parar de fumar

Como a tecnologia pode ajudar a parar de fumar

Ao pesquisar a frase “parar de fumar” no Google, o buscador sugere quase 2 milhões de resultados. Os usuários geralmente procuram conteúdo sobre sintomas depois de abandonar o vício. 

Eles também perguntam quanto tempo pode levar para um fumante se sentir mal por parar de fumar, se há algum efeito colateral e quais são as etapas da limpeza do corpo. 

Ao parar de fumar, um tema muito importante também é o medo de ganhar peso. 

Outros tipos de dúvidas comuns são: “quando é o pior?”, “quando é a crise?”, “quais são os piores dias?”. As questões giram em torno dos aspectos de saúde: “Como o corpo reage?”, “Quando o metabolismo volta após parar de fumar?”. Muitos também se perguntam: “E se eu desistir?” 

Os usuários também estão procurando informações sobre alternativas ao fumo, como aquecedores de tabaco ou cigarros eletrônicos, do tipo viper smoke.

Como a tecnologia ajuda a reduzir a nocividade do vício?

Parece que tanto os cigarros eletrônicos que aquecem líquidos quanto os aparelhos que aquecem o tabaco sem queimá-lo têm a chance de se tornar uma alternativa menos prejudicial para que muitos fumantes continuem fumando. 

Estudos toxicológicos mostram que há menos toxinas e compostos antipreventivos neles do que na fumaça do cigarro. Nos aquecedores de tabaco, o tabaco não queima, mas é aquecido a uma temperatura cerca de 3 vezes menor do que quando se fuma um cigarro.

Nos cigarros eletrônicos, o aquecedor aquece o líquido, ou seja, um líquido com nicotina, fazendo com que ele vaporize. Desta forma, em ambos os casos é produzido um aerossol contendo nicotina, mas com um teor significativamente menor de substâncias cancerígenas e tóxicas.Também não existe o chamado alcatrão.

Mitos sobre parar de fumar

Os dados das buscas dos internautas apresentados acima mostram claramente que eles estão procurando a frase “parar de fumar e ganhar peso”. Existem muitos mitos em torno desses temas que mantêm os indecisos. 

Não vai funcionar de qualquer maneira

A maioria dos fumantes faz inúmeras tentativas de parar antes de atingir o nível de abstinência prolongado. No entanto, quando você não consegue parar, há muito o que aprender também, se aprendermos com a experiência.

Se uma tentativa não for bem sucedida, é importante examinar mais de perto quais situações foram particularmente difíceis. Uma queda não é motivo para desistir. Pelo contrário, é uma razão para tentar parar de fumar novamente.

É tarde demais para desistir

Nunca é tarde para parar de fumar! Muitos fumantes pensam que a fumaça do cigarro já causou tantos danos ao seu corpo que não poderia ser pior. Sim, muitas mudanças não podem ser desfeitas, mas também muito mais pode ser feito. A exposição à fumaça do cigarro e ao alcatrão sobrecarregam o coração, aumentando o risco de ataques cardíacos e derrames, e a suscetibilidade a infecções respiratórias que levam a problemas mais graves, como bronquite e pneumonia. Parar de fumar também melhora a eficácia dos medicamentos e permite que você finalmente respire com um pulmão cheio.

Vou parar de fumar e ganhar peso!

Não é verdade! Parar de fumar nem sempre significa ganhar peso! Pode haver distúrbios temporários relacionados ao aumento do apetite, mas isso não é nada que não possa ser controlado, por exemplo, por uma boa dieta e exercícios.

A seta na balança pode, portanto, saltar ligeiramente para cima apenas se nós a deixarmos. No entanto, se comermos corretamente, nossa taxa metabólica também voltará aos trilhos.

Ao voltar à plena eficiência, o olfato e o paladar do fumante podem fazer com que a comida o tente com cheiros. Então basta aplicar uma mudança simples: em situações habituais, em vez de pegar um cigarro (como no passado), busque lanches saudáveis. Também é importante manter a regularidade das refeições após parar de fumar, que devemos comer 4-5 vezes ao dia (começando com o café da manhã e terminando com uma refeição aprox. 3 horas antes de dormir). Estas refeições devem, naturalmente, ser equilibradas.

Leia também:

 

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!