A aquisição de novos clientes é fundamental para qualquer empresa, mas a prática do marketing de relacionamento permite o cultivo daqueles que já compram de um pequeno ou médio empreendimento.
E isso é fundamental para o sucesso no mundo dos negócios.
De forma factível, a aquisição de um novo cliente pode custar entre 5 e 25 vezes mais do que reter aquele já existente, ou seja, vale muito mais a pena, em números financeiros, melhorar as taxas de retenção.
Sendo assim, executivos, gestores e funcionários de uma empresa de distribuição de guarda corpo de inox para varanda devem compreender e praticar o marketing de relacionamento.
Essa estratégia está relacionada ao envolvimento com os clientes por um longo período, e pode ser por meios digitais, para facilitar o processo, como:
- Artigos e textos em blogs;
- DM (Direct Message)nas redes sociais;
- E-mail marketing;
- Site e-commerce.
A fidelização de clientes é importante, pois permite transformá-los em uma fonte de referência e feedback, assim como, parte fundamental, fazer repetidas compras.
Quando implementadas de maneira correta, ainda proporcionam vários benefícios para as pequenas e médias empresas.
Definição para o marketing de relacionamento
A estratégia de marketing de relacionamento é empregada para fidelizar os clientes, com o objetivo de aumentar o LTV (Lifetime Value), ou valor da vida do cliente, além de fornecer informações adequadas às necessidades e interesses das empresas.
Para isso, é preciso que o marketing de relacionamento seja inserido em um planejamento estratégico em que se concentra a retenção e a satisfação dos clientes quanto aos negócios realizados com uma empresa de tratamento de água, ou qualquer outro tipo de organização.
Um cliente fidelizado e que se mostra engajado com uma marca, de alguma maneira, ele gasta mais com as empresas.
Torna-se uma progressão natural na jornada do comprador, pois a estratégia do marketing de relacionamento está em exatamente nutrir a fidelidade do cliente, e estar atento aos consumidores sobre as necessidades e desejos.
Marketing de relacionamento em modelos distintos
Para a construção do marketing de relacionamento, é preciso estar atento Às mudanças que a publicidade, sempre dinâmica, que provocam alterações e possibilidades para manter o nível de comprometimento entre uma empresa e os clientes.
Por isso o marketing de relacionamento que se apresenta em modelos distintos, como apresentados a seguir.
1. Marketing Básico
O marketing de relacionamento tradicional, ou básico, é a forma que uma empresa de divisórias para ambientes internos trabalha para atrair o cliente para consumir.
O foco recai sobre o produto ou serviço disponível ao consumidor, e quão bom ele é para atender às expectativas e necessidades do cliente.
Trata-se de uma maneira de venda direta, sem qualquer necessidade de acompanhamento pós-vendas, assim como de comunicação ou feedback.
Esse modelo atrai as pessoas com uma mensagem simples, preço ou promoção, sendo uma venda para ganhar dinheiro.
2. Marketing reativo
Nesse modelo, o comprometimento recai sobre a marca, que busca de fato o feedback do cliente. Pode ser apresentado de várias formas, como:
- Elogios;
- Ideias;
- Reclamações;
- Sugestões.
A empresa de esquadria de alumínio se mostra aberta a essas ações, apresentando um esforço para construir relacionamento com o cliente, conforme a oportunidade se abre, ou uma situação se apresenta, conforme as reações sobre a compra.
3. Marketing responsável
A responsabilidade da empresa, nesse modelo de marketing de relacionamento, é prometer e entregar conforme as especificações do cliente.
Como consumidor, este continua a jornada do comprador após a aquisição, com destaque para as estratégias de retenção.
Isso envolve contato com o cliente após determinada compra de revestimento acústico para teto, e aplicar o cross selling, ou seja, a venda cruzada, e propor produtos relacionados conforme são lançados.
O marketing de relacionamento responsável pode recorrer, nesse caso, aos programas de fidelidade.
Este também é o momento de pedir feedback do cliente e tomar as ações apropriadas de acordo.
4. Marketing proativo
Tudo vai depender dos negócios praticados por pequenas e médias empresas, porém esse marketing de relacionamento reflete na construção de uma parceria entre fornecedor e consumidor.
Não se trata de venda única, ou sequer uma interação temporária para comprar uma plataforma de trabalho 6 lugares praticado no mercado.
A estratégia de marketing de relacionamento proativo é pessoal, em que a empresa está atenta aos desejos dos consumidores, utilizando dados para entender o comportamento de compra.
O e-mail marketing, os mensageiros eletrônicos e as redes sociais podem entram na estratégia de marketing de relacionamento proativo, pois os dados captados permitem que as empresas expandem o relacionamento com uma infinidade de situações e, melhor, de forma autêntica.
5. Marketing de parceria
No campo B2B (Business To Business), o marketing de relacionamento se apresenta em alto nível de colaboração.
Nesse caso, duas empresas trabalham juntas em um relacionamento em que o benefício é mútuo, trabalhando um mesmo cliente, mas sem serem exatamente concorrentes.
Pode ser aplicado em um período promocional específico, o lançamento de uma campanha de linhas de produtos que funcionam em conjunto, como equipamentos eletrônicos e pilhas.
O marketing de relacionamento de parceria é uma estratégia que funciona bem para pequenas e médias empresas que querem posicionar a marca no mercado consumidor.
Marketing de relacionamento mais popular
Com todas as vitrines disponíveis para os consumidores, físicas e virtuais, o consumidor moderno tem escolhas como nunca se viu, o que torna difícil a captação da atenção por parte da limpeza química ao produtor de verduras e legumes.
Nesse caso, as empresas colocam ênfase no LTV do cliente, em que a satisfação que se espera obter, conforme a ação em relação ao custo dessa ação, tem uma chance maior de se destacar no mercado, promovendo o marketing de relacionamento.
Dependendo do modelo de negócios de uma pequena ou média empresa, manter o foco em clientes fidelizados se mostra muito mais benéfico do que atrair novos consumidores.
Mesmo que muitas empresas ainda não percebam a importância do marketing de relacionamento inserido na rotina comercial, os benefícios podem ser muitos e constantes.
Quais benefícios do marketing de relacionamento?
A importância do marketing de relacionamento é crescente, o que faz com que muitas organizações, de diferentes portes, satisfaçam os clientes, constroem a fidelidade e mantêm-se a longo prazo.
Uma estratégia de marketing de relacionamento implementada com sucesso ajuda tanto a empresa quanto os clientes.
1. Mais clientes
O foco do marketing de relacionamento sempre é a satisfação do cliente.
Com os vários componentes do mix de marketing, essa estratégia ajuda na atração de novos clientes, seja com o preço, a qualidade do produto, a localização ou uma publicidade real
2. Fidelização de clientes
O marketing de relacionamento, de alguma forma, ajuda na satisfação dos clientes, o que fortalece a fidelização.
A máxima é que um cliente, quando se mostra satisfeito, volta e repete a compra, ou passa por uma nova experiência, por causa dos bens e serviços de uma empresa.
O custo menor na aquisição de novos clientes é porque os fidelizados compartilham essa experiência com familiares, amigos e colegas de trabalho.
Dessa forma, aumenta a taxa de retenção de clientes existentes, bem como atrair novos leads, ou seja, os potenciais clientes.
3. Ligação forte
A confiança está entre os pilares de sustentação de uma empresa que vende esquadria de alumínio sob medida, o que ajuda a construir conexões fortes e de longa data com todas as partes que podem afetá-la de uma maneira ou de outra, entre os quais:
- Clientes;
- Distribuidores.
- Fornecedores;
- Funcionários;
- Investidores;
- Parceiros comerciais.
O vínculo forte ajuda a manter a estratégia de marketing de relacionamento exatamente no ponto em que se atrai e retém os clientes.
4. Publicidade ampla e gratuita
Os esforços com a publicidade podem ser reduzidos, ao menos quando se trata de um marketing de relacionamento amplo e irrestrito.
Não se pode negar a importância de outras estratégias de marketing, mas dentro de um plano de negócios de uma empresa, a publicidade pode ter um orçamento reduzido, e nesse momento é que entram os clientes.
Uma postagem em uma rede social pode ser compartilhada dezenas, centenas, ou até milhares de vezes, por meio dos seguidores, ou seja, clientes fidelizados, e isso amplia o posicionamento da marca perante o mercado consumidor, de uma forma geral.
Conclusão
O marketing de relacionamento é personalizado e, portanto, muito eficiente para pequenas e médias empresas, que possuem a habilidade de estar no dia a dia de clientes, seja presencial ou online.
De uma forma atraente, o marketing de relacionamento ajuda a estabelecer bases de envolvimento de longo prazo, sendo uma estratégia das mais importantes, com resultados satisfatórios para todos os envolvidos.
Clientes fidelizados sempre podem elogiar uma marca para familiares e amigos, comprar novos produtos e apresentar críticas e sugestões a todo instante.
Do lado das empresas, é importante ouvir, afinal, faz parte do marketing de relacionamento, e demonstrar que essas mensagens recebidas são valorizadas.
A aplicação de uma estratégia de marketing de relacionamento, quando feita de forma eficaz, faz com que os clientes passem para o patamar de peça fundamental no sucesso empresarial.
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