Hoje em dia todo mundo procura por maior segurança e isso não é diferente quando o assunto são os portões das garagens de automóveis das residências.
Você sabia que, para uma proteção maior sua e da sua família, o portão eletrônico é uma estratégia extremamente benéfica?
Se você não sabia disso, não se preocupe, pois você está no lugar certo. Aqui você verá tudo o que precisa saber acerca do portão eletrônico.
Continue a leitura deste artigo e confira!
Por qual razão o portão eletrônico é mais seguro?
O portão eletrônico permite que o processo de entrada e saída de automóveis das garagens de residências, por exemplo, seja mais rápido, o que o torna mais seguro.
Imagina você chegando à noite em casa com a sua família, com a rua pouco movimentada e, ainda assim, precisar estacionar o veículo, descer, abrir o portão e apenas depois guardar o carro na garagem?
O portão automático traz mais praticidade e segurança para a residência e para os motoristas, pois evita a possibilidade de abordagens inesperadas.
É válido ressaltar que, mesmo com um portão automático, é imprescindível ter atenção redobrada, verificando o movimento da rua e se há pessoas estranhas nas redondezas.
Quais são os tipos de portão automático?
Existem alguns tipos diferentes de portão automático e vamos destacar agora quais são eles. Veja:
1- Pivotante
A abertura desse tipo de portão é realizada através de um eixo central e vertical, o qual é sustentado por pivots, responsáveis pelo giro do portão.
No entanto, é essencial ter atenção no quesito do reforço da estrutura do portão pivotante e desses pivots (devem conter rolamentos), levando em consideração que, em muitos casos, estes pivots não são fortes o suficiente para sustentar e manter esse portão automático no prumo.
Em vista disso e por necessitar mais de manutenção de portão, esse tipo de portão não é tão recomendado para condomínios (o abrir e o fechar constante pode causar maiores desgastes).
2- Basculante
Esse tipo de portão automático é aquele o qual abre para cima, com um eixo horizontal por meio de polias e guias laterais.
Embora seja muito usado em condomínio, levando em consideração ocupar pouco espaço, ele exige cuidados, ou seja, é necessário garantir que a manutenção de portão preventiva esteja em dia (peças lubrificadas, cabos em boas condições e bem balanceado).
Com o motor de portão adequado, independentemente do tipo de material, o portão terá um excelente funcionamento.
3- Deslizante
Esse tipo de portão automático funciona com uma abertura lateral e é considerado como um equipamento muito econômico e o que dá menos problemas para condomínios.
O motor para portão desse tipo é encontrado facilmente.
É válido ressaltar a necessidade de garantir a manutenção preventiva constante desse tipo de portão, bem como os outros.
Como fazer a manutenção do portão automático?
O ideal é que essa manutenção seja realizada por profissionais experientes e bem capacitados.
Isso pelo fato de que, para fazer a limpeza e a lubrificação, alguns cuidados especiais são necessários, como, por exemplo, limpar e lubrificar sempre com o portão fechado, garantindo o acesso completo aos trilhos.
Além disso, é essencial que o portão automático esteja desconectado da energia a fim de se evitar acidentes.
Conclusão
Agora que você está por dentro de tudo sobre portão automático, está na hora de escolher aquele que mais atende às suas necessidades, expectativas e desejos.
Atente-se aos pontos supracitados e lembre-se de que ter um portão sem precisar descer do carro para abri-lo é indubitavelmente mais seguro.
Se você gostou deste artigo não deixe de compartilhar agora mesmo com outras pessoas, principalmente aquelas que ainda não fizeram o investimento em um produto tão importante assim.
Até a próxima!
Leia também:
- Saiba tudo sobre ambulância particular
- Materiais utilizados na empresa de ambulância
- Internar um dependente químico [GUIA COMPLETO]