Quer conhecer o bairro que ficou famoso por abrigar o “lar dos artistas”? Saiba mais sobre Pechincha, Rio de Janeiro.
Aconchegante e multifacetado, Pechincha, no Rio de Janeiro, é um destino que cativa a todos com seu charme característico e ambiente convidativo. Com suas ruas movimentadas e atmosfera vibrante, o bairro oferece uma rica combinação de história, cultura e modernidade, atraindo moradores e visitantes.
Ao explorar esse pitoresco distrito, é possível mergulhar em uma gama de experiências encantadoras, desde saborear a deliciosa gastronomia local até se maravilhar com as belezas naturais que cercam a área.
Venha conosco nesta jornada para descobrir os encantos do bairro Pechincha e todas as suas peculiaridades que o tornam um lugar especial no coração do Rio de Janeiro.
Por que o bairro se chama “Pechincha”?
O bairro Pechincha, no Rio de Janeiro, foi formado no início do século XX, no Caminho da Freguesia — atualmente conhecido como Avenida Geremário Dantas — e se chama Pechincha por causa de um mercado “pechincheiro” que vendia seus produtos por um valor menor do que era praticado pelos comércios da Freguesia e da Taquara.
É um bairro predominantemente residencial, e seu comércio fica concentrado no Largo do Pechincha, abrigando também três comunidades: Paço do Lumiar, Vila Nossa Senhora da Paz e Santa Isabel.
Curiosidades sobre o bairro Pechincha
Pechincha também abriga o Retiro dos Artistas, antes conhecido como Casa dos Artistas, local que começou em 1915. Um grupo liderado por Leopoldo Fróes tinha o intuito de amparar artistas idosos que não podiam contar com a aposentadoria. Foi fundada em 1918, baseando-se em uma associação francesa, criada por Barão Taylor.
Anos depois se tornou um retiro para os artistas idosos que já não exercem mais sua profissão, quando a Casa dos Artistas se uniu ao trabalho assistencial do Retiro, formando seu novo nome, Retiro dos Artistas.
O bairro Pechincha também é conhecido por abrigar um tradicional bloco de carnaval, o “Carnaval dos Carecas”. O bloco reúne pessoas carecas e carequinhas de todas as idades, que saem às ruas durante o carnaval com muito humor e descontração.
Além disso, Pechincha é um verdadeiro paraíso para os amantes da gastronomia, com uma grande variedade de restaurantes, bares e lanchonetes. É possível encontrar desde deliciosas opções da culinária brasileira até pratos típicos de outras culturas.
Sem contar que, nos últimos anos, o bairro tem experimentado um significativo crescimento imobiliário, atraindo novos moradores em busca de uma localização estratégica e comodidades diversas.
Como é morar na Pechincha, na capital do Rio de Janeiro?
Morar na Pechincha, na capital do Rio de Janeiro, oferece uma experiência agradável e diversificada para seus residentes. O bairro é conhecido por seu ambiente acolhedor, o que torna a vida ali bastante agradável.
O bairro e sua excelente localização
Não é preciso muita pesquisa para descobrir que o bairro tem excelente localização no estado do Rio, ficando próximo aos bairros Freguesia, Taquara e Tanque. Além disso, conta com diversas linhas de ônibus que passam por lá, o que liga o bairro aos principais pontos da cidade.
E não se pode deixar de fora que o bairro Pechincha também é próximo às estações de metrô da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, facilitando muito mais a locomoção dos moradores quando precisam transitar de um bairro ao outro, seja para trabalhar, estudar ou por lazer.
Educação e saúde no bairro Pechincha
Quanto à educação, o bairro conta com diversas escolas, tanto públicas como privadas, como o Colégio CEOM, Senai Jacarepaguá e até mesmo o Retiro dos Artistas antes mencionado, onde é possível fazer cursos livres de teatro com os artistas residentes de lá.
Além disso, o bairro também conta com excelentes hospitais aos arredores, como o CMS Hamilton Land e o Hospital Rios D’Or, em Freguesia de Jacarepaguá.
Um dos menores custos de vida do Rio de Janeiro
Comparado com as outras regiões da cidade, logo se vê que na Pechincha o custo de vida é menor e certamente mais acessível. O valor do condomínio, por exemplo, gira em torno de R$470 a R$950 por mês.
O bairro conta com a maioria dos comércios necessários, desde farmácias até salões de beleza. Além disso, o custo para alimentação e serviços também é considerado menor e mais razoável do que as outras áreas da cidade.
O bairro Pechincha e o lazer
Também é possível aproveitar os dias de lazer nos arredores da Pechincha. Sua principal atração é o Center Shopping Rio, no bairro vizinho, em Jacarepaguá, que conta com diversos restaurantes e lojas.
Para aqueles que gostam de aproveitar uma boa academia para manter o corpo em movimento, o bairro conta com diversos estabelecimentos para isso. Além disso, também se pode aproveitar para se exercitar ao ar livre, com as diversas áreas verdes, ou só aproveitar o ar livre, fazendo o que mais desejar.
Em resumo, o bairro Pechincha no Rio de Janeiro conta com tudo aquilo que alguém precisa para viver de forma econômica no Rio e, ainda assim, viver bem e com qualidade. Mas lembrando que os custos também dependem da pessoa e do estilo e padrão de vida que se deseja levar.
Leia também:
- Remoção de ambulância
- Ambulância para remoção
- Como chamar uma ambulância
- Saiba tudo sobre piercing no umbigo
- Saiba tudo sobre ambulância particular
- Materiais utilizados na empresa de ambulância
- Precisando de uma ambulância para seu evento?
- Internar um dependente químico [GUIA COMPLETO]
- Ambulância Particular Valor: O Que Interfere No Preço?