bichos de pelúcia

Bichos de pelúcia: 5 dicas para conservá-los por muito tempo!

Um dos objetos mais presentes nos quartos infantis, os bichos de pelúcia são um dos brinquedos de maior sucesso até entre adolescentes e adultos. Afinal, quem nunca presenteou ou recebeu um urso de pelúcia em uma data especial?

Eles povoam os berços e quartos das crianças e são os primeiros amigos no imaginário delas, sempre dispostos a todo tipo de brincadeira. 

O resultado nós conhecemos: aquele urso de pelúcia encardido de tanto ser arrastado pela casa e que se torna um risco para a saúde das crianças.

Por isso nesse artigo, vamos falar de como cuidar dos bichos de pelúcia para que eles durem muito e continuem em perfeito estado, além de comprar o brinquedo com segurança!

Muita atenção quando for comprar bicho de pelúcia para seus filhos!

Os brinquedos infantis são um dos itens com o maior número de normas impostas pelo Inmetro – o órgão que determina e fiscaliza as boas práticas de qualidade e segurança dos que são fabricados no Brasil.

Do tipo de enchimento às peças costuradas ou encaixadas – botões, roupinhas – tudo deve estar em conformidade com regras técnicas rígidas. Portanto, adquirir apenas bicho de pelúcia com o selo do Inmetro, é a garantia de que ele passou pelos testes e foi aprovado. 

Esse cuidado não é possível se você viajar e trouxer um Mickey de pelúcia, mas como a legislação dos Estados Unidos é rigorosa nesse assunto, compre em lojas licenciadas da marca e deixe o seu filho brincar com segurança!

5 dicas para cuidar corretamente dos bichos de pelúcia

1 – Não guarde em lugares que concentram poeira

É muito comum guardar bichos de pelúcia pouco usados em lugares mais altos ou escondidos e acabamos esquecendo deles. Com isso, acumulam poeira, que danifica o tecido do brinquedo e pode chegar no sistema respiratório das crianças.

O ideal é deixar os brinquedos em locais arejados da casa e que sejam usados pelas crianças para que você possa verificar o nível de sujidade e providenciar a lavagem. Se o urso de pelúcia não é mais usado, é hora de lavar e guardar adequadamente. 

2 – Faça uma inspeção e uma limpeza diárias

Ao fim de cada dia de brincadeiras, é importante inspecionar todos os brinquedos. 

  • Use uma escovinha macia e seca para retirar o excesso de poeira;
  • As pelúcias manchadas ou com sujeira entranhada devem ser separadas para a lavagem imediata e mais breve possível, evitando que os resíduos se tornem mais difíceis de remover.

Essa inspeção é importante para preservar a integridade dos bichinhos peludos e evitar que a sujidade atraia fungos, bactérias e ácaros, que podem causar alergias e graves doenças respiratórias.

3 – Evite a lavagem doméstica

Bichos de pelúcia são artigos delicados, desde o tecido em si, que pode deformar ou manchar com facilidade, até as peças encaixadas ou costuradas que podem desprender e se perder ou cair no mecanismo da máquina de lavar.

Brinquedos grandes e médios ou com enchimento de isopor ou de fibras naturais não podem ser higienizados na lavadora. Além disso, a relação entre custo e benefício é ruim – gasto de água e energia alto, considerando a quantidade de peças na mesma lavagem.

É possível lavar pelúcias à mão, porém é um processo com muitos passos e detalhes, onde o resultado final dependerá totalmente do seu trabalho manual.

4 – Atenção com os sacos plásticos para guardar

A forma de guardar bichos de pelúcia é simples: use sacos plásticos de boa qualidade, que não rasguem com facilidade e que não tenham abertura ou furo algum. Qualquer espaço é o suficiente para que microrganismos entrem e se instalem no tecido.

5 – Lave os bichos de pelúcia em lavanderia profissional 

A higienização de bichos de pelúcia é uma tarefa que exige vários cuidados e sempre haverá o receio de danificar aquele elefantinho que o tio trouxe em uma viagem ou a girafinha com a qual a criança dorme agarrada todos os dias.

Muitas desses brinquedos felpudos são quase exclusivos ou raros (e caros). Algumas famílias fazem questão de guardá-los como memória afetiva. Será que vale a pena lavar a pelúcia em casa, que demanda muito tempo e paciência?

Lavar bichos de pelúcia em uma lavanderia profissional é uma excelente forma de garantir a qualidade dos brinquedos com:

  • Equipe especializada nos melhores métodos de lavagem;
  • Produtos de limpeza adequados;
  • Secagem com temperatura controlada;
  • Embalagem pronta para guardar a pelúcia.

Com a BonaSecco, todas as melhores práticas são usadas garantindo a integridade dos brinquedos, você não corre o risco de ter um bicho de pelúcia deformado, as crianças poderão brincar alegremente com seus amigos felpudos e a saúde delas estará garantida!

Leia também:

Namata
Namata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!