A medicina é uma área de estudo que está sempre em evolução sobre técnicas, métodos e principalmente equipamentos cirúrgicos, que são sempre aprimorados. É essencial que instrumentadores e médicos em geral saibam utilizar e conheçam todos os equipamentos utilizados em salas de cirurgia.
Nesse artigo, você conhecerá dois tipos dos instrumentos cirúrgicos mais utilizados, as tesouras cirúrgicas. Saiba mais sobre a Tesoura Mayo e a Metzenbaum, para que elas servem, suas composições e onde encontrá-las!
O que é tesoura Mayo?
A Mayo é uma tesoura mais resistente e com lâminas mais robustas, pode ser feita de aço inoxidável ou titânio. É indicada para o corte de tecidos, apresentada em duas versões, a lâmina reta, para tecidos que estão próximos à ferida, e a lâmina curva, que permite cortes mais profundos.
A tesoura Mayo é conhecida como mais traumática em relação à tesoura Metzenbaum, isso porque ela apresenta uma parte cortante proporcional à parte não-cortante. Essa tesoura pode ser encontrada com pontas rombas, para dissecção, pontas romba-fina, para cortes em tecidos e bandagens, e pontas finas, para cortes em suturas.
Para que serve os equipamentos cirúrgicos?
Desenvolvida por cirurgiões da Clínica Mayo e apresentada em tamanho padrão ou extra-longo, a tesoura Mayo é indicada para cirurgias específicas, pode ser usada também nas áreas de pediatria e veterinária. A versão em titânio é mais cara do que a versão em aço inoxidável, mas ambas são boas e resistentes.
Com a lâmina curva, a Mayo pode fazer uma penetração mais profunda, servindo para tecidos mais grossos, como músculos torácicos, membros e útero. Já a Mayo com lâmina reta, permite cortes em superfícies, em cavidades e próximos a feridas, pode ser utilizada também em cortes de suturas.
Equipamentos cirúrgicos: O que é tesoura Metzenbaum?
Criada pelo cirurgião americano Myron Metzenbaum, a tesoura Metzenbaum é utilizada para cortes em tecidos delicados, sendo menos traumática, e é mais utilizada pelos cirurgiões do que a tesoura Mayo. O tamanho da sua haste é bem maior do que a área de corte e é mais leve e fina, possuindo pontas rombas.
A tesoura Metzenbaum também apresenta lâminas retas ou curvas, sendo a reta para cortar fios cirúrgicos, e a curva sendo mais anatômica, ou seja, facilita o processo de cortar os tecidos dos pacientes. E por possuir pontas rombas, seu uso é de introdução fechada e após inserida, abre sutilmente.
Para que serve?
Os equipamentos cirúrgicos, em geral, possuem como finalidade uma segurança maior e um bom controle para as manobras nos procedimentos dos profissionais da área, para ter como garantia um resultado de sucesso. E como já foi dito, a Metzenbaum é a tesoura mais popular entre os cirurgiões.
Por ser uma tesoura mais leve e delicada, a Metzenbaum é mais utilizada para cortes profundos e em tecidos delicados. É usada com maior frequência por áreas da medicina como cirurgia geral, urologia, ginecologia, cirurgia plástica e outras. Recomendada mais para dissecção de tecidos conjuntivos e vasos sanguíneos.
Quais as principais diferenças?
A tesoura Mayo, diferentemente da Metzenbaum, é mais pesada, robusta e menos utilizada pelos médicos. Isso porque ela contém uma área de corte do mesmo tamanho da haste e pontas que permitem cortes mais profundos em tecidos mais grossos e complexos que necessitam de um instrumento mais traumático.
Já a tesoura Metzenbaum é mais leve e possui alças mais longas, permitindo que ela seja menos traumática, dessa forma é usada para cortes em tecidos mais delicados, como útero e áreas de cirurgia plástica. Porém, essas tesouras também podem ser utilizadas em cortes mais profundos.
Quando usar a tesoura Mayo?
O uso da tesoura Mayo, tanto a reta quanto a curva, é recomendado em casos onde é necessário o acesso em áreas específicas de difícil acesso, pois ela permite uma precisão maior. Por ser feita de aço inoxidável, sua resistência à corrosão e facilidade de esterilização são maiores.
Com destaque para a tesoura Mayo curva, que pode ser utilizada em casos em que é necessário um manuseio melhor, pois sua curvatura facilita as manobras, principalmente em áreas difíceis. Sua curvatura também permite uma precisão maior quando é necessário cortes em tecido delicados.
Quando usar a tesoura Metzenbaum?
A utilização da tesoura Metzenbaum, tanto a reta quanto a curva, é recomendada para casos onde há necessidade de preservar tecidos, como em cirurgias plásticas e ginecológicas, pois suas lâminas afiadas e curvas permitem uma maior precisão para o profissional.
Um ressalto para a tesoura Metzenbaum reta, que também permite maior precisão, mas diferentemente da curva, ela apresenta um formato ergonômico que oferece ao cirurgião um conforto maior para a manipulação. A Metzenbaum também é fabricada, geralmente, em aço inoxidável, sendo mais resistente a corrosões e facilitando sua esterilização.
Onde comprar equipamentos cirúrgicos e tesouras cirúrgicas?
Você consegue encontrar equipamentos cirúrgicos em lojas de itens hospitalares, porém para conseguir um produto de ótima qualidade e com preços que cabem no seu bolso, entre no site da Endocommerce e garanta os melhores instrumentos cirúrgicos e as famosas tesouras cirúrgicas Mayo e Metzenbaum.
A Endocommerce tem como disciplina o respeito e a qualidade de vida dos profissionais e dos pacientes, além de ter produtos de qualidade, também são um laboratório moderno com profissionais responsáveis, assegurando um serviço de qualidade. Visite o site da Endocommerce e garanta já os melhores instrumentos cirúrgicos do mercado!
Leia também: