Desentupir o ralo de banheiros, cozinhas, lavanderias e outras áreas molhadas da casa pode não ser tão simples quanto parece.
Daí a importância de ter uma desentupidora 24 horas para lhe socorrer em qualquer momento do dia. Pois, reparos realizados sem o necessário conhecimento em tubulações podem prejudicar todo o sistema.
Muitas vezes, produzindo custos inesperados com materiais e contratação de profissionais especializados. A seguir, veja quais são os 4 equívocos cometidos ao desentupir o ralo no improviso.
BORRA DE CAFÉ E ÁGUA FERVENTE
Acredita-se que a borra de café, seguida de água fervente e água fria seja capaz de desobstruir o ralo e os canos, principalmente por conta das características ácidas do café.
Ou seja, trata-se daquela sensação no final da língua, que pode ser confundida com o amargor. Entre os tipos de ácido mais encontrados no café estão o ácido málico, e tartárico, o acético e a acidez cítrica.
Porém, infelizmente essa não é uma solução desentupidora, já que as características ácidas do café se perdem depois de coado.
Além disso, o entupimento pode ser agravado com a borra, principalmente ao entrar em contato com os restos de gordura nas tubulações.
SODA CÁUSTICA
Um dos produtos mais usados para desentupir o ralo é a soda cáustica, usada especialmente nos vasos sanitários. Entretanto, é preciso compreender os riscos dessa suposta solução.
Mesmo que funcione em casos superficiais, as propriedades corrosivas da soda cáustica podem causar danos irreversíveis a quem manipula, como manchas e queimaduras.
Além disso, pode produzir efeito contrário, obstruindo ainda mais o cano através do processo de saponificação, que impedem a passagem da água graças à criação das chamadas estruturas saponáceas.
Finalmente, o caráter corrosivo da soda cáustica pode alterar a composição química da água, mesmo depois de tratada. Consequentemente, o meio ambiente pode ser prejudicado, por isso a prática deve ser evitada.
OBJETOS PONTIAGUDOS
É muito comum olhar ao redor e procurar por soluções práticas quando enfrentamos um problema. E não é diferente quando esse problema é desentupir o ralo da cozinha ou do banheiro.
Neste momento, a reação natural é procurar por objetos pontiagudos que possam ser introduzidos nas tubulações, como os arames e os cabos de vassoura.
No entanto, ao introduzir esses objetos, os detritos causadores da obstrução podem ser escoados no cano abaixo, danificando as paredes das tubulações e causando vazamentos.
REFRIGERANTE DE COLA
É verdade que a internet e as plataformas de vídeo democratizaram o acesso a todo tipo de conteúdo.
Contudo, é preciso se atentar para as informações falsas que visam apenas a disseminação desse conteúdo, sem considerar aspectos como qualidade e veracidade.
Utilizar refrigerantes de cola para desentupir o ralo da cozinha é uma dessas informações falsas.
Na verdade, a capacidade de desobstruir as passagens cobertas por blocos de gordura é creditada ao caráter corrosivo do refrigerante.
A verdade é que a bebida pode intensificar o problema, ficando parada e obstruindo ainda mais essas tubulações.
E COMO EVITAR OS ENTUPIMENTOS?
O excesso de gordura e o resto de comida jogado na pia não são os únicos elementos capazes de gerar entupimentos.
Ademais, você também deve se atentar ao excesso de espuma nos ralos, aos cabelos acumulados no ralo do banheiro, ao descarte de papel higiênico nos vasos sanitários e às caixas de gordura sem manutenção.
Em resumo, você pode evitar esse tipo de problema realizando manutenções preventivas e limpezas regulares, não permitindo o acúmulo de resíduos nas áreas molhadas.
Pronto, você já sabe quais são os erros mais comuns ao desentupir os ralos espalhados pela casa. É só se manter atento e realizar manutenções periódicas!
Leia também:
- Remoção de ambulância
- Ambulância para remoção
- Como chamar uma ambulância
- Saiba tudo sobre piercing no umbigo
- Saiba tudo sobre ambulância particular
- Materiais utilizados na empresa de ambulância
- Precisando de uma ambulância para seu evento?
- Internar um dependente químico [GUIA COMPLETO]
- Ambulância Particular Valor: O Que Interfere No Preço?