A cárie é um problema bucal muito comum, conhecido por pessoas de diferentes faixas etárias. Apesar de sua fama, muitas pessoas não sabem o que ela é, os principais sintomas e como tratá-la.
Entender como lidar com esse problema é fundamental para controlá-lo e assim ter uma boa saúde bucal.
O que é a cárie?
A cárie consiste em uma infecção nos dentes causada por bactérias que estão presentes na boca. Elas se acumulam e formam placas duras e difíceis de serem removidas sem ajuda de um profissional.
As bactérias, aos poucos, vão perfurando o esmalte dos dentes, algo que provoca fortes dores e desconfortos, principalmente quando alcançam partes mais profundas do dente.
Além da dor no dente, ela pode gerar manchas na superfície dos dentes, dores e inchaço na gengiva e maior sensibilidade.
A questão de manchas e estética dentária pode ser resolvida com uma faceta dental, mas antes deste processo, é necessário tratar a cárie.
Ao perceber sinais e sintomas, é importante procurar o dentista, porque ele poderá fazer uma avaliação completa e identificar, e a partir disso, indicar o tratamento adequado, que pode ser feito com uma profilaxia (limpeza) e restauração.
No entanto, há casos mais complexos que podem exigir um procedimento de canal dentário.
Tipos
Muitas pessoas acreditam que existe apenas um tipo, mas, na verdade, há três tipos, que são:
Cárie coronária
É um tipo muito comum e pode ocorrer em crianças e adultos. Esse tipo fica localizado na superfície de mastigação ou entre os dentes.
Cárie radicular
Com o passar do tempo, envelhecemos e isso faz com que a gengiva se retraia, o que deixa partes da raiz dos dentes mais expostas. A ausência de esmalte que cobre a raiz do elemento dentário, vai se deteriorando rapidamente e provocando esse tipo de cárie.
Cárie recorrente
A danificação pode acontecer em volta das restaurações e coroa (parte exposta do dente). Essa área tende a acumular mais placa bacteriana, causando deterioração e contribuindo para o surgimento de cáries.
Independente do tipo de cárie, é importante fazer o tratamento adequado, pois quando não tratada, pode levar a perda do dente. Nos casos de perda dentária, uma maneira de recuperar é com um implante dentário.
Sintomas
Existem alguns sinais que podem indicar o surgimento dessa doença bucal. Sendo assim, os principais sintomas da são:
- Dor de dente;
- Mau hálito;
- Sensibilidade ao consumir alimentos quentes e frios;
- Presença de furinhos nos dentes;
- Manchas marrons ou brancas nos dentes;
- Gengiva dolorida e inchada.
Ao notar qualquer um desses sinais e sintomas, é preciso procurar um dentista urgentemente e ir atrás de um tratamento.
Como identificar que o problema pode ser uma cárie?
A confirmação da cárie é feita em uma consulta no dentista, onde o profissional avalia se há furo no dente e caso haja, utiliza um instrumento de ponta fina no furo para verificar a profundidade e se a pessoa sente dor.
Antes de iniciar o tratamento, o dentista solicita um raio-X para verificar melhor onde está localizada a cárie.
O interessante da avaliação do dentista é que além de identificar a cárie, ele pode ver outros problemas que podem ser solucionados. A parte estética e funcional, por exemplo, pode ser resolvida com o uso de um aparelho dental invisível.
Causas
A principal causa da cárie é a higienização bucal inadequada. Uma limpeza incorreta faz com que resíduos de alimentos fiquem acumulados entre os dentes, contribuindo para o aumento das bactérias que já estão presentes na boca.
Isso tudo acaba produzindo ácidos que corroem as camadas mais superficiais dos dentes. A falta de higiene adequada somada a péssimos hábitos alimentares contribuem para o surgimento de cáries, principalmente se a pessoa ingere muitos alimentos açucarados e carboidratos.
Tratamento
Não existe tratamento caseiro para a cárie, ou seja, é necessário ir ao dentista. O profissional pode em uma sessão remover a cárie e depois fazer a restauração do dente com aplicação de resina.
Quando há cárie em vários dentes, o processo de tratamento pode ser mais prolongado e em alguns casos, é necessário tratar com um canal ou até a remoção do dente e substituí-lo por uma prótese.
No processo, é feita uma limpeza para a remoção de toda a placa bacteriana que prejudica os dentes. Após todos os procedimentos, caso a pessoa sinta-se incomodada e deseje melhorar a estética dentária, um clareamento interno pode ser uma alternativa.
Como prevenir?
Existem algumas maneiras de evitar o surgimento dessa doença bucal. Com isso, a prevenção envolve atenção e hábitos, como:
- Escovação e uso do fio dental corretamente;
- Diminuir o consumo de açúcar;
- Dê preferência a um creme dental com flúor;
- Visitar regularmente o dentista.
A vista ao dentista é algo válido para todos, seja quem utiliza um aparelho móvel transparente ou não.
Portanto, manter uma rotina de cuidados saudáveis para a saúde bucal é o modo de evitar problemas de cáries e ter dentes fortes, protegidos e bonitos.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.
Leia também:
- Remoção de ambulância
- Ambulância para remoção
- Como chamar uma ambulância
- Saiba tudo sobre piercing no umbigo
- Saiba tudo sobre ambulância particular
- Materiais utilizados na empresa de ambulância
- Precisando de uma ambulância para seu evento?
- Internar um dependente químico [GUIA COMPLETO]
- Ambulância Particular Valor: O Que Interfere No Preço?