As dores de cabeça nem sempre são devido a enxaquecas, ou problemas de visão como muitos pensam.
Muitas pessoas que estão com doenças bucais podem apresentar sintomas de dores de cabeça, pois os dentes ficam próximos de toda a estrutura dos nervos da face, e ao ter dor nos dentes a dor pode irradiar para a cabeça.
Quais são as principais causas das dores de cabeça?
A dor de cabeça pode estar relacionada a milhares de problemas, doenças respiratórias, neurológicas, entre outras. Porém muitas vezes a dor de cabeça pode ter relação com problemas de saúde bucal.
As principais causas das dores de cabeça devido a problemas dentários é porque toda a estrutura óssea, de nervos e da musculatura da face está tudo no mesmo local, próximo da arcada dentária.
Portanto, faz com que quando temos alguns problemas de saúde bucal, essa dor se irradie por toda a cabeça, causando sensações de dores nos ouvidos, e parte da musculatura do pescoço e ombros.
Quais os problemas bucais podem causar essas dores?
Uma das piores sensações que pode acontecer com qualquer ser vivo, é a dor, e quando isso acontece, só queremos uma forma de aliviar.
Porém, quando ela é recorrente, a preocupação começa a fazer parte, e é necessário buscar ajuda para um tratamento com especialista.
As dores de cabeça estão associadas à arcada dentária devido a problemas bucais. Muitas vezes quando a dor é insuportável, iremos em um pronto socorro, e quando essa dor está relacionada aos dentes.
É necessário ir em um dentista 24 horas para prestar atendimento rápido e aliviar os sintomas. Alguns dos problemas que podem estar relacionados entre a dor de cabeça e a arcada dentária são:
- DTM (Disfunção Temporomandibular);
- Cárie;
- Bruxismo;
- Infecções gengivais.
DTM (Disfunção Temporomandibular)
A DTM é a disfunção da ATM abreviação de articulação temporomandibular que é a articulação que está localizada na base do crânio junto do apoio da mandíbula.
Essa articulação é uma das mais complexas do corpo. Ela é responsável por cada movimento da nossa boca, da mastigação, ao ato de abrirmos e fecharmos.
Quando ocorre a disfunção da ATM, os sintomas de dores de cabeça são bem intensos, pois essa disfunção causa uma má posição da articulação em relação ao crânio, o que provoca a maneira que se encaixam os dentes, causando além da dor desgastes dos dentes.
O sofrimento das dores da DTM são bem difíceis, e caso sinta dores intensas, vá a uma emergência, que o profissional encaminhará a um consultório de odontologia para avaliar o caso.
Cárie
A cárie é a deterioração dos dentes, causada por bactérias presentes na boca. Quando ela avança, se inflama a polpa do dente, fazendo com que a pessoa tenha dores na região se irradiando pela cabeça muitas vezes e região da face.
Nesse caso é necessário um tratamento mais amplo que deve ser feito por um dentista especializado em canal, que é o procedimento a ser feito para restaurar os dentes e retirar a polpa inflamada.
Bruxismo
O bruxismo é uma desordem funcional que pode ocorrer devido a fatores genéticos ou emocionais. Ele é o ato de ranger os dentes, principalmente durante a noite, causando desgastes dentários.
Devido o ranger dos dentes, e o ato de forçar a área mandibular, as dores de cabeça são bem comuns no bruxismo.
Infecções gengivais
Infecções gengivais como gengivite que é a inflamação da gengiva e periodontite que é a inflamação dos tecidos de sustentação que reveste a gengiva são doenças bucais que podem gerar dores na face, se irradiando para a cabeça.
Como cuidar da arcada dentária?
A arcada dentária é revestida por periodonto (ossos, tecidos de sustentação da gengiva), gengiva e dentes. Para ter uma arcada dentária saudável é necessário ter alguns cuidados e para isso é preciso:
- Escovar bem os dentes;
- Usar produtos de higiene bucal adequados;
- Realizar profilaxia dentária (limpeza dos dentes);
- Manter uma boa alimentação.
Com esses cuidados sua arcada dentária irá se manter saudável, evitando doenças que comprometem a saúde bucal, e com isso ficará longe de problemas com dores de cabeça que é uma das das dores que mais se tem em problemas da arcada dentária.
Quais os melhores procedimentos para corrigir e tratar os dentes?
Os melhores procedimentos para corrigir os dentes são o uso de aparelhos dentais, que permitem colocar os dentes no lugar, melhorando a arcada dentária, e dores recorrentes a má formação dos dentes.
Em casos específicos como bruxismo, o especialista usará muitas vezes placas que ajudem no tratamento.
É importante cuidar dos dentes desde a infância para evitar problemas na arcada dentária, em um dentista de criança especializado.
A profilaxia (limpeza dos dentes) é um dos procedimentos mais comuns e que mais garantem tratamento dos dentes e prevenção de problemas dentais.
Alguns procedimentos que visam melhorar e corrigir os dentes são os implantes, por isso é importante ir em uma clínica implante dentário especializado para ter melhores resultados.
Consulte sempre um especialista para qualquer procedimento de correção e tratamento dos dentes.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Leia também: