leia também:
- Remoção de ambulância
- Ambulância para remoção
- Como chamar uma ambulância
- Saiba tudo sobre piercing no umbigo
- Saiba tudo sobre ambulância particular
- Materiais utilizados na empresa de ambulância
- Precisando de uma ambulância para seu evento?
- Internar um dependente químico [GUIA COMPLETO]
- Ambulância Particular Valor: O Que Interfere No Preço?