Já precisou de dinheiro emprestado e não sabia a quem recorrer? Usar o cartão de crédito consignado é uma das opções para quem é aposentado ou pensionista.
Mas na hora do aperto parece que não lembramos de nada e ficamos sem saber o que fazer.
Principalmente porque muitas pessoas ficam com vergonha de pedir ajuda, ou até mesmo de demonstrar que estão precisando de dinheiro. Existem formas de conseguir o valor que você precisa de forma rápida e segura.
Continue a leitura para saber como!
Para quem pedir dinheiro emprestado?
O jeito mais tradicional de pedir dinheiro emprestado é recorrendo a um amigo próximo ou familiar. Essa é uma boa opção para sair do sufoco.
Mas não é a única, você pode conseguir a quantia necessária para pagar dívidas, reformar a casa, arrumar o carro, etc, pedindo de outras maneiras.
O mais importante é você avaliar qual o melhor caminho. Até porque, esse valor precisa ser devolvido. Então, tem que estar de acordo com o que você pode pagar.
Para não depender de amigos e familiares você pode fazer empréstimos em instituições financeiras. Confira algumas formas de pedir dinheiro:
- Empréstimo pessoal;
- Empréstimo consignado;
- Cheque especial;
- Saque no cartão de crédito ou no cartão consignado;
- Antecipação do décimo terceiro.
E dependendo do banco, você consegue dinheiro mesmo estando negativado. Além disso, hoje em dia é possível pegar empréstimo online, sem precisar ir até uma agência para conseguir o valor desejado.
Quando eu devo pedir dinheiro emprestado?
Quando surge um imprevisto e você não tem uma reserva de emergência, vai logo pensar em pedir dinheiro emprestado.
Mas cuidado para não cair numa cilada e acabar com mais dívidas e sem conseguir pagar. Seja para um familiar ou instituição financeira, quem empresta vai querer o valor de volta. Por isso, avalie sua situação primeiro.
Para te ajudar a entender em que situações você deve recorrer ao dinheiro emprestado como solução.
- Situações de emergência – Por mais cuidadoso que você seja, os imprevistos acontecem e precisam ser solucionados. O carro quebra do nada, uma infiltração na casa, uma questão de saúde, enfim, muita coisa pode acontecer. E nessas horas não tem jeito, é preciso conseguir o valor para resolver a situação.
- Desastres naturais – Seja nas fortes chuvas do verão, ou das geadas do inverno, muitas casas estão expostas às ações do tempo. Nesse caso, você pode usar seu FGTS, por exemplo.
- Quitar dívidas – Por mais que não se queira admitir, às vezes perdemos a linha e gastamos mais do que deveríamos. Também acontece de acontecer um imprevisto e as contas ficam sem pagamento. Quando seu orçamento mensal está muito comprometido com dívidas em atraso, pegar dinheiro emprestado pode ser a melhor opção.
- Abrir um negócio – Muitas pessoas sonham em abrir o próprio negócio, mas para esse sonho se tornar realidade precisa vencer o principal desafio: o dinheiro. A falta de capital pode ser um empecilho para dar início a uma empresa.
Como você pode ver, não é qualquer motivo para sair por aí pegando dinheiro. Porque, nem sempre vale a pena. Aí vale analisar sua situação e finanças para não virar uma bola de neve ficando com mais dívidas.
Leia também: