intercambio na Austrália

Intercâmbio na Austrália: o que saber antes de fazer as malas

O intercâmbio da Austrália é uma das modalidades mais frequentes entre os estudantes que buscam estudar fora do país. Precisamente, é o terceiro país mais procurado por alunos no mundo todo.

O país oferece, além do ensino de qualidade, diversas belezas naturais e uma preocupação constante na preservação do seu meio ambiente. O país possui desde florestas a praias paradisíacas, em cenários preservados e de tirar o fôlego.

Ademais, para aqueles que querem fugir do frio constante em países europeus, a Austrália é o lugar ideal para o intercâmbio. Isso porque o país possui clima semelhante ao do Brasil, uma vez que ambos estão alinhados no hemisfério sul.

Por isso, se você pensa em fazer um intercâmbio na Austrália e não sabe por onde começar, separe seu seguro viagem e confira conosco este artigo exclusivo! Boa leitura!

intercambio na Austrália

Documentos necessários para intercâmbio na Austrália

Antes de mais nada, é necessário ter atenção, uma vez que para ingressar no país você deve escolher a modalidade alinhada com o seu objetivo no país.

Sendo assim, no caso do intercâmbio acadêmico na Austrália, o estudante deve optar pelo visto de estudante.

Este visto é válido por 12 semanas no país, e também garante a possibilidade de trabalhar no país e ele pode ser renovado.

Quanto aos documentos necessários, o estudante deve estar de posse do passaporte, do comprovante de pagamento do curso que frequentará, uma carta que declara a intenção da sua estadia, extrato bancário de três meses anteriores ao visto, declaração IRPF e documentos relativos à hospedagem durante o período em que ficará no país.

Que tipo de intercâmbio pode ser feito em terras australianas?

Antes de mais nada, é preciso saber que existem alguns modelos dentre os quais é possível optar por um para fazer o seu intercâmbio na Austrália.

Dentre eles podemos citar: o Intercâmbio de Inglês, o Sistema de Ensino da Austrália, o Intercâmbio de Graduação, o de Pós-Graduação e Pesquisa e, por fim, mas não menos importante, o Visto de Estudante.

Outro detalhe importante é que é considerado um grande atrativo para se fazer o intercâmbio no país, é a possibilidade de se usufruir de todas benesses que a Austrália oferece.

Além disso, outro ponto que merece destaque é o fato de que o visto para o intercambista no país autoriza o trabalho remunerado durante a sua estadia.

Principais cidades para intercâmbio na Austrália

Inicialmente você pode se apegar a ideia de fazer intercâmbio nas cidades mais conhecidas do país.

Sobretudo, sabemos que o conteúdo é o fator mais importante quando se diz respeito a um intercâmbio acadêmico.

No entanto, nada impede que este conhecimento ande de mãos dadas com belas atrações turísticas e uma infraestrutura encantadora, como é o caso da Austrália.

Portanto, fique atento que vamos falar sobre as principais cidades para fazer intercâmbio na Austrália.

Sidney

Esta é, sem sombra de dúvidas, o maior cartão postal do país e também a mais conhecida entre os brasileiros. A cidade alia uma vida urbana tranquila juntamente a praias de tirar o fôlego dos turistas.

No que diz respeito ao intercâmbio acadêmico, Sidney oferece opções diversas para os interessados: é possível encontrar cursos de inglês, escolas técnicas e universidades renomadas, como a própria Sydney University.

Uma vantagem para os jovens ou entusiastas da vida noturna é a diversidade de opções para se divertir na cidade. Para aqueles que buscam estadias e uma programação mais tranquila, o camping é uma opção muito procurada naquelas terras.

Melbourne

A cidade é a segunda maior potência econômica da Austrália, por isso oferece excelente qualidade de vida para a população e intercambistas.

Acima de tudo, para aqueles que também desejam se estabelecer financeiramente, a cidade oferece uma vasta gama de opções de emprego.

Melbourne é a cidade do país que concentra o maior número de universidades na Austrália. Essa é uma vantagem em relação à Sidney, por exemplo, já que não existe tanta concorrência para garantir uma vaga em uma instituição de ensino.

Apesar disso, para aqueles que buscam na Austrália um clima parecido com o Brasil, é preciso ficar atento. Isso porque Melbourne possui grande variação climática.

Gold Coast

Antes de mais nada, se você procura por grande infraestrutura, baixo custo de vida se comparado a outras localidades no país, clima ameno, praias, áreas de preservação ambiental, então Gold Coast pode ser o lugar certo para o seu intercâmbio na Austrália.

O destaque no quesito intercâmbio fica por conta do novo campus da Southern Cross University, localizado ao lado do aeroporto de Gold Coast, na praia.

Em razão de todos os pontos listados, Gold Coast é uma opção que tem atraído pessoas mais jovens e com espírito aventureiro.

Brisbane

Primeiramente, a cidade de Brisbane é o local ideal para quem procura uma cidade moderna, mas com o clima mais pacato. Além disso, o local conta com custo de vida baixo, se comparado com outras localidades australianas.

Um dos principais atrativos da cidade é a praia artificial de Brisbane. Como a cidade não conta com praias, a praia artificial foi construída bem no centro da cidade e chama a atenção dos turistas.

O clima se assemelha com o de outras cidades no país, o que o torna agradável para os brasileiros.

Além disso, a cidade abriga algumas das melhores universidades do país, como é o caso da Universidade de Queensland e da Universidade de Tecnologia de Queensland.

Adelaide

Entre as cidades citadas até agora, Adelaide merece destaque por ser a mais acessível financeiramente para os intercambistas.

Outro ponto relevante é a oferta de emprego, que é vasta. Afinal, estamos falando da quinta maior capital australiana e que vem crescendo sua economia exponencialmente.

Se tratando da vida acadêmica, se o desejo é estudar em uma universidade com tradição, você deve se candidatar para vagas na Universidade de Adelaide, terceira mais antiga do país.

intercambio na Austrália

Conclusão

Se você quer viajar e não sentir saudade do clima brasileiro, o intercâmbio na Austrália é a pedida ideal.

Por fim, vale destacar a qualidade das instituições de ensino e também a oferta de trabalho, presente na maioria das cidades com programas de intercâmbio.

E, claro, sabemos que viajar para um país distante não está associado somente aos estudos. Neste cenário, por possuir uma grande variedade de opções para uma vida noturna cheia de diversão, a Austrália é o local ideal para os entusiastas no quesito!

Leia também:

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!