Entender mais sobre o desconto no IPI é um dos passos importantes para quem está planejando adquirir um veículo. Afinal de contas, é essencial entender a questão dos impostos e descontos que podem impactar no valor do bem.
Sendo assim, antes mesmo de fazer um comparativo de carros e escolher modelos, veja todas as informações que reunimos neste conteúdo e fique por dentro das novidades!
E claro, lembre-se sempre de realizar boas pesquisas para encontrar as melhores opções de preços e condições que sejam realmente positivas para você.
O que é IPI?
Para descobrir mais sobre o desconto no IPI, o primeiro passo é entender mais sobre esse imposto. No caso, estamos falando do Imposto sobre Produtos Industrializados, algo de total responsabilidade da União.
Nesse sentido, é um tributo federal que incide sobre os produtos nacionais e os importados. Apesar de não ser aplicado a todos os produtos, quando ocorre ele já incide assim que os itens saem de fábrica.
Além disso, não estamos falando de uma alíquota padrão, por isso, dependendo do tipo de produto essa taxa pode variar. E claro, ao final, esse valor poderá impactar diretamente na venda daquele produto.
Vale mencionar que esse imposto pode, inclusive, ser usado como uma estratégia de governo para movimentar a economia. Por exemplo, ao reduzir a taxa, o valor de um item pode diminuir o que, automaticamente, irá gerar mais vendas.
Qual foi o desconto no IPI 2022?
Agora chegou o momento de saber qual o desconto do IPI em 2022. No primeiro momento, o Governo Federal tinha estabelecido um desconto de 25% no Imposto sobre Produtos Industrializados.
Contudo, com a necessidade de estimular ainda mais o comércio nacional, foi anunciado um aumento desse desconto, chegando a 35%. E claro, chegando a impactar em vários tipos de produtos.
Nesse sentido, estamos falando de itens grandes como peças de metalurgia, carros, máquinas, móveis e aparelhos de som e TV. Assim como itens menores, calçados, tecidos e brinquedos.
Por que o desconto no IPI deixa os carros mais baratos?
Como explicamos, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é aplicado em cima de produtos. Como resultado, esse valor chega até ao consumidor final no momento de compra.
No entanto, com o desconto no IPI a tendência é que esse valor final também seja menor, favorecendo o consumo da população. Inclusive, é uma forma de compensar o aumento nos custos de produção sem ter grandes elevações nos preços dos automóveis.
Contudo, apesar de ser uma boa alternativa, essa é apenas uma medida provisória e toda a redução percentual não consegue ter um impacto prolongado.
Mas nos primeiros meses os fabricantes poderão reduzir os preços dos veículos.
Como aproveitar a redução no IPI sem se endividar?
Ao falar sobre o desconto no IPI, é normal que as pessoas tenham interesse em aproveitar essa baixa nos preços para consumir. Entretanto, assim como outros momentos da economia, é preciso ter cautela.
Afinal de contas, sem um bom planejamento, mesmo com preços menores, você pode ter problemas com o pagamento. Por isso, confira as dicas que separamos.
Compare os modelos e preços
Deseja comprar um veículo? Então, o primeiro passo é fazer uma pesquisa completa para comparar os modelos e seus preços. No mercado, podem existir grandes diferenças nos valores que devem ser do seu conhecimento.
Por isso, de acordo com seu orçamento, veja bem quais são os modelos que podem lhe atender, veja a variação de valores e se planeje para essa compra. Com uma boa comparação, você pode acabar fazendo um bom negócio.
Lembre-se que existem modelos similares, que podem oferecer uma boa experiência e com uma variação nos valores, você tem a chance de fazer um bom negócio.
Verifique o valor do IPVA do carro escolhido
Outro detalhe importante é que ao adquirir um veículo você precisa ter noção sobre mais um imposto: o IPVA. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo estadual que deve ser quitado todos os anos.
E claro, esse imposto está de acordo com o valor do veículo na tabela FIPE. Por isso, no momento da compra já é interessante consultar o quanto de IPVA você deverá pagar, de acordo com o valor de venda do carro.
Analise seu orçamento
Comprar um veículo vai exigir muito comprometimento da sua parte, por isso, não deixe de analisar atentamente o seu orçamento.
É ideal que você consiga manter sua saúde financeira em dia, quitando todas as suas dívidas, sem correr o risco de ter problemas.
Do mesmo modo, como é preciso estar pronto para pagar as parcelas do veículo em dia, quitar impostos e quaisquer tipos de manutenções. Portanto, confira seu orçamento e se programe para essa nova aquisição.
Estude as taxas de juros do financiamento
Ao fazer um financiamento para comprar seu veículo, mesmo com desconto no IPI, você terá que pagar altos valores. E claro, não podemos deixar de citar que nesses serviços há juros.
Ou seja, no final, você provavelmente estará pagando um valor ainda maior do que o original do carro, uma vez que precisa cobrir o financiamento.
No entanto, as taxas de juros podem variar muito entre as instituições financeiras e, por isso, você deve buscar aquela que for mais em conta.
Logo, também é interessante fazer uma pesquisa ampla, conferir taxas e condições de diferentes fontes até encontrar algo que seja vantajoso para você.
Tente dar uma boa entrada
Para lhe ajudar a ter uma dívida menor, tente dar um entrada maior na negociação pelo veículo. Com isso, você não só reduzirá o valor que deverá pagar em seguida, mas contará com juros e parcelas mais em conta.
Conclusão
Até você pôde entender como o desconto no IPI pode impactar no valor de um veículo. E claro, como esse imposto pode ser utilizado pelo Governo Federal como forma de movimentar a economia.
Ao mesmo tempo, você teve acesso a várias dicas para conseguir se organizar financeiramente e aproveitar os valores em conta. Como dissemos, com um bom planejamento é possível adquirir um carro por bons preços e de forma segura.
Leia também: