O arduíno é provavelmente uma das peças mais queridas no mundo da eletrônica e robótica. A facilidade e funcionalidade desse componente é absolutamente formidável e ajuda muito na vida de qualquer programador ou entusiasta da robótica.
Se você quer dar vida a seus projetos provavelmente terá que se adaptar e aprender a utilizar o arduino e seus componentes. Mas algo que muitos desconhecem é a placa de prototipagem de arduino. Esse componente pode ser de grande ajuda nos seus projetos, tanto na economia de dinheiro mas principalmente na economia de tempo.
O que é uma matriz de contato ou placa de prototipagem?
Embora placas de prototipagem para arduino (protoboard) sejam famosas e bastante úteis no meio da robótica e eletrônica, alguns entusiastas do meio que utilizam o arduino ainda não a conhecem e nem a usam. A placa de protipagem como todas as outras, é uma placa com circuitos para operar alguma ação por meio de uma unidade de processamento, no caso o arduino.
A diferença da placa de prototipagem de arduino para as outras é sua praticidade em testar protótipos, daí seu nome.
Como funciona a placa de prototipagem?
A chave da praticidade da placa de prototipagem para arduino é o fato de ser revestida de plástico. Seus circuitos ficam protegidos pela cobertura de plástico, e a cobertura tem algumas pequenas entradas para que se realize a conexão com o arduino. Após os fios encaixados nos furos da cobertura de plástico e entrando em contato com a placa se pode começar a realizar o teste sem a necessidade de uma placa definitiva.
Essa vantagem é primordial. Sem a necessidade de ser permanente, a placa de prototipagem pode ser ligada ou retirada do arduino sem necessidade de soldar seus circuitos de modo definitivo. Dessa forma a mesma placa pode ser conectada e desconectada facilmente de inúmeros dispositivos arduinos para testes.
Como escolher a melhor placa de prototipagem?
Depende do seu uso. Há tamanhos variados de placa de prototipagem para arduino e cada tamanho tem mais buracos e circuitos para se conectar. E no caso, quanto mais buracos e maior o tamanho da placa mais complexos e sofisticados os tipos de projetos e funções que ela pode desempenhar para seu protótipo.
Uma placa de prototipagem mini tem cerca de 170 conexões. Já uma placa média chamada de half tem 400 conexões, e as placas de prototipagem chamadas full suportam 830 conexões.
Como é utilizada a matriz de contato por profissionais?
A placa de prototipagem é utilizada geralmente no teste de protótipos para que não haja a utilização de uma placa definitiva que exija solda e outras técnicas de natureza definitiva.
Componentes eletronicos: quais necessários para prototipagem com Arduino
Para conectar o arduino à placa de prototipagem são geralmente utilizados os fios conhecidos como jumpers. Esses fios bem finos com uma ponta de metal é o componente que liga o processamento do arduino na placa de prototipagem.
Importância da placa de prototipagem em projetos com Arduino?
Embora seja possível retirar a solda de uma placa de um arduíno para reutilizá-la, ainda exige um esforço que dá margem para que um erro possa acontecer e causar algum problema na placa.
A placa de prototipagem acaba com esse problema, considerando que ela pode ser desconectada e conectada com maior facilidade. Isso evita não só o desperdício de componentes como economiza bastante tempo no teste de protótipos.
Leia também: