golpes com cartão de credito

6 dicas para curtir a folia com segurança

Quem curte carnaval merece aproveitar a folia, mas precisa ficar atento aos golpes com cartão de crédito que são aplicados nessa época de festas. Afinal, um descuido pode significar um grande prejuízo financeiro logo no início do ano.

Para se proteger e pular o carnaval com segurança, confira nossas dicas!

Quais os golpes com cartão de crédito mais comuns?

São vários os golpes de cartão de crédito que podem trazer muita dor de cabeça. Um dos mais comuns é o envio de mensagens falsas ou ligações de golpistas afirmando que seu cartão foi clonado.

Nesse tipo de fraude, o criminoso se passa pela operadora de cartão ou banco para convencê-lo a informar dados como número do cartão e código de verificação, sob o pretexto de impedir o uso indevido do seu cartão. Dessa forma, se você passar as informações, os golpistas conseguem fazer compras no seu cartão na mesma hora.

Outro golpe comum é o envio de links maliciosos que atraem usuários com promoções e ofertas imperdíveis. Quando você clica nesses links, é redirecionado para um formulário falso onde deve digitar os dados do seu cartão de crédito. Dessa forma, as informações são roubadas por criminosos que usam todo o seu limite de crédito em minutos.

Mas também é possível cair em golpes de cartão de crédito aplicados com confiança. Um deles é o golpe da maquininha, no qual o criminoso utiliza uma maquininha adulterada ou com viseira quebrada para digitar um valor bem acima da compra ou roubar sua senha.

Muitas vezes, os golpistas também conseguem trocar o cartão de crédito por outro falso ou simplesmente memorizar os dados do seu cartão para fazer compras depois.

6 dicas para evitar golpes com cartão de crédito no Carnaval

Se você não quer sofrer golpes com cartão de crédito nesse Carnaval, siga as dicas a seguir.

1. Evite pular carnaval com seu cartão de crédito

Se você vai curtir a folia, seja em um bloco de carnaval de rua ou em uma festa privada, evite usar o cartão de crédito. É escolher melhor um meio de pagamento mais seguro como o Pix ou uma carteira digital, por exemplo.

2. Tome cuidado com promoções de carnaval

Na época do Carnaval, os golpistas aproveitam para enviar links maliciosos com promoções falsas de Carnaval. Então, desconfie de ofertas imperdíveis recebidas por e-mail, WhatsApp, SMS ou até mesmo links. E claro, nunca clique em links suspeitos ou forneça seus dados em um site desconhecido (ou que se passe por outro site).

3. Desconfie de mensagens e links sobre seu cartão

Se receber uma mensagem ou ligação alertando sobre clonagem ou compra suspeita no seu cartão, encerre o contato e use os canais oficiais para contatar seu banco. Assim, você evita cair em golpes que roubam dados de clientes com alertas falsos.

4. Fique de olho nos pagamentos com cartão

Se for usar seu cartão de crédito físico para fazer pagamentos no Carnaval, tome muito cuidado. Verifique sempre o valor na maquininha, solicite o comprovante e confira se o cartão devolvido é mesmo seu.

5. Cadastre-se como notificações do seu cartão

É essencial ativar o envio de notificações a cada compra realizada no seu cartão de crédito. Assim, você fica sempre informado sobre movimentações.

6. Esconda o código de verificação

O código de verificação é um dos dados de segurança mais importantes do seu cartão de crédito. Por isso, procure esconder esse dado e evite que pessoas mal-intencionadas façam compras em seu nome.

Viu como é possível curtir a folia com segurança e evitar golpes de cartão de crédito? Aproveite!

Leia também:

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!