A queda de cabelo é um problema enfrentado por muitas pessoas, sejam os homens ou mulheres. Sendo que este sintoma pode estar relacionado à sua alimentação, estilo de vida e escolha de produtos que possam estar prejudicando a saúde dos fios.
Algumas mudanças de hábitos podem contribuir para ajudar a diminuir a queda de cabelo, pois com um tempo esse efeito prejudica a sua aparência causando falhas perceptíveis.
Existem casos em que a queda de cabelo é tão significativa que necessita de um tratamento capilar mais direto, como implantes e procedimentos que agem diretamente na falha.
Enquanto isso, veja algumas dicas para ajudar a diminuir a queda de cabelo de um jeito prático.
Aposte em uma alimentação saudável
A alimentação saudável é uma importante aliada na prevenção da queda de cabelos, principalmente alimentos ricos em selênio como castanhas e o próprio frango. Os alimentos leguminosos, vegetais verdes e o ferro também contribuem para a saúde dos fios.
Evite consumir alimentos processados, gordurosos e ricos em açúcares, pois esses podem aumentar a queda de cabelo.
Mantenha um estilo de vida benéfico
Outra dica é manter um estilo de vida benéfico consumindo alimentos em uma dieta rica em carnes magras, legumes, frutas e verduras.
Faça exercícios físicos regularmente, como por exemplo, caminhadas, corridas e esportes que geram prazer. Acrescente pequenas pausas no seu dia e uma rotina de sono tranquila para manter a saúde capilar.
Priorize produtos de qualidade para seus cabelos
Em seu dia a dia priorize os produtos de qualidade para seus cabelos, cuidado com receitas caseiras que podem danificar os fios e gerar quedas.
As alergias e dermatites podem ser causadas por produtos capilares e essas receitas, além disso, o uso de finalizadores de maneira incorreta causam oleosidade e consequentemente enfraquecimento dos fios.
Uso de mix de vitaminas
A deficiência de vitaminas resulta do enfraquecimento dos fios e agressões no couro cabeludo, por isso, usar mix de vitaminas capilares, ajuda nesse processo de prevenção à queda capilar.
Aposte em vitaminas dos complexos C, B7 (Biotina), C e D são fonte de fortalecimento para os fios e antioxidantes que recuperam a saúde dos fios, unhas e pele.
Tratamento com óleos podem ajudar
O tratamento com óleos pode ajudar a controlar a queda, principalmente o óleo de coco que acelera o crescimento, fortalece a fibra capilar e ainda hidrata o couro cabeludo.
Já o óleo de alecrim e hortelã, esses são destinados à ativação da circulação sanguínea no couro cabeludo que consequentemente diminui as chances de queda.
Procure orientação profissional
Se observar que a perda de cabelo deixa falhas ou não se reduz às pequenas mudanças de hábitos, procure uma orientação profissional.
Algumas vezes a queda de cabelo pode estar relacionada às mudanças hormonais e dermatites que devem ser tratadas com uso de medicamentos.
Em alguns casos, como nas falhas no couro cabeludo, tratamentos com implantes ou técnica de Microinfusão de Medicamentos na Pele (entenda o tratamento) são mais indicados em casos de queda de cabelos e calvície.
Leia também: