limpeza dentária

4 sinais de que você precisa fazer uma limpeza dentária profissional

A saúde bucal é essencial para a manutenção de um sorriso mais bonito e para uma melhor qualidade de vida. No entanto, dedicar uma atenção adicional aos cuidados individuais e à realização da limpeza dentária profissional também é capaz de impactar muito positivamente no bem-estar geral dos pacientes.

Isso porque, a boca é uma das principais portas de entrada para o organismo. Assim, os problemas dentários e as doenças que acometem essa região são capazes de se espalhar facilmente pelo organismo, interferindo no funcionamento de diversas funções do corpo.

Por isso, além da realização de intervenções estéticas – como o tratamento com o aparelho dental transparente ou o clareamento dental –, os pacientes também precisam focar na realização de procedimentos que visam à garantia da saúde e da integridade de todos os tecidos bucais.

Importância da limpeza dentária

Por ser um local quente, úmido e rico em nutrientes, a cavidade oral é uma região muito propícia para o desenvolvimento de microrganismos como os vírus, fungos e bactérias.

Na verdade, estima-se que a boca humana contenha aproximadamente 50 bilhões desses organismos.

Apesar deles serem essenciais para a viabilização de uma digestão apropriada dos alimentos e para o combate aos agentes patológicos externos, quando o equilíbrio na microbiota é comprometido, a ação desses agentes pode passar a comprometer a saúde.

Assim, a higienização por meio da escovação, uso diário do fio dental e o bochecho com enxaguante bucal é extremamente importante para viabilizar a regulação das colônias bacterianas.

Desta forma, é possível impedir a formação do biofilme dentário e do tártaro, bem como, dos consequentes danos que essas estruturas causam aos dentes, aos tecidos moles e a todo o organismo.

Isso porque, a ação bacteriana é capaz de causar doenças inflamatórias nas gengivas que, devido à grande vascularização na região, se espalham pelo sistema circulatório e podem causar condições sistêmicas, como:

  • Patologias cardiovasculares;
  • Enfermidades gastrointestinais;
  • Diabetes;
  • Artrose;
  • Sinusite crônica;
  • Doenças degenerativas, entre outras.

No entanto, ainda que as rotinas de escovação sejam efetuadas com a frequência indicada, alguns espaços que são mais difíceis de alcançar – devido à formação estrutural dos dentes, ao aparelho ortodôntico ou em decorrência da lente nos dentes – podem acabar acumulando essas formações microbianas.

Por isso, a realização da limpeza dentária profissional precisa ser feita periodicamente.

Sinais de que a limpeza profissional é necessária

A limpeza profissional, também conhecida como aplainamento radicular, é um procedimento que consiste na remoção das estruturas bacterianas mais resistentes que se formam na superfície dentária, entre os dentes e na bolsa gengival.  

Através de aparelhos eletrônicos ultrassônicos e com o auxílio de ferramentas de raspagem os dentistas são capazes de remover o tártaro e o biofilme dental, fazendo o polimento radicular e finalizando a higienização com a aplicação do gel de flúor.

Esse procedimento é essencial para garantir a saúde das gengivas e dos dentes, garantindo que o sulco gengival não fique profundo e que doenças inflamatórias não sejam desenvolvidas.

  • Mau hálito

O mau hálito é uma reclamação bastante comum entre os pacientes e muitas pessoas acabam considerando esse sintoma uma característica normal.

Entretanto, ele normalmente indica deficiências na higienização bucal ou o sinal do desenvolvimento de alguma patologia oral.

Desta forma, se você estiver apresentando essa característica – mesmo estando seguindo uma rotina de higienização bucal completa – é crucial que a intervenção odontológica seja realizada.

  • Formação de tártaro

O tártaro é uma placa bacteriana grossa que geralmente é formada na base dos dentes e ao redor das facetas de resina, ao longo da linha da gengiva. Essa estrutura se forma com a calcificação da placa bacteriana e pode causar problemas graves para a saúde.

Contudo, esse biofilme não pode ser removido apenas com a escovação e uso do fio dental. Por isso, o desenvolvimento dessas placas é uma indicação importante de que é preciso fazer uma limpeza profissional.

  • Sangramentos gengivais

A placa bacteriana e o tártaro produzem ácidos que corroem os dentes e inflamam o tecido gengival ao redor dos dentes e das facetas de porcelana.

Como resultado, os pacientes passam a apresentar sintomas como inchaço, desconforto durante a escovação e sangramento gengival.

Apesar dessa ocorrência ser bastante simples e fácil de solucionar, ela também pode se complicar causando danos irreversíveis na saúde geral das pessoas e na integridade dentária.

Por isso, a presença de hemorragias gengivais é um sinal de que um dentista deve ser consultado.

  • Mais de 6 meses sem ir ao dentista

Os pacientes que utilizam o aparelho branco, ou qualquer outro tipo de acessório ortodôntico, tendem a realizar o acompanhamento odontológico com bastante frequência. No entanto, o que muitos não sabem é que essas visitas são necessárias por todos.

Essas visitas são essenciais para a realização de uma avaliação médica detalhada, para a efetuação de uma limpeza profunda e para a aplicação do flúor.

Tais cuidados são essenciais para a manutenção da saúde dos dentes e para a profilaxia de condições patológicas sérias.

Assim, recomenda-se que todas as pessoas – mesmo aquelas que não possuem nenhum sintoma – procure o atendimento dentário, pelo menos, uma vez a cada seis meses. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Leia mais:

Namata
Namata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias Recentes

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!